terça-feira, 8 de setembro de 2015

Os Livros da Bíblia: Atos dos Apóstolos

O livro de Atos fornece um fiel relato sobre o nascimento e a expansão da igreja cristã, que começou em Jerusalém, com um pequeno grupo de discípulos, e se espalhou por todo o Império Romano, onde as Boas Novas foram pregadas. Revestido pelo Espírito Santo, o grupo corajoso de discípulos pregou, ensinou, curou e demonstrou o Amor de Cristo em sinagogas, escolas, casas, mercados, tribunais, ruas, colinas, navios e estradas no deserto. Aonde quer que Deus os enviasse, a vida e a história das pessoas seriam mudadas. Escrito por Lucas como uma continuação de seu evangelho, Atos é um registro histórico preciso da Igreja Primitiva. Mas também é um livro teológico, com lições e exemplos vivos da obra do Espirito Santo, das relações da Igreja e sua organização, das implicações da graça e da lei do amor. É também um trabalho apologético, que ajudou a construir um forte alicerce para a fé cristã ao demonstrar o cumprimento das afirmações e promessas de Cristo. O livro de Atos começa com o episódio do derramamento do Espírito Santo, prometido por Jesus, e o início da proclamação do evangelho. Esta evangelização, inspirada pelo Espírito, começou em Jerusalém e se estendeu a Roma, cobrindo a maior parte do império. O evangelho chegou primeiro aos judeus, mas estes, como nação, rejeitaram-no. Apenas alguns judeus receberam alegremente as Boas Novas.
A rejeição contínua do evangelho pela maioria dos judeus levou à proclamação sempre crescente do evangelho aos gentios. Isso estava de acordo com o Plano de Jesus: o evangelho deveria ser pregado em Jerusalém, na Judéia, em Samaria e nos confins da terra (Atos 1:8). De fato, essa ordem é o padrão seguido pela narrativa de Atos. A gloriosa proclamação do evangelho começou em Jerusalém (At 1-7), foi para a Judéia, Samaria (At 8) e seguiu para os países além da Judéia (At 11:19;13:4). A segunda metade do livro de Atos enfoca principalmente as viagens missionárias de Paulo a muitos países ao norte do mar Mediterrâneo. O apóstolo e seus companheiros levaram o evangelho primeiro aos judeus, depois aos gentios. Alguns judeus creram, e muitos gentios receberam as Boas Novas com alegria. Novas igrejas tiveram início, e novos crentes começaram a crescer na vida cristã.
Ao ler o livro de Atos , coloque-se no lugar dos discípulos; identifique-se com aqueles que foram cheios do Espírito Santo e experimente a emoção de ver milhares de respostas à mensagem do evangelho! Sinta o comprometimento demonstrado pelos que dedicaram cada talento de seu tesouro a Cristo. Ao ler Atos, perceba a ousadia e a coragem que o Espírito Santo concedia aos crentes do primeiro século que, mesmo diante do sofrimento e da morte, aproveitavam todas as oportunidades para falar de seu Senhor crucificado e ressuscitado. Então, decida ser uma versão deste século daqueles homens e mulheres de Deus!

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor minha querida irmã estarei sim seguindo a sua pagina achei bem interessante... Obrigado Deus te abençoe

    ResponderExcluir