domingo, 23 de novembro de 2014

Esboço de Sermão pastor Euzebio: O profeta na sua própria casa não tem honra

O PROFETA NA SUA PRÓPRIA CASA NÃO TEM HONRA
Todos estavam admirados, pois Jesus estava ensinando na sinagoga e demonstrando sabedoria e conhecimento da Palavra de Deus. E todo o povo estava questionando. Porque eles conheciam à Jesus, o viram crescer ali. Falavam Ele cresceu aqui, é filho desta mulher Maria e de José, e esses não são os irmãos dele? Como é que Ele tem todo este entendimento? Isto foi questionado e Jesus não deixou passar em branco, também falou sobre isto. Ele disse assim: “Por isso ficaram desiludidos com Ele” Mateus 13:57. Quando chegaram viram todos os sinais se maravilharam, mais depois que viram que era Jesu de Nazaré, que era o filho do carpinteiro e de Maria foi como se caísse um balde de água fria, caíram em descredito o que Jesus havia dito. E Jesus rebateu com um versículo: “Um profeta é respeitado em toda parte; menos em sal terra e em sua casa.” Mateus 13:58. Jesus não pode fazer muito milagre ali porque eles não tinham Fé. Por que eles não tinham Fé? Porque Jesus era daquela localidade eles conheciam toda a história do nascimento de Jesus. E parece que as pessoas tem tendência a dar mais valor ao que vem de fora. Então Jesus disse: O profeta não tem honra em sua própria terra, nem na sua própria parentela. Então você fica desanimado e o Senhor te dá tanta palavra, mais por as pessoas não crerem você acha que não deve falar o que o Senhor manda. “Então Ele disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:15-16. Então o nosso Deus aconselha a você que já viu a luz e esta instruído pela Palavra da Salvação. Sabendo da verdade. Deus diz: “Conhecereis a Verdade, a Verdade vos libertará”. Então se você já viu esta verdade. Que é Jesus Cristo! Deus te pede para resgatar outros do engano. E a sua família você ora a Deus, e Deus vai enviar outros profetas até tua casa para a sua família. Como o próprio Jesus disse: O profeta não é honrado em sua própria terra e no meio da sua parentela. Vamos continuar fazendo o que o Senhor nós pede. Irmos ganhar as pessoas para o Reino dEle para Salvação. E vamos continuar orando pela nossa família pedindo para que o Nosso Senhor envie profetas distantes para alcançar a sua parentela. Quando Deus foi enviar Seu Filho ao mundo pensou em um ambiente ideal para sua educação. José e Maria, foram o casal escolhido pelo Senhor. Eram pessoas simples do povo, mas viviam de acordo com a Vontade de Deus.
Família de Jesus:
Parentesco: eram da família real de Davi. Tanto Maria como José eram descendentes de Davi. Isto foi para se cumprir a promessa de que seria um Filho de Davi a se assentar no trono eternamente (Isaias 9:5), a raiz de Jessé. Era parente de João Batista, talvez primo de segundo grau (Lucas 1:36).
Casamento: Maria e José se casaram e só tiveram vida conjugal após o nascimento de Jesus porque eram fieis ao Proposito de Deus para suas vidas.
Filhos: Jesus foi o primogênito da Casa de Maria e José. Os irmãos de Jesus foram Tiago, José, Judas, Simão e pelo menos duas irmãs (Marcos 6:3). Os discípulos Tiago e Judas, eram os irmãos de Jesus (Judas 1:1).
Problemas familiares
Quem pensa que a família de Jesus não tinha problemas, engana-se. Jesus era um filho obediente e só deixou a casa de seus pais quando ficou maior, com 30 anos. Até então se dedicou à família, trabalhando com seu pai e ajudando a mãe com seus irmãos. Depois dos trinta anos começou seu ministério e vida própria sem contudo perder o contato com os familiares. Mesmo durante Seu ministério manteve Sua responsabilidade de ajudar a família e quando ainda estava na cruz, transferiu Seu compromisso para um discípulo cuidar de sua mãe em sua ausência terrena (João 19:26,27).
Crer em Jesus como filho de Deus. Alguns de seus parentes quando ouviram que estava expulsando demônios “saíram para o prender; porque diziam: Está fora de Si” pensando que estivesse louco. Certa vez seus irmãos e sua mãe foram buscar Jesus porque talvez estivesse a algum tempo fora de casa. Alguns de seus irmãos incentivaram que fosse para a Festa dos Tabernáculos em Jerusalém para mostrar suas obras, com intenção de expô-lo e provar se realmente, tinha poder “porque nem mesmo os seus irmãos criam nEle” João 7:1-9. Entretanto seus irmãos Judas e Tiago se tornaram seus discípulos e apóstolos. Jesus disse que a Sua verdadeira família é: “Qualquer que fazer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe” Marcos 3:31-35. Com isso estava estendendo Seu amor a Seus discípulos e todos os que cressem em Sua Palavra para serem considerados membros da família de Deus.
Conclusão:
Aprender sobre a família de Jesus nós ajuda a entender que em nosso contexto familiar, podemos receber a presença de Deus. A casa de José e Maria era uma casa normal de uma família pobre, o único diferencial era a presença de Jesus. Do mesmo modo em sua casa, com as suas dificuldades e desafios quem vai determinar a bênção é se Jesus vai estar presente com sua família. Jesus viveu uma vida comum de maneira extraordinária! Se a família em que Jesus viveu foi uma família normal, então Ele pode também fazer parte de sua família, porque “Eis que estou a porta, e bato: Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” Apocalipse 3:20.
Deixe Jesus entrar em sua casa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário