segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Olhar Feminino das Escrituras: Jesus, nos ensina sobre autoestima.

As lições que Jesus nos deixou são muito variadas e podem ser aplicadas a qualquer problema da vida. Sendo assim, hoje, eu queria que você prestasse atenção na forma como você se vê e me responda: Como está a sua autoestima? Basicamente podemos chamar de autoestima a forma como você define a sua própria imagem, sendo que as crenças que cria sobre si mesmo podem definir o seu comportamento e melhorar ou piorar a sua vida pessoal e profissional.
A Autoestima
Quando você está andando na rua, fazendo compras, estudando ou no transporte público, por exemplo, você está passando uma mensagem inconsciente para os que estão a sua volta. Essa mensagem é recebida e interpretada pelos outros, sendo assim, se você é uma pessoa com uma autoestima saudável, é claro que a sua mensagem inconsciente será a melhor possível, o que ajudará você a estabelecer relacionamentos saudáveis, já que o nosso relacionamento interno reflete em nosso relacionamento externo. Quando falamos de “relacionamento interno”, estamos falando dos diálogos internos que podem ser positivo ou negativo, depende da muito da interpretação que temos de nós mesmo. Por isso a melhor forma de melhorar a sua autoestima é…
Jesus e a Autoestima
Apesar de ser um conceito aparentemente “novo”, a ideia de uma autoestima saudável pode ser encontrada de maneira subjetiva no Evangelho. Observe estes versículos:
“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” João 6:35
“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” João 8:12
"Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo". João 6:51
Bom, todas as citações expostas acima mostram uma coisa: Jesus sabe quem ele é!
Quando não sabemos quem somos nossa autoestima depende dos outros para ser saudável, logo se alguém diz que eu não sou agradável, minha autoestima ira despencar. Do mesmo modo que se alguém diz que eu sou agradável, bonito, inteligente, minha autoestima irá aumentar, visto que, como eu não tenho um EU definido, minha visão de mim mesmo vira um caleidoscópio com múltiplas interpretações. Portanto a lição primordial de Jesus para lidarmos com a nossa autoestima é definir um EU, ou seja, quem é você para você. Pois assim que descobrirmos quem nós somos para nós e para Deus o mundo a nossa volta mudará completamente. Agora eu quero me aprofundar ainda mais e passar a você uma lição em relação a autoestima que mudou a minha vida para sempre!
Um peixinho, Jesus e a autoestima!
Observe esta história atentamente:
“E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas?
Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios?
Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos.
Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti.”
Mateus 17:24-27
Confesso que este é o meu trecho preferido de todo o Evangelho. Desde que tomei consciência desde milagre a minha vida mudou e se você me acompanhar até o final, a sua vida também irá mudar!
Observe que Jesus pediu a Pedro que ao lançar o anzol ele deveria tirar o primeiro peixe que subisse, pois este peixe estava com um estáter (o mesmo que uma moeda), e que esta moeda serviria para o pagamento do tributo. Agora, veja que não era uma pesca aleatória. Jesus não disse a Pedro para jogar a rede e pescar centenas de peixes que em um deles haveria uma moeda, não! Jesus foi especifico: “vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter…”. Ou seja, ele sabia que o peixe estava com uma moeda entalada na boca. O interessante é que se ele conhece a peixinhos, ele também conhece você! Ele sabe de você, sabe como você dorme, como você acorda, como vive, os pensamentos que tem, e nisto ele é absoluto: ninguém te conhece mais do que Deus! E se você está com a autoestima esmagada, se sentindo um nada, um perdedor na vida, saiba que existe alguém que sabe de você. Talvez as pessoas a sua volta não gostem muito de você, talvez a tua família tenha te abandonado ou talvez você esteja com todo mundo a sua volta e mesmo assim se sentindo sozinho, mas eu quero que você saiba: VOCÊ EXISTE PARA DEUS, POIS SE ELE SABE DE PEIXINHOS, SE SABE O QUE PEIXINHOS ENGOLIRAM: SABE DE VOCÊ! Por isso, por mais que você não saiba o que fazer da vida, não saiba porque nasceu, não saiba nada sobre nada, hoje você só precisa saber de uma coisa: VOCÊ EXISTE PARA DEUS! Quando tomamos consciência que existe alguém que nos conhece, que cuida de nós, que sabe das nossas dificuldades e nos quer bem, não existe autoestima que não se desenvolva de modo saudável. Quando eu sei quem eu sou para Deus, nada mais importa, e é por isso que eu primeiro disse que você precisa saber quem você é, saber que existem coisas boas dentro de você, pois assim como aquela moeda que estava dentro da boca daquele peixinho serviu para pagar um imposto importante, assim também Deus te usará como instrumento para ajudar as pessoas ao seu redor. E quando você tomar consciência disto, você será mais seguro de si e aprenderá que por mais que as pessoas não te vejam como você merece, JESUS SABE DE VOCÊ E VOCÊ É VALIOSO PARA ELE! Eu teria muito mais para falar sobre este pequeno trecho do Evangelho, mas não quero deixar o texto cansativo. Tenho certeza que se você entender e interiorizar o que eu disse, a sua vida mudará para sempre e você nunca mais se desprezará, pois você tem valor para Deus!
Fonte: https://www.voceparadeus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário