terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Esboço de sermão pastor Euzebio: E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós!

E o verbo se fez carne, e habitou entre nós!
Texto Bíblico: João 1:1 e 14.
Introdução: Os versos que lemos, são muito especiais e reveladores da natureza divina de Jesus Cristo, que no princípio era o verbo. João em poucas palavras consegue fazer uma síntese de diversos elementos que apontam para a dupla natureza de Cristo.
O VERBO: é palavra que faz acontecer, é ação, como na criação onde segundo Gn 1:3 é a Palavra de Deus, o VERBO, que tudo cria: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz”. Por isso Jesus está presente desde o princípio de tudo. Jesus é o VERBO, esta é sua identidade. O VERBO de Deus, significa que Jesus é a Palavra de Deus, que toma a forma da carne humana e revela plenamente a face de Deus (Jo 14:9 = onde Jesus declara: “que quem o vê, também vê o Pai”). A vontade e a comunicação de Deus acontece agora por meio de Jesus de Nazaré, o Filho amado de Deus, a Palavra plena de amor do Pai. Ele é o Verbo, a Palavra de Deus plena que vem ao mundo. Vamos ver detalhes que nos mostrarão, uma forma suave e alegre de entender que Jesus é Deus. Ele é Deus que se “vestiu” de humanidade, tornando-se como um de nós, por amor, veio para que pudéssemos ser salvos. amém
Plano da Salvação: Deus Filho (Jesus, a segunda pessoa da Trindade), o Verbo (em outras traduções, Palavra), tomou para Si uma natureza humana e veio ao mundo. Isso é extraordinário! Deveríamos nos perguntar por que Ele fez isso? E vou adiantando que a resposta, como sempre, encontra-se na Bíblia. Ele veio assumir a nossa humanidade para nos resgatar do pecado e da morte! O Infinito se fez finito; o Forte se fez fraco, o Imortal se revestiu de nossa mortalidade. É o maior acontecimento da História da humanidade; mas infelizmente muitos a desconhecem; e outros, pior ainda, a desprezam e zombam dela. A Encarnação do Verbo, Filho de Deus, não significa que Jesus Cristo seja em parte Deus e em parte homem, nem que ele seja uma mistura do divino com o humano. Ele é verdadeiramente homem permanecendo verdadeiro Deus. Ele assumiu a natureza humana sem perder a divindade. Ele veio uma primeira vez revestido de nossa fragilidade para realizar seu eterno plano de amor e abrir-nos o caminho da salvação. Revestido de sua glória ele virá uma segunda vez para conceder-nos em plenitude os bens prometidos que hoje, vigilantes, esperamos”. O Verbo se fez carne para “tornar-nos participantes da vida divina” (2Pe 1:4). Pois esta é a razão pela qual o Verbo se fez homem, e o Filho de Deus, Filho do homem: é para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo e recebendo, assim, a filiação divina, se torne filho de Deus. O Verbo se fez carne para a nossa salvação. “Foi Ele que nos amou e enviou-nos seu Filho como vítima de expiação por nossos pecados” (1Jo 4:10). “O Pai enviou seu Filho como o Salvador do mundo” (1Jo 4:14). “Este apareceu para tirar os pecados” (1Jo 3:5). A Carta aos Hebreus fala deste mistério profundo; sacrifícios de animais, e mesmo de um simples homem, não poderia salvar a humanidade; então o Verbo se fez homem. “Por isso, ao entrar no mundo, Ele afirmou: Não quiseste sacrifício e oferenda. Tu, porém, formaste-me um corpo. Holocaustos e sacrifícios pelo pecado não foram de teu agrado. Por isso eu digo: Eis-me aqui… para fazer a tua vontade”. (Hb 10:5-7; Sl 40:7-9)” O Verbo se fez carne para que conhecêssemos o amor de Deus. “Nisto manifestou-se o amor de Deus por nós: Deus enviou seu Filho Único ao mundo para que vivamos por Ele” (1 Jo 4:9). “Pois Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho Único, a fim de que todo o que crer nele não pereça, mas tenha a Vida Eterna” (Jo 3:16). O Verbo se fez carne para ser nosso modelo de santidade. “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim…” (Mt 11:29). “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai a não ser por mim” (Jo 14:6). E o Pai, no monte da Transfiguração, ordena: “Ouvi-o” (Mc 9:7). Jesus é o modelo e a norma da Nova Lei: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15:12). A fé na Encarnação do Filho de Deus é a marca fundamental da fé cristã. João disse: “Quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho” (1Jo 2:22).
“Todo espírito que não proclama Jesus esse não é de Deus, mas é o espírito do Anticristo de cuja vinda tendes ouvido, e já está agora no mundo”. (1 Jo 4:3).
Conclusão: Jesus veio ao mundo conceder vida eterna a todos que O recebem e creem no Seu Santo Nome. Estes são feitos filhos de Deus. Como C. S. Lewis sabiamente disse, “o Filho de Deus tornou-se homem para possibilitar que os homens se tornem filhos de Deus”. Jesus, embora sendo divino, assumiu uma natureza humana; veio ao mundo para fazer ex-piação pelos nossos pecados, através de Sua morte e ressurreição, possibilitando que todos os que Nele creem se tornem filhos de Deus e tenham a vida eterna. Então, nós, que cremos, podemos afirmar como João: “Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! […]” (1Jo 3:1). O Pai nos tirou do poder das potestades das trevas e nos transferiu para o Reino do Seu Filho amado, por meio de quem temos a redenção, a remissão dos pecados. Glória a Deus por isso! Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário