sábado, 19 de setembro de 2020

Esboço de sermão pastor Euzebio: Voltai à Deus, e tudo será restituído em dobro!

Voltai à Deus, e tudo será restituído em dobro!
Texto Bíblico: Zacarias 9:12
Introdução:
A vida de Zacarias tem todos os ingredientes de alguém que teve a sua vida conservada e a sua história restaurada pelo poder de Deus. Geralmente os imigrantes um dia desejam voltar à sua pátria. Como Zacarias tinha nascido em um ambiente de idolatria, escravidão e pecados, ele desejava retornar à terra dos pais. Zacarias é o tipo que não deixou ser contaminado pelo ambiente em que vivia. Assim também, o ambiente onde vivemos não pode nos influenciar, nós temos o dever de influenciar as pessoas que nos cercam. Os filhos de Deus podem transformar todo o ambiente a sua volta em bênçãos para as pessoas.
1 - “Voltai à fortaleza”: O povo de Israel tinha uma grande consideração pelo templo de Jerusalém. O lugar mais sagrado do judaísmo era o templo, construído no monte Moriá em Jerusalém. Ele foi destruído pelos gregos e o segundo templo, construído no mesmo lugar, foi destruído pelos romanos no ano 70. d.C. Para um judeu estar no templo era sinal de segurança física e espiritual. A Bíblia menciona: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia." Sl 46:1. O ser humano tem a tendência de procurar fortaleza e refúgio nele mesmo, em seus amigos, nas suas próprias filosofias ou em suas capacidades pessoais. Você já viu que isso só torna o homem prisioneiro da decepção ou, o que também é perigoso, do orgulho? Deus pede para nós voltarmos à Deus, que é a nossa fortaleza. Então voltemos ao Senhor! Nunca houve um tempo de tanta insegurança como hoje! Temos insegurança física, e podemos sofrer perdas a qualquer momento por uma bala perdida, assaltos à mão armada, enchentes, desastres, catástrofes, por explosões ou acidentes. Temos insegurança material, e podemos perder tudo o que juntamos com esforço, dedicação e trabalho honesto, e o governo pode também deixar o povo sem condições de manusear até o próprio dinheiro. Temos insegurança na saúde pública e insegurança psicológica. Já não estamos mais seguros nas cidades de Sodoma e Gomorra modernas, pois as cidades estão cheias de vândalos, assassinos, homens e mulheres cheios de todos os vícios e criaturas perigosas que matam por nada. Quando Davi era perseguido por seus inimigos ele disse: “No Senhor me refugio!”. Para ele, não importavam as circunstâncias mais difíceis; ele sempre tinha a Deus como o seu eterno refúgio, e ele tinha grande prazer e alegria em dizer isso: “No Senhor confio; como dizeis à minha alma: Fugi para a vossa montanha como pássaro?” Sl11:1. Quando buscamos o Senhor temos a certeza da Sua proteção, e Ele vai concluir o que começou em nós: "Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus." Fp 1:6 Buscai a Deus de todo o coração!
2 - “Presos de esperança”: O povo de Israel estava preso de esperança porque desejava voltar à Israel e adorar Deus livremente. Até certo ponto podemos nos comparar com o povo de Israel; podemos ficar presos nas coisas deste mundo e perder de vista a salvação. Quando aceitamos Jesus, todas as nossas perdas; emocionais, psicológicas, profissionais, ficaram para trás, passaram e não podem ser recuperadas. Deus disse que muda a nossa história e vida. Quando acontece a conversão, o nosso passado fica para trás e Deus nos cria um futuro cheio de esperanças. O povo de Israel tinha a esperança de retornar à sua pátria e recomeçar tudo de novo com Deus. Mesmo antes de Zacarias, Jeremias também já tinha dito: “E há esperança quanto ao teu futuro, diz o Senhor, porque teus filhos voltarão para os seus termos.” Jr 31:17. Qual deve ser a esperança do filho de Deus? Em primeiro lugar deve ser em viver bem com Deus, com a família e com as pessoas, e, depois devemos aguardar a volta de Cristo, que é a nossa bendita esperança: “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo.” Tt 2:13
3 - “Vos restituirei em dobro”: A restituição em dobro está diante dos nossos olhos, só depende de uma escolha nossa. A pessoa que dá uma chance para Deus, certamente construirá um futuro com fundamentos sólidos e com segurança.
Deus deseja mudar a nossa história de perdedores para vencedores! Deus não permite que os Seus filhos vivam envergonhados! Afinal, nós estávamos perdidos e fomos achados, éramos cegos e agora vemos, éramos escravos e agora somos livres, andávamos segundo o príncipe das potestades do ar e agora vivemos no reino de Deus. O mais importante é que Deus sabe como realizar a restituição de todas as coisas. Os filhos de Deus não podem ficar desanimados, pois o desânimo é o inimigo da fé. Deus é o responsável em cumprir as promessas que fez e a promessa de restituição é maravilhosa, pois o Senhor fala em trazer de volta tudo em dobro.
Conclusão: Não há como satisfazer uma alma que pertence ao céu com aquilo que o mundo dá e, por mais que você não aceite, sua alma não é daqui, ela é de lá. Sua alma sente saudade de louvar a Deus e chorar aos seus pés. Sua alma sente saudade de sentar nos bancos da igreja e ouvir uma palavra que fala sobre você e que te ajude a ser alguém melhor. Sua alma sente falta de orar ajoelhada ao lado de sua cama e falar sobre seu dia, seus medos infantis, seus sonhos considerados impossíveis. Sua alma sente saudade do amor que recebia sem merecer, dos cuidados e consolos que o Espirito Santo te dava quando você dizia que não havia ninguém disposto a te estender a mão. Sua alma quer abraçar o Pai, quer ser carregada por Ele, quer receber cura para essas feridas que o mundo causou. Saiba que Deus quer te encontrar no secreto do seu quarto e lá falar ao seu coração tudo que você precisa saber para perdoar a si e aos outros, para voltar a acreditar e a amar o Deus que nunca deixou de te esperar. Não se encha mais de desculpas, medos ou vergonha. Ele te perdoa, aceita e cura. Não importa a distância, Ele vai correr para te encontrar e, se você permitir, Ele te pegará no colo para te levar de volta para o centro do seu amor e graça. amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário