Texto Bíblico: Atos 16:23-34
Paulo teve uma visão de um varão Macedônio, para que saísse da Ásia, entrasse na Macedônia e o ajudasse. O Espírito Santo não permitiu que Paulo fosse a Bitínia porque tinha uma grande obra a ser feita na Macedônia. “Passa à Macedônia, e ajuda-nos” Atos 16:9b
Paulo estava em companhia de Silas e chegaram na Macedônia na colônia de Filipos. Paulo começa a realizar a obra de Deus. Vamos ler Atos 16:13
1º Quando Paulo pregava, Lídia (servia a Deus) o escutava, ela se converteu, foi batizada e sua família também foi alcançada por Deus (ela estava atenta ao que Paulo pregava).
2º Depois Paulo volta para o local da oração e em vez de aparecer alguém temente a Deus, surge uma jovem possessa de espírito adivinhador. Com este “espírito” ela dava grandes lucros aos seus senhores, mas algo estranho acontecia com aquela jovem, pois tinha o espírito adivinhador mas, elogiava Paulo e Silas dizendo:
“Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da Salvação” v. 17
VEJA A IMPORTÂNCIA DE TERMOS O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITO!
Paulo vai ao lugar de Oração:
Primeiro surgiu uma TEMENTE A DEUS, Lídia que ouviu a Palavra de Deus, se converteu se batizou e sua família foi salva também;
Depois surge uma jovem que NÃO ERA TEMENTE A DEUS, mas era possuída por um espírito do mal, que em sua vida lhe capacitava a adivinhar.
Não confundamos adivinhação com profecia.
O servo de Deus profetiza, ou seja, fiz uma Palavra de Deus para alguém. O adivinhador servo de Satanás diz uma palavra mentirosa para alguém.
O adivinho tenta acertar a verdade. O profeta diz a Verdade!
Se Paulo não discernisse os espíritos certamente seria enganado. Como milhares de servos de Deus têm sido enganados hoje. Amados servos de Deus, nós os servos de Deus não vivemos de elogios, o que as pessoas dizem a nosso respeito não importa muito, o que Deus diz sobre nós é o que tem importância. No versículo 18 diz que a jovem repetia o elogio por muitos dias.
“Em Nome de Jesus Cristo eu te mando; Retira-te dela”.
Paulo poderia ter aceitado o elogio e continuado o seu trabalho, mas o mesmo Espírito Santo que o proibiu de ir a Bitínia, o mesmo espírito que lhe deu a visão do varão macedônio, este mesmo espírito revela a Paulo que aquela jovem mesmo dizendo a verdade sobre Paulo e Silas, mentia em suas intenções, que eram a de não permitir que Paulo e Silas fossem usados por Deus naquela cidade. Satanás estava camuflado, mas quando a jovem foi liberta ele se manifestou de maneira poderosa, levando-os a prisão. Satanás tentou enganar Paulo elogiando para que ele deixasse a jovem em paz, mas Paulo em Nome de Jesus libertou-a, agora Satanás diz que eles perturbam a cidade!
Meus queridos irmãos. Até aqui o Senhor salvou duas pessoas que estavam fora da prisão. Mas agora Deus queria tocar o coração dos presos e salvar o carcereiro e sua família, a estratégia Divina era colocar os obreiros na prisão para alcançar os que estavam presos.
“E depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere” v.23
Os romanos pensavam que poderiam calar os servos de Deus açoitando e prendendo, mas o que eles não sabiam era que os servos de Deus estavam na Macedônia à serviço do Rei dos reis e Senhor dos senhores. Os romanos também não sabiam que os servos de Deus quanto mais sofrem, mais fortes ficam, mais animados a servir a Deus ficam.
“Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus e os demais companheiros de prisão escutavam” v.25
Aqui esta a razão pela qual Deus permitiu que Paulo e Silas fossem presos, Deus queria um CULTO PODEROSO dentro da prisão, para que os presos pudessem participar.
Um Culto Completo com:
• Oração
• Louvores
• Pregação
• Apelo
• Conversão
• Batismo
• Salvação
Aqui Deus realizou um PODEROSO CULTO com apenas dois obreiros. O que Deus quer é SALVAR VIDAS, LIBERTAR PESSOAS DO PODER DO MAL!
Somos salvos por Deus para buscar a Salvação de mais pessoas.
amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário