quinta-feira, 23 de abril de 2020

Esboço de sermão pastor Euzebio: Depressão - Vamos conversar!

Quarentena | Depressão: Vamos conversar!
Texto Bíblico: I Reis 19:1-18
Introdução: Elias encontrou-se profundamente depressivo após uma grande vitória sobre os profetas de Baal. O desgaste emocional foi tão grande que não suportou a simples ameaça da rainha Jezabel. A descida de Elias ao fundo do poço da depressão passou por quatro degraus: 1º: ouvir o que o mundo diz; 2º: dúvidas e medo; 3º: fuga e isolamento, e 4º: desilusão.
Várias pessoas que estão em depressão hoje passaram por esta decadência, pois “um abismo chama outro abismo” (Sl 42:7). Elas inicialmente começam ouvindo o que as pessoas dizem e às circunstâncias como Elias que deu ouvidos à Jezabel (v.2). Depois vêm as dúvidas e o medo fruto da instabilidade em que se encontra, como Elias que temeu (v.3). Em seguida a pessoa começa a se isolar e fugir dos outros, de lugares e situações que lhe incomodem, como Elias que fugiu para o deserto e nem quis a companhia de seu discípulo (v.3,4). A consequência é a total desilusão, ou o fundo do poço onde não há mais saída e a pessoa se entrega totalmente ao sofrimento, como Elias que chegou a pedir para si a morte de tão angustiado que estava (v.4). O pior grau depressivo é quando a pessoa não vê mais solução e pensa até em morrer. A Depressão tem cura?
Vamos entender o processo que Deus usou na vida de Elias para restaurar sua vida e meditar sobre a cura da depressão:
1- Descanso (v.5) “deitou-se e dormiu” e v.6 “tornou a dormir”: Elias encontrou um lugar agradável para descansar embaixo de uma árvore e ali mesmo dormiu. Deus preparou aquele sono para recuperar suas energias. Durante o sono o cérebro e o corpo recompõem suas forças. Um dos primeiros sintomas de pessoas que estão entrando em depressão é perder o sono. Por isso, para se recuperar é importante descansar.
2- Alimentação (v.6) “um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água” e (v.7) “levantou-se, comeu e bebeu”: Ao acordar Elias encontrou um pão cozido quentinho e água fresca. Precisava se alimentar para restaurar suas forças físicas. Deus preparou aquele alimento para fortalecer Elias. A alimentação precisa ser bem cuidada para que a pessoa não fique deprimida. Existem pessoas que sofrem de anemia ou falta de proteínas e sentem-se desmotivadas por isso.
3- Exercícios (v.8) “caminhou quarenta dias e quarenta noites”: Depois de descansar e se alimentar, chegou a hora de Elias se exercitar. Uma caminhada de quarenta dias. Com isso Deus estava lhe preparando para continuar a sua caminhada de vida. Caminhar, passear e divertir são atividades físicas que ajudam a arejar a mente. Uma pessoa que fica trancada em casa, não sente motivação para melhorar. É preciso se levantar e continuar a vida. Enquanto se faz a caminhada a mente é arejada e o corpo se fortalece. Exercícios físicos liberam adrenalina e disposição.
4- Desabafar: (v.10,14): O Senhor deu oportunidade para Elias se abrir e desabafar. Elias repetiu duas vezes contando seu problema. Deus demonstrou interesse por sua dificuldade e pacientemente escutou seu lamento. Como não havia mais ninguém para Elias conversar, Deus mesmo foi seu terapeuta, amigo e conselheiro.                       
5- Consolo: (v.5, 7): Elias estava dormindo e sentiu alguém lhe tocando. Mas não era um toque qualquer, pois sentiu virtude ao ser tocado. Aquele foi um toque de anjo. O Anjo de Deus tocou em sua vida para fortalece-lo. Enquanto pensava que estava sozinho, neste momento Deus lhe envia companhia de seu anjo. Quantas vezes estamos sozinhos e precisando de alguém que nos toque. Um abraço, um aperto de mão ou qualquer manifestação de apoio.
6- Motivação (v.5 e 7) “levanta-te” v.11 “sai” v.15 “vai”: As palavras direcionadas a Elias neste momento foram para motivar sua vida a continuar a caminhada. Deus lhe mostrou que tinha muito a realizar através de sua vida e precisava se levantar, sair e ir em direção ao se objetivo. Deus falou com Elias. A voz de Deus o motivou para continuar. Prometeu que havia 7 mil joelhos (v.18) e mandou ungir reis e profetas (v.15,16). Elias agora tinha um novo objetivo pra viver sabendo que não está só e que deveria conduzir reis e profetas.
7- Sobrenatural (v.11,12): Elias teve muitas experiências maravilhosas onde presenciou o poder de Deus. Neste momento viu trovões, fogo e tempestade, mas não sentiu a presença de Deus em nenhum deles. Contudo, quando sentiu uma brisa suave, ouviu a voz de Deus falando mansamente ao seu coração. Deus moveu céus e terra para mostrar seu poder a Elias, mas com ele preferiu tratar com amor e cuidado.
Conclusão: O Senhor queria mostrar a Elias que tinha o poder de mudar tudo ao seu redor, embora preferisse transformar primeiramente o seu interior. O sobrenatural de Deus acontece quando os recursos humanos naturais não são capazes de solucionar nossos problemas. Isso é a vida espiritual. Se a depressão for tratada apenas como problema emocional ou até mesmo físico, suprindo a falta de hormônios, energia ou acalmando a pessoa com remédios e não cuidar também da vida espiritual, o tratamento é incompleto. Não estou dizendo que a depressão é algo apenas espiritual. Contudo, a espiritualidade ajuda até mesmo em problemas emocionais. Isso também não isenta o tratamento psicológico. A vida de oração e ouvir a pregação da Palavra de Deus são grande apoio para quem precisa vencer a depressão. Deus também pode curar a depressão como cura todas as doenças e enfermidades. Quando a pessoa tem uma experiência com Deus sua vida é transformada. A alegria espiritual é maior que qualquer outra adrenalina que já possa ter sentido.
Creia que Deus pode transformar todas as coisas e te curar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário