EM HEBRAICO CHAMA-SE : "shushan", " shoshan" E "shoshannah" E EM GREGO CHAMA-SE: "krinon". A DEFINIÇÃO MODERNA E CIENTÍFICA ATUAL É MAIS DETALHISTA, CATALOGANDO AS PLANTAS MAIS ESPECIFICADAMENTE, PÓREM, NOS DIAS BÍBLICOS OS POVOS CHAMAVAM VÁRIAS PLANTAS PELO MESMO NOME.
AS AÇUCENAS SÃO TAMBÉM CHAMADAS DE LÍRIOS DOS VALES, PORQUE CRESCIAM NOS VALES, TAMBÉM SE PROPAGAVA NOS CAMPOS E BEIRA DOS RIOS.
“Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales”. ( CANTARES 2.1)
“E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam”. ( MATEUS 6.28)
AS AÇUCENAS TAMBÉM ERAM ENCONTRADAS NOS PASTOS E ENTRE ESPINHOS, SENDO ALIMENTO DE OVELHAS E GAZELAS.
“O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios”. (CANTARES 2.16)
“Os teus dois seios são como dois filhos gêmeos da gazela, que se apascentam entre os lírios”. (CANTARES 4.5)
“Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele apascenta entre os lírios”. (CANTARES 6.3)
“Qual o lírio entre os espinhos, tal é meu amor entre as filhas”. (CANTARES 2.2)
AS AÇUCENAS TEM PERFUME SEMELHANTE A MIRRA . AS AÇUCENAS OU "lirios" SÃO CITADOS POR JESUS COMO DE UMA BELEZA TAL QUE NEM SALOMÃO EM SEU EXPLENDOR SE VESTIA TÃO MAGNIFICAMENTE.
“E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles”. ( MATEUS 6.28-29)
HÁ UMA DISCUSSÃO SOBRE QUE TIPO DE PLANTA JESUS ESTA SE REFERINDO.
A LOTUS - HERODOTO, TRADUZIU O NOME EGÍPCIO DE NOME "aeshnin" POR "krinon" ( AÇUCENAS), OUTRAS PLANTAS QUE PODEM SER A CITADA POR JESUS SÃO:
ÍRIS, TULIPIAS, ANÊMONA, RAINUNCULO, LÍRIO VERMELO, LÍRIO VERDADEIRO, JACINTOS, LIRIO DE HULE, VIOLETA ESCURA, ANÊMONA CORONARIA E OUTROS TIPOS DE LILÁCEAS.
Tristão, viajante da antiguidade acredita que esta planta citada por jesus em Mateus 6.29 é a anêmona coronaria ( cor vermelha), pois ela é comum na palestina.
Thomson acredita que a planta de Mateus 6.29 seja o lirio hule, porque ela é comum nas montanhas de Nazaré.
Nenhum comentário:
Postar um comentário