quinta-feira, 26 de março de 2015

Esboço de sermão pastor Euzebio: Passos para a Verdadeira Conversão

PASSOS PARA A VERDADEIRA CONVERSÃO
Texto Bíblico: Mateus 26:31-35; Marcos 14:27-31; João 13:36-38
“Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua Fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. Mas Jesus lhe disse; Afirmo-te Pedro, que, hoje, três vezes negarás que Me conheces, antes que o galo cante.” Lucas 22:31-34.
Quando observamos as Sagradas escrituras notamos que Pedro abandonou tudo e seguiu a Cristo, mas não pediu perdão pelos seus pecados. Reconheceu-se pecador, viu em Jesus o Messias, mas não se ARREPENDEU dos seus pecados, o que faria, apenas, depois de ter negado a Cristo, ocasião em que choraria amargamente e, então, se converteria.
CONVERSÃO = significa “Voltar-se para”
A conversão exige mais do que a Obediência à Palavra; a Confissão dos pecados e o reconhecimento do senhorio e divindade do Senhor: Exige arrependimento dos pecados, sem o arrependimento, não há como obter a Salvação! Daí porque a pregação de Cristo ter sido a do ARREPENDIMENTO, antes de mais nada. Marcos 1:15; Lucas 5:32; Atos 5:31. E deve ser a nossa pregação também hoje!
Por que Pedro não era Convertido?
Jesus de forma direta menciona que Pedro não era convertido. Sabemos que conversão verdadeira é mudança de direção (Voltar-se para). Isto na nossa vida cristã significa que aos nos convertermos devemos mudar de direção seguindo um Novo Caminho, seguindo a Verdade que é Jesus Cristo com o foco na vida Eterna, e isso deve ser com totalidade de coração.
Jesus diz que Pedro ainda não era convertido!
Como isso seria possível? Pedro um homem que andou com Jesus! Foi testemunha de muitos milagres! Foi o único em toda a história que andou sobre as águas como Jesus! Foi um dos três que viu Jesus transfigurado no Monte Tabor! Teve sua sogra curada milagrosamente! E em Nome de Jesus realizou milagres, curou enfermos e expulsou demônios! Mesmo assim Pedro não havia se convertido ainda...
Vamos conhecer um pouco da vida e experiências de Pedro:
Simão Pedro, era judeu, ele era simpatizante dos zelotes pessoas que apoiavam uma rebelião contra os Romanos. Sua profissão, pescador, aliais toda a família. Simão, tinha um irmão chamado André discípulo de João Batista.
Pedro fruto de um Evangelismo:
João Batista estava com dois discípulos e viu passar Jesus e disse: “Eis aqui o Cordeiro de Deus” e os dois discípulos ouviram-no dizendo isto, e seguiram a Jesus, foram ver onde Jesus morava e ficaram com Ele aquele dia. André, irmão de Pedro, chama-o e diz: “Achamos o Messias”. Simão vai com André até Jesus e olhando Jesus para Simão disse: “Tu és Simão, filho de Jonas; Tu será chamado CEFAS (que significa Pedro)”.  Jesus vai a casa de Simão e cura sua sogra que estava com febre. Provavelmente eles voltaram para os seus afazeres e sua vida cotidiana, que era pescar.
Pedro ainda não tinha entendido o CHAMADO DE JESUS para a sua vida. A Bíblia conta que eles pescaram a noite toda e nada pegaram. Mas Jesus ia andando junto ao Lago de Genezaré e avistou dois barcos e os pescadores lavando suas redes. Jesus entra no barco de Simão e pede para que se afaste. Começa a ministrar ao povo que estava na praia. Depois faz um pedido especial para Pedro para que fosse com o barco mais para o meio do lago e lançasse as redes. Pedro disse: “Senhor, pescamos a noite toda e nada pegamos. Mas sobre a Tua Palavra lançarei a rede!”. E não estavam aguentando retirar as redes, pois era muito peixe. Chamaram as pessoas que estavam no outro barco para ajudar. Pedro então cai de joelhos perante Jesus.
“Senhor, ausenta-te de mim que sou um homem pecador”
Jesus disse: “Não temas, de agora em diante serás pescador de homens”
Agora Pedro entende o Chamado para seguir Jesus:
Pedro sem saber estava a partir de agora permitindo o Senhor discípula-lo, ou seja, moldar o seu caráter, lapidar e corrigir suas imperfeições e se precisso fosse quebra-lo e fazê-lo de novo!
Aprendendo com Jesus Cristo:
Quando Jesus entrou na vida de Pedro, este simples pescador se tornou um novo homem, com novos objetivos e novas prioridades. Entretanto, não era perfeito, ele jamais deixou de ser apenas Simão Pedro.
Aprendendo sobre o Amor de Cristo:
Pedro era um homem impulsivo, impetuoso, o que tinha para falar não pensava duas vezes. Mansidão passava longe dele. Não media suas palavras. Ele tinha ódio e rancor pelas pessoas que exploravam os Judeus. Não podia ver os cobradores de impostos, pois estes eram Judeus porém trabalhavam para o Governo Romano e muitos deles eram corruptos, explorando ainda mais o povo. A Bíblia diz que Jesus viu Levi sentado recebendo os impostos e o chamou: “Segue-Me” na mesma hora Levi deixou tudo e foi com eles e convidou Jesus para um banquete em sua casa. Jesus aceitou! Irmãos imagine Pedro, vendo esta cena. Esperando que Jesus não aceitasse Levi como Seu seguidor. Foi o mesmo pensamento de outras pessoas que questionaram: “Por que comeis e bebeis com pecadores?” Jesus respondeu: “Eu não vim chamar os justos, mas sim, os pecadores ao ARREPENDIMENTO”. Olha o que Pedro, e nós aprendemos que é preciso se arrepender para haver conversão!
Aprendendo que muitas pessoas vão rejeitar Jesus:
Certa vez os Samaritanos não receberam a Jesus. Os discípulos Tiago e João, disseram: “Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma?” Jesus disse: “Vós não sabeis de que Espírito sois? Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para Salva-las.” Lucas 9:56.
Que lição maravilhosa amados. Temos que ser Sal e Luz nesta terra. Mas, pastor o que significa isto? Sermos diferentes! É esta diferença que as pessoas vão desejar. Elas irão saber que você é um homem ou uma mulher de Deus, ou seja, uma pessoa convertida.
“Nisto conhecereis que sois meus discípulos, se vós amardes uns aos outros. Como Vos amei” João 13:34.
Aprendendo a Confessar o Senhor Jesus:
Certa vez Jesus ministra que Ele é o “Pão da Vida” e os discípulos acharam o discurso duro demais e deixaram de seguir a Jesus Cristo. Jesus olha para os 12 que ficaram e pergunta e vocês também querem ir embora? Pedro fala “Senhor, para quem iremos? Só Tu tens palavras de vida eterna!”
Aprendendo com o exemplo de Cristo:
Antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegado a Sua hora de passar deste mundo para o Pai. Ceiaram todos juntos! Todos, Jesus mesmo sabendo que um deles o trairia, outros iriam abandona-lo e um iria nega-lo por três vezes. “Ele os amou. Até o fim”.
Jesus começou a lavar os pés dos discípulos. Quando chegou a vez de Pedro ele disse: “Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Jesus disse: “O que Eu faço, tu não sabes agora, mas tu o saberás depois”. Pedro: “Nunca me lavarás os pés” Jesus simplesmente disse: “Se Eu não lavar, não tens parte comigo” Pedro: “Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”. Jesus: “Aquele que esta lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo” e Jesus concluiu: “Ora se Eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns dos outros”. João 13:14.
Jesus faz um alerta a Pedro:
“Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos”. Lc 22:31-32.
Pedro disse que estava pronto a ir com Jesus para a prisão e a morrer por Jesus. Então Jesus disse: “Digo-te Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes você me negue”.
Naquela mesma noite Jesus foi preso. Os discípulos com medo se esconderam. Um dos discípulos chamado José de Arimateia amigo do Sumo Sacerdote conseguiu entrar na casa e Pedro acompanhou o julgamento de longe, ficando no pátio. Uma mulher perguntou para Pedro se ele era discípulo de Jesus? Ele respondeu: Não sou! Depois um homem perguntou se não era ele que tinha estado com Jesus? Novamente Pedro respondeu: Não! Uma hora depois disto um dos servos do Sumo Sacerdote disse: Não te vi eu no horto com Ele? Pedro respondeu: Não te vi, eu não! E Pedro negou outra vez, e logo o galo cantou. E virando-se o Senhor olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: “Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes”. E saindo Pedro para fora, chorou amargamente. Neste momento Pedro se arrependeu!
Jesus morreu foi crucificado mais ao Terceiro dia ressuscitou como havia dito. Jesus apareceu para os discípulos!
Em certo momento despois da crucificação de Jesus Pedro vai pescar e alguns discípulos dizem que vão junto dele. Pescaram a noite toda e nada pegaram. De manhã avistaram um homem à beira da praia. Que lhes perguntou se tinham algo para comer? Eles responderam que não tinham nada. O homem manda que eles lancem as redes do lado direito do barco. Eles lançaram as redes e não estavam aguentando puxa-la era muito peixe. Então reconheceram que era Jesus. Pedro pulou e foi até Jesus.
Jesus preparou o pão e o peixe e deu-lhes de comer. Perguntou a Pedro: Você me amas, mas do que a estes? Pedro respondeu: Sim, Senhor. Jesus novamente pergunta: Pedro tu Me amás? Pedro: Te amo Senhor. Jesus pela terceira vez pergunta: Pedro tu me amas? Pedro diz: Por que perguntas, o Senhor sabes que te amo. Jesus então conclui dizendo: Então, apascenta as Minhas Ovelhas.
CONCLUSÃO:
Jesus, ao escolher seus seguidores não procurava pessoas ideais, mas reais. O Senhor escolheu pessoas que poderiam ser modificadas por Seu Amor e, posteriormente, enviou-os para transmitir o Evangelho, demonstrando que Sua Receptividade estava disponível a todos, mesmo para aqueles que frequentemente caíam.
Você pode se perguntar: O que Jesus vê em Mim?
Sabemos que Ele aceitou Pedro e, apesar de seus erros, este continou a fazer grandes coisas para Deus. Será que você esta disposto a continuar seguindo a Jesus, mesmo ao errar?
Depois de realmente convertido olha o testemunho de Pedro no Sinédrio, onde ele havia negado à Cristo:
Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam; e tinham conhecimento que eles haviam estado com Jesus. Atos 4:13
Lembra-se o que Jesus falou para Pedro. O que deveria fazer depois de se converter?
Confirma a seus irmãos!
TESTEMUNHA, ANÚNCIA, PREGAR O EVANGELHO DE CRISTO!
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário