domingo, 18 de outubro de 2020

Esboço de sermão pastor Euzebio: Deus está com Seu Povo e, mais do que isto, luta por nós!


Deus está com Seu Povo e, mais do que isto, luta por nós!
Texto Bíblico: Josué 23:1-16
Introdução:
Em Josué capítulo 23 vemos que o relato é de muitos anos depois que os israelitas conquistaram boa parte de Canaã e Josué está com idade avançada. Sentindo a necessidade, ele reúne o povo e faz um breve retrospecto de tudo quanto o Senhor tem feito na vida deles. Até aquele dia. No verso 3 diz “Vocês mesmos viram tudo o que o Senhor, o seu Deus, fez com todas essas nações por amor a vocês; foi o Senhor, o seu Deus, que lutou por vocês.” Há muita piedade e modéstia neste discurso. Era natural que os israelitas olhassem para seu general veterano e desgastado, que os levara de conquista em conquista, com profundo respeito; e estar pronto para dizer: “Se não tivéssemos um comandante assim, nunca teríamos possuído está boa terra”. Josué corrige essa opinião e mostra a eles que todos os seus inimigos foram derrotados porque o Senhor seu Deus havia lutado por eles. Que a batalha era do Senhor, e não deles, e que somente Deus deveria ter a glória. Meu querido ouvinte podemos ter esperança e a certeza da vitória, pois o mesmo Deus continua lutando pelo Seu Povo. “Deus está com Seu Povo e, mais do que isto, luta por nós!” Vamos tirar algumas lições para as nossas vidas. Amém
· Deus lutou por nós no passado (v.1-3): as evidências de que Deus lutou por nós no passado são muitas e as encontramos na Bíblia. Portanto, exorto ao amado a ler a Bíblia! O texto que lemos mostra que Deus lutou por Seu povo no passado. Eles estavam tranquilos na Terra Prometida, quando Josué os relembra que estavam naquela situação porque Deus havia lutado por eles. Irmãos cada um de nós, pessoalmente, teve uma ou outra experiência de livramento de dificuldade, da parte de Deus. É só olhar para o nosso próprio passado para ver que Deus lutou por nós. Amém
· Deus luta por nós no presente (v.4-10): dizer e reconhecer que Deus lutou por nós no passado não é dizer que já não existem mais lutas. Israel, por exemplo, nesta época, estava em relativa tranquilidade, mas muitas lutas ainda viriam. Eles tinham muito para conquistar. Eles assim como nós, deviam lembrar que foi Deus quem nos trouxe até aqui. Deus não muda – continua sendo o mesmo, não é um Deus do passado. Assim como Deus lutou no passado luta no presente e se Deus está ao nosso lado não há o que temer. Nunca se esqueçam disso! É triste observar que há uma grande quantidade de cristãos que já receberam livramentos extraordinários da parte de Deus em um passado próximo e se desesperam diante de novas lutas. Isto demonstra a nossa pouca fé. Deus não é Deus do passado, é o Deus de todas as horas. Ele luta por nós também no presente! Guarde isto em seu coração.
· Deus continuará lutando por nós no futuro (v. 11-16): não é feitio de Deus deixar a obra pela metade. “Ele começou a boa obra e vai terminar” Ele lutou por nós no passado, luta no presente e lutará no futuro, enquanto nos mantermos fieis a Sua pessoa (esta é a condição para contarmos com Ele). Foi assim com Israel... Ele prometeu lutar por eles enquanto fossem fieis (v. 11-13) e quem lê a Palavra de Deus (a bíblia) e vê a história de Israel sabe muito bem que quando o Povo obedecia a Deus prosperava e tinha vitórias e paz, porém quando desobedeciam e se afastavam de Deus, eram afligidos, escravizados e derrotados. Irmãos creio que assim tem sido e sempre será com a igreja e com cada um de nós em particular. Confiar em Deus é a nossa garantia de vitória! Afinal “Se Deus é por nós quem será contra nós?” Rm 8:31b. Ou seja, quem poderá nos resistir? Nada, nem ninguém! Isto nos anima diante dos desafios. Eles são grandes, mas nosso Deus, que luta por nós, é maior! Você pode ter certeza: Se continuarmos fieis, Deus continuará lutando por nós em todas as ocasiões em que houver necessidade. Deus continuará lutando por nós assim como sempre tem lutado.
A vida realmente é uma luta! Acho que ninguém duvida disto. Porém não devemos abaixar a cabeça desanimados. Ao contrário, como Povo de Deus, devemos levantá-la e seguir em frente. Devemos dar graças porque Deus luta por nós! Ah... nada como ter alguém poderoso ao nosso lado para enfrentar as lutas de cada dia. E termino com uma ilustração: “Um incidente ocorrido no campo de batalha mostrou a coragem e simpatia do rei Vitório Emanuel III, da Itália. Em meio ao fogo da artilharia, um tenente, que caiu mortalmente ferido, gritou a um soldado, e entregou-lhe uma bolsa, para que este a entregasse à sua família. A seguir, ordenou-lhe que fugisse. Contudo, o soldado tentou carregar o oficial para um lugar a salvo. Alguns artilheiros, gritavam-lhe: “Salva-te! Salva-te!” Ele, porém, não abandonou o superior. Ouvia, a distância, o motor do carro do rei que se afastava do campo. O jovem esforçava-se ao máximo para levar o corpo do oficial, quanto este, não resistindo aos ferimentos faleceu. O soldado, então, amargurado, lamentou: “até o rei fugiu!” Nesse momento, uma mão firme tocou-lhe no ombro. Ele voltou-se e, surpreso reconheceu o rei, que lhe confortou, dizendo: “Meu caro rapaz, o carro se foi, mas o rei está contigo!” E ficaram juntos, até o final do dia... Imagino como foi confortante para aquele jovem soldado, em meio a uma situação tão delicada, perceber que não estava só, o rei estava com ele. Porém, muito mais confortadora e animadora é a presença do Rei dos reis em meio às nossas lutas, não só nos acompanhando, mas, verdadeiramente lutando por nós. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário