Texto Bíblico: “Sede pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a CHUVA TEMPORÃ E SERÔDIA.” Tiago 5:7-8
E o profeta Joel diz: “E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor Vosso Deus, porque Ele vos dará em justa medida a chuva temporã; farei descer no primeiro mês, a temporã e a serôdia.” Joel 2:23.
O lavrador deve aguardar pacientemente pelo crescimento de suas colheitas; ele não pode apressar o processo de Semeadura, Crescimento e Colheita. Mas ele não fica de folga durante o verão, esperando que tudo vá bem no campo. Há muito trabalho à fazer para assegurar uma BOA COLHEITA. Enquanto esperamos a Volta de Jesus, há muito trabalho que podemos fazer para o avanço do Reino de Deus. Tanto o lavrador quanto o cristão devem viver pela Fé, olhando para a futura recompensa que terão por seus trabalhos.
“Quando o fruto estiver maduro, então a Colheita acontecerá”
O Senhor Jesus ainda não voltou porque o fruto não esta pronto para ser colhido! O fruto só estará pronto quando receber a chuva temporã e serôdia.
Significado das chuvas:
Temporã: precoce, antes do tempo
Serôdia: que vem tarde, tardiamente
Ambas as chuvas são usadas na Bíblia como símbolo do derramamento do Espírito Santo.
Quando o profeta Joel escreve sobre a chuva temporã e serôdia, Judá, vivia uma época de grande devastação. Uma enorme praga de Locustas havia aniquilado toda vegetação. Pastagens, tanto de ovelhas como de gado, morreram. Safras perdidas, fome e seca por toda parte. Deus, através do profeta, convoca o povo ao arrependimento. O mal, sobre Judá, teria vindo por causa do pecado: “Congregai o povo, Santificai a Congregação, chorem os sacerdotes, ministros do Senhor.” Joel 2:16. E em meio ao choro, pranto e arrependimento, Deus, envia promessa de abundância.
COLHEITA A TEMPO E FORA DE TEMPO... Joel 2:24-27
Chuva Temporã – Na Palestina essa chuva cai no final de Outubro ao mês de Fevereiro. Ela prepara (afofa) a terra para o plantio das sementes. É também chamada como a chuva da Semeadura, do Conhecimento e do Ensino. São aquelas chuvinhas leves, pancadas rápidas, leve e extensa. O Espírito Santo faz esta obra em nós. Aconteceu no dia de Pentecostes, em Atos 2:1-4. A chuva temporã impactou quase três mil almas. Atos 2:41. Cumpriu-se parte da profecia de Joel 2:23, a profecia na sua totalidade vai se cumprir na Segunda Vinda de Cristo.
Chuva Serôdia – são as nossas conhecidas “chuvas de Março”. Ela chega por último e a sua finalidade é “Madurar as sementes” para a colheita. A chuva temporã (Espírito Santo) já preparou a terra. Agora a Grande Colheita.
A chuva Serôdia (O agricultor Jesus) vem buscar a Sua Igreja.
A chuva serôdia é uma chuva torrencial, é uma chuva pesada, é chamada chuva tardia ou a chuva da Colheita. A hora final!
Ela tem que formar o grão e trazer a colheita.
O apostolo Tiago manda que tenhamos paciência, pois somos considerados Frutos Preciosos!
Jesus está Voltando para fazer a Grande Colheita.
Maranata! Ora vem Senhor Jesus!
A chuva serôdia na verdade é a continuação da chuva temporã, porém é muita água. Em outras palavras é as duas chuvas juntas.
Para a colheita ser feita, há a necessidade de ambas as chuvas
Deus preparou dois Grandes derramamentos do Espírito Santo:
- época Inicial (Pentecostes)
- época Final (Volta de Jesus)
Assim como o agricultor necessita das chuvas para SEMEAR e para AMADURECER O GRÃO, também necessitamos das chuvas temporã e serôdia do Espírito Santo para SALVAR vidas e para completar a mensagem neste mundo.
Amém
Salmo 85:12 "O Senhor nos trará bênçãos, e a nossa terra dará a sua colheita."
Nenhum comentário:
Postar um comentário