terça-feira, 25 de novembro de 2014

LIVRO DO APOCALIPSE: O mistério dos cavalos e seus cavaleiros 1/4

Texto Bíblico: Apocalipse 6:1-8
“Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutável os seus caminhos!” Romanos 11:33b
1. O Cavalo Branco – Apocalipse 6:2
Abre-se o primeiro selo e aparece um Cavalo Branco. A expressão dita a João “venha” (Nova Versão Internacional), nos originais tem o mesmo sentido de “ir, sair, partir”. Na cultura judaica-grego-romana, o cavalo simboliza batalha, guerra, conquista, força, superação, triunfo e vitória. Observe a descrição que Deus faz do cavalo, registrada em Jó 39:19-25. Na linguagem bíblica, cavalo é símbolo de força (Isaias 31:1).
1.1 O cavaleiro que conduz este cavalo é o Anticristo -  Mateus 24:5
Na visão do primeiro cavalo branco, o seu cavaleiro, o Anticristo, é visto na Terra. Ele se manifestará no início da tribulação, logo após o arrebatamento da Igreja. Neste tempo surgirão muitos falsos cristos e anticristos com propósito de enganar, se possível, até os escolhidos do Senhor (Lucas 21:8).
1.2 Ele recebe uma única coroa – Apocalipse 6:2
Enquanto o Anticristo possui uma única coroa (qualquer pessoa poderia ter uma coroa), o Senhor Jesus tem muitos diademas (várias coroas). Esta é uma das grandes diferenças entre os dois cavaleiros dos cavalos brancos (Apocalipse 19:12). Inicialmente, conduzindo a paz e a justiça, ele virá com promessas de harmonia, entendimento e prosperidade para todos. Ele levantará a bandeira dos direitos humanos, igualdade e privilégios para todos. Entretanto, logo ele demonstrará o perfil do seu caráter hostil que a Bíblia registra como: egoísta, avarento, presunçoso, soberbo, cruel, profano, caluniador, hipócrita, mentiroso, sem afeto natural etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário