quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Esboço de sermão pastor Euzebio: Como é bom estar na Casa de Deus.

Como é bom estar na Casa de Deus.
Texto Bíblico: Salmos 27:4
Introdução: A casa de Deus é o lugar onde encontramos Deus. É o lugar onde podemos ter comunhão com Deus. Deus faz sua casa no coração de cada pessoa que aceita Jesus como seu salvador. Assim podemos ter comunhão com Ele em todo tempo. A casa de Deus é um nome dado ao Tabernáculo e, mais tarde, ao Templo no Antigo Testamento. O Templo era o lugar onde o povo de Israel se juntava para louvar a Deus e ter comunhão com Ele. O Novo Testamento chama a igreja de casa de Deus - um lugar especial para se reunir com outros cristãos para adorar a Deus.  Dois contextos referente a Casa de Deus na Bíblia: 
mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e essa casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.  Hebreus 3:6
mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.  1 Timóteo 3:15
Vamos focar no segundo contexto (de local para nos reunirmos para buscarmos as orientações do Senhor e vivenciarmos a bondade do Senhor). “Eu amo, SENHOR, a habitação da tua casa e o lugar onde a tua glória assiste” Sl 26:8. A casa de Deus hoje somos nós como “santuário do Espírito Santo” (I Co 3:16). Contudo, o lugar de adoração chamado de templo também deve ser respeitado como um lugar especial para a presença de Deus. Onde aprendemos e passamos pelas maiores experiências de nossas vidas não pode ser considerado um lugar comum. O nosso propósito é fortalecer o respeito em nossas igrejas e não mistificar o templo físico como se fosse a única habitação de Deus (Is 66:1).
1- A Casa de Deus é um lugar para toda vida: Sl 27:4 “uma coisa peço ao Senhor e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida...” As pessoas estão indo às igrejas que mais lhe agradam para consumir um serviço religioso. Porém devemos ir à igreja pela presença do Senhor, pois a Palavra de Deus ensina que devemos viver para sempre na presença de Deus.
2 – A casa de Deus é um lugar de Glória: Sl 29:9 “no seu templo tudo diz: Glória” Tanto o Tabernáculo feito por Moisés como o templo construído por Salomão, eram esplêndidos. Construções de marcar a mente e o coração de qualquer visitante. Entretanto a presença de Deus era ainda mais forte do que toda a beleza deste santuário. Quando Salomão foi inaugurar o templo, enquanto as pessoas admiravam a formosura da edificação, Deus veio com sua glória em forma de uma nuvem e cobriu tudo para mostrar que sua presença é a coisa mais importante deste lugar (II Cr 7:1-3). Pouco adianta um salão luxuoso para um evento social apenas se não for marcado pela glória de Deus. Esta busca pela presença do Senhor é cultivada através de oração, jejum, adoração e ministração da Palavra de Deus.
3- A Casa de Deus é um lugar de Misericórdia: Sl 48:9 “pensamos, ó Deus, na tua misericórdia, no meio do teu templo” Na história da salvação, o templo foi uma estratégia Divina para que as pessoas tivessem um lugar onde encontrassem o perdão para os seus pecados. Mesmo debaixo da lei, o pecador ia ao templo com seu sacrifício e voltava aliviado de suas culpas. Misericórdia significa perdão e compaixão. A Igreja deve ser um lugar onde há aceitação do próximo, compreensão e inclusão de pessoas discriminadas. Um lugar onde você pode contar seus problemas sem ser recriminado e receber um abraço carinhoso. Muitas igrejas se enchem de regras que fazem as pessoas sempre pensarem que estão em falta com alguma coisa. Isso se torna um legalismo que impede a aceitação de um para com outro e para com Deus. A Igreja não é lugar de julgamentos e sim de misericórdia.
4- A casa de Deus é um lugar de Cuidado: Sl 69:9 “o zelo da tua casa me consumiu” O Tabernáculo e o Templo eram guardados 24 horas por dia. Havia escalas de levitas para ministrar adoração ininterrupta. Os levitas se revezavam em turnos para dar conta do serviço. Eram tantas as funções que foi preciso de muita gente envolvida. Por isso o salmista fala do ‘zelo’ pela casa de Deus. Muitas igrejas têm uma agenda cheia de programações levando seus membros ao ativismo religioso. Com isso as pessoas passam muito mais tempo fazendo coisas na igreja do que realmente buscando a presença de Deus ou se dedicando ao seu próximo.
5- A Casa de Deus é um lugar muito Especial: Sl 84:1-4 e 10 “pois um dia nos teus átrios vale mais que mil, prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade” O templo marcava a vida das famílias de Israel que todos os anos subiam para Jerusalém para as festas dos Tabernáculos, Pentecostes e principalmente a Páscoa. Para isso se preparavam o ano todo com expectativa de ver novamente a Casa de Deus. O salmista declara seu prazer pela Casa de Deus dizendo que é o melhor de todos os lugares de sua preferência.
6 – A casa de Deus é um lugar de Santidade: Sl 93:5 “à tua casa convém a santidade, Senhor para todo sempre” A Igreja é um lugar de santificação. Através do sangue dos Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, o pecador recebe o perdão dos pecados sendo santificado “o sangue de Cristo ... purificará a nossa consciência” (Hb 9:14). Através da pregação da Palavra de Deus o cristão vai santificando sua vida a cada dia (Jo 17:17). Precisamos fazer da igreja um lugar mais de consagração a Deus do que de vontades humanas.
7- A casa de Deus é um lugar de Alegria: Sl 122:1 “alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor” A Casa de Deus é um lugar satisfação, pois “bem-aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti, para que assista nos teus átrios, ficaremos satisfeitos com a bondade de tua casa – o teu santo templo” (Sl 65:4). O servo de Deus encontra prazer em servir ao Senhor (Sl 1:2). Desde a música até cada detalhe do culto deve ser feito com muita alegria (Sl 100:1,2).
CONCLUSÃO: “entrarei na tua casa e me prostrarei diante do teu santo templo no teu temor” Sl 5:7 Precisamos restaurar o temor ao entrar na casa de Deus. A desmistificação do templo como lugar da presença de Deus fez com que as pessoas se tornassem céticos com a relação a igreja, sem contar com as decepções com a instituição e liderança. Mesmo assim a Casa de Deus deve ser um lugar especial para cada cristão e “guarda o teu pé quando entrares na casa do teu Deus” (Ec 5:1). Você sente respeito por sua Igreja? Precisamos aprender a amar mais nossas igrejas! amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário