sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Esboço de sermão Diac. Euzébio: Vai volta ao teu caminho

Elias, o profeta que apareceu juntamente com Moisés, ao lado de Jesus, diante dos olhos assustados dos apóstolos Pedro, Tiago e João, no episódio da transfiguração. I Reis 17.
Elias era vigoroso e determinado, mas não deixava de ser "um homem sujeito a paixões semelhantes as nossas", como disse, nove séculos depois, o evangelista Tiago, no capítulo 5:17 de sua epístola. "Com toda sua força física e psicológica, Elias também estava sujeito ao desânimo e à depressão", males comuns nos dias de hoje.
"Que fazes aqui?" - foi a pergunta que Deus fez a Elias quando o profeta achava-se escondido na caverna. Da mesma forma, devemos sempre fazer essa pergunta para nós mesmos. Valorize as vitórias que você já conquistou. Não fique preso ao passado. Use as experiências vitoriosas como estímulo, e as derrotas como aprendizado. Muitos acham que Deus fala somente através de grandes visões, mas não é bem assim. O normal e o mais penetrante é o "sussurro tranquilo e suave" ouvido por Elias naquele momento de grande crise. Foi o cicio de Deus que colocou o profeta de novo no caminho certo. A voz do Senhor não estava no vento, nem no terremoto, nem no fogo. Era só um murmúrio. É no silêncio que se pode ouvir melhor. Uma voz mansa, como quem acalenta um filho. Elias enfrentou crises em sua vida e as venceu. Através delas, crescemos, amadurecemos, ficamos mais sensíveis e atentos. "Vai volta ao teu caminho", a determinação de Deus a Elias, ecoa também nos nossos ouvidos. É hora de sair da caverna do derrotismo, retornar à jornada, conferir à bússola, rever os passos e encontrar o rumo certo.
"A minha graça de basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. (...) Quando sou fraco, então, é que sou forte." Apóstolo Paulo, em II Coríntios 12:9-10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário