quinta-feira, 3 de julho de 2014

Esboço de Sermão Presb. Euzebio: A fé é preciosa, ela gera salvação das almas.

Texto bíblico: 1 Pedro 1:3-9
Para ilustrar esta mensagem vamos ver Gênesis capítulo 22. Esta passagem  tão conhecida não apenas pela ótica de Abraão, quero que você veja esta passagem pelos olhos de Deus. Quero que você tente ver isto pelos olhos de Deus.. O drama que Deus impôs a Abraão, foi no imperativo. Foi uma ordem, na verdade Deus não permitiria que aquilo se consumasse, mas não no caso de Abraão mas pela ótica de Deus isto um dia iria se cumprir. A emoção que o próprio Deus sentiu com a Obediência de Abraão e de Isaque. Quando Deus disse assim para Abraão, isto foi forte. Deus falou assim, era só uma voz e Abraão escutou aquela voz. Ele tinha 115 anos de idade, tinha um filho de mais ou menos 15 anos. Deus diz assim: “Abraão pega o teu filho o teu único filho. A quem tu amas. E vai numa montanha que Eu te mostrarei e oferece ali em holocausto para mim." Quando Deus deu esta ordem que não vai deixar se consumar. Deus sabia que um dia teria que levar em holocausto humano ás últimas consequências. E Deus ficou assistindo, muito emocionado Abraão levantar de madrugada pegar o filho que ele ama, o único, de madrugada. Viu Abraão preparar uma quantidade de lenha e colocar em cima do jumento e chamar dois servos e caminhar até aquele lugar que Deus havia mostrado. Deus foi acompanhando a caminhada e Deus já ia vendo o que no futuro iria se cumprir com Ele próprio. Deus ficou muito emocionado de ver Abraão depois de três dias de caminhada. Dizer para os dois moços: “Fiquem aqui com o jumento, eu vou sozinho no monte com o meu filho, nós vamos adorar, vamos sacrificar e depois de termos feito isto nós tornaremos a vós”
Depois de dizer isto, Deus sentiu até um alento porque soube que Abraão sabia e cria (ele era profeta) que Deus podia ressuscitar seu filho dos mortos. Um dia Deus fará isto só Ele e Seu Filho e vão subir o monte. Não vai ter ninguém ali só Deus e seu Filho. Eles irão sacrificar e adorar. A SALVAÇÃO DA HUMANIDADE! POR AMOR!
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
Quando olhamos esta passagem pode parecer apenas um conto, uma linda história. Mas para Deus era profecia. Era um ensaio de um Sacrifício que iria acontecer de verdade 2.000 anos depois de Abraão. Quando Abraão pegou o lenho e colocou nas costas do seu filho Isaque. E seu filho foi carregando. Deus já estava vendo. Ele ali com o Seu Filho acompanhando Seu Filho Jesus, subindo o monte do Calvário, com o lenho nas costas (madeiro nas costas). Abraão sobe o Monte Moriá para sacrificar o seu único filho. O filho que ele ama. Abraão sobe o monte, mas é seu filho que carrega a lenha nas costas. Isaque diz para o seu pai: “Pai, o senhor esta carregando ai o fogo, o senhor esta com o cutelo, mas a gente se esquecemos do cordeiro. Cadê o Cordeiro? Pai..."
Pai a gente lembramos da lenha do fogo e do cutelo. Vinhemos três dias andando. A gente se esquecemos do cordeiro? E Abraão responde: “Meu filho, Deus proverá para Si o Cordeiro”
Esta palavra de Abraão é muito forte, por que não somos nós que provemos o cordeiro para Deus. O holocausto é Deus que está a frente e Ele vai produzir o cordeiro para Si mesmo. O Evangelho nós conta que Jesus Cristo se deu em preço de Redenção por todos. Ofereceu a Si mesmo. Ele se deu a Si mesmo.
Abraão e Isaque chegam ao topo do Monte Moriá e Abraão naquele momento pega a corda, ele mostra para o filho. Isaque tem cerca de 15 anos de idade seu pai um homem idoso. Isaque compreende que na verdade ele é a vitima. Poderia descer o Monte imediatamente. Mas ele se aproxima do seu pai! E se deixa amarrar docilmente. Tudo isto nos remete a noite em que Jesus foi preso. Quando os soldados romanos perguntaram quem de vocês é Jesus? Por que era escuro e todos usavam praticamente a mesma roupa e todos tinham barba e a aparência muito parecida. Seria fácil confundir. Quem de vocês é Jesus? Jesus se antecipou, sabendo que seria preso. Sou Eu! Aquela hora os soldados romanos caíram por terra. Jesus poderia descer pelo outro lado, ir embora daquele Monte (Monte das Oliveiras) mas Jesus esperou que os soldados romanos se recobrassem e ficassem em pé. E Jesus se deixou amarrar! Abraão deita seu filho Isaque sobre o lenho, sobre a madeira, sobre o Altar e Deus esta assistindo isto. Quando Abraão esta ao ponto de degolar o filho, fazer o sangue do filho jorrar em cima daquele Altar. Deus brada “Abraão, não faça isto! Abraão não precisa! E quando Abraão olha para trás na direção da voz. Ele vê um cordeiro. Um cordeiro no alto do Monte Moriá. Um cordeiro que estava preso num espinheiro pelas pontas. Esse mato esse espinheiro é o símbolo da Coroa de Espinhos que o Cordeiro de Deus Jesus Cristo iria receber na cabeça. Quando a palavra diz que o Cordeiro estava preso pelas pontas, nos sabemos que Jesus Cristo foi preso no madeiro pelas pontas: as mãos e os pés. Deus estava mostrando a Abraão que Ele iria abençoar muito, porque Abraão obedeceu a Voz do Senhor. amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário