O CLAMOR DE ANA
Texto Bíblico: 1 Samuel 1:13-17
Estamos diante de um Deus que opera Milagres. A bíblia diz que o Senhor é o mesmo ontem, o mesmo hoje e será sempre o mesmo. Ele é imutável! O nosso Deus não esta enfeitando uma sala; o nosso Deus não esta pendurado numa parede. Mas o Nosso Deus é o Deus que opera em Espírito e em Verdade. O nosso Deus é um Deus de milagres. Ele faz o impossível acontecer na nossa vida. E muitas vezes temos algumas causas que queremos colocar diante do Senhor. Temos algumas petições que queremos colocar diante de Deus. E não recebemos a vitória e a bênção não vem e o milagre não acontece e ficamos perdidos em nossos pensamentos. Até mesmo dizendo que Deus se esqueceu de nós. Afinal de contas Ele não responde as nossas orações. Ele não atende o nosso Pedido. Ele não opera o milagre na nossa vida. Então parece que estamos abandonados, parece que estamos distantes de Deus. Ai meus queridos começamos a estudar a Bíblia, a ler a Palavra do Senhor e encontramos exemplos:
• Exemplos de vida;
• Exemplos de pessoas;
• Exemplos que nos mostram como devemos fazer para receber o milagre de Deus;
• Exemplos que dizem: “Este é o caminho andai nele. Vai por este caminho que serás vencedor. Vai por este caminho que a vitória vai ser derramada na sua vida. Vai por este caminho que Deus te abençoará.”
Nesta passagem que lemos estamos diante de um Grande Testemunho de Fé. Um testemunho maravilhoso. Um testemunho poderoso. Um testemunho extraordinário. A história de uma mulher que fez um Pedido a Deus e ela foi atendida! O Senhor ouviu seu clamor!
A história de uma mulher que clamou ao Senhor que precisava de uma bênção de Deus. Ela foi atendida!
Vamos observar a conduta desta mulher. Vamos avaliar a conduta desta mulher , ver quais foram os passos que ela deu para receber a vitória.
E vendo os passos que ela deu para Receber a vitória, vamos aplicar esses passos em nossa vida para que aplicando estes passos em nossa vida também venhamos a ser vencedores em Nome de Jesus. A Bíblia diz que havia um homem na região de Ramataim-Zefim cujo nome era Elcana, este homem tinha duas mulheres e uma se chamava Penina e a outra se chamava Ana. Entendam amados que naquela época o homem podia ter duas mulheres ou mais. E este homem tinha duas mulheres. Uma se chamava Penina e a outra Ana e ele amava suas esposas. Este homem era temente ao Senhor, obediente a Palavra de Deus, ele adorava ao Senhor, ele tinha compromisso com Deus, ele era um homem que andava na Lei de Deus, ele era um homem que se consagrava ao Senhor.
Ele tinha um compromisso com Deus e todos os anos ele ia a Casa do Senhor. Mais ele tinha um problema com suas esposas:
• Uma era estéril – Ana
• A outra Penina dava a luz a muitos filhos.
E você imagina dentro de uma casa. Uma mulher olha para a sua competidora (adversaria) e era dá a luz a muitos filhos. E o pai quando vai brincar com os filhos ele agrada os filhos ele ama os filhos. Quando Ana observava Elcana cuidando dos filhos dele. Ela tinha desejo de ter filhos também. Ela tinha desejo em seu coração de ser mãe. Porém ela era estéril!
E eles subiam para Adorar a Deus! Todos os anos eles subiam a Casa do Senhor, em Siló para adorar a Deus e eles ofereciam sacrifícios a Deus. E Elcana oferecia sacrifício por Penina, pelos seus filhos. Mais por Ana ele oferecia sacrificio dobrados, porque ele a amava muito.
Só o amor de Elcana para Ana era insuficiente. Isto não satisfazia o seu desejo de ser mãe.
E eu quero trazer isto para a nossa vida.
Muitas vezes temos algumas coisas que conquistamos na vida, mas temos objetivos mais longos, objetivos maiores, objetivos que vão além da nossa imaginação, além da nossa vontade desejos que estão dentro da nossa alma.
Temos algo, mais queremos ter algo maior!
E era o que Ana queria! Aquilo que possuía era insuficiente. Ela queria ser mãe!
Talvez exista pessoas aqui no nosso meio que tem um desejo, um sonho de vencer na vida, de conquistar algo, quem sabe um bom automóvel, uma boa casa, se livrar de toda enfermidade que tem em seu corpo e alma e assim era Ana.
Ana era uma mulher triste, como se não bastasse ela não tinha filhos e sua rival ainda zombava dela e dizia: “Eu tenho muitos filhos você não tem filhos então você não é abençoada por Deus”
Vivemos momentos assim. Que as pessoas são qualificadas pelos bens que elas possuem.
Ex: Algumas vezes vemos um irmão chegar no culto com um carro novo e logo dizemos que irmão abençoado. E quando olhamos e vemos um irmão chegar de bicicleta dizemos. Ai esta faltando alguma coisa!
Existe uma inversão de valores
E aquela mulher dizia: “Eu tenho Deus na minha vida. Eu não posso ser esteríl. Eu tenho Deus na minha vida. Eu não posso ficar sofrendo desta maneira.” E a primeira coisa que digo para você esta noite que esta passando por alguma dificuldade. É não se conforme com a sua situação.
O conformismo faz com que não lutemos mais pelo nosso ideal;
O conformismo faz com que não busquemos a nossa vitória;
O conformismo faz com que fiquemos calados, parados, estagnados, sem lutar por aquilo que desejamos ter.
E Ana não se conformava! Ana só tinha uma forma de lutar! E o campo de Batalha de Ana era na Oração.
I Samuel 1:9-10 “Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.”
Amado comece a lembrar quando foi que você chorou durante uma oração! Pedindo algo à Deus!
Parece que nossas palavras são palavras decoradas. Nós dobramos nossos joelhos e começamos a ORAR e não sentimos nada, não expressamos sentimento. O que esta dizendo estes versículos é que Ana tinha um sentimento no seu coração e ela colocou esse sentimento para fora na Presença do Senhor. A Bíblia Sagrada revela ela dizendo: “Que há um coração quebrantado Ele não resiste”
Mas este coração tem que estar quebrantado. Este coração tem que estar contrito e ele tem que se quebrar diante de Deus. Muitas vezes pedimos, teimamos, questionamos e até colocamos Deus contra a parede. Mais não nos humilhamos, não nos ajoelhamos, não clamamos com o nosso coração aberto ao Senhor. Na verdade a oração tem que ser feita com Muito Amor, com muito Fervor, com muita Intensidade. E quando eu falo de Fervor, Intensidade não falo de gritos desesperados, eu falo daquele GEMIDO INEXPLEMIVEL. A Bíblia diz que o Espírito Santo intercede por nos com gemidos inexplemiveis.
Amados Ana se curvou diante do Senhor naquele Templo. Naquela Casa de Oração e a bíblia diz: Com a sua alma amargurada, com sua alma aflita. Ela chorou abundantemente na Presença do Senhor. Ela derramava lágrimas diante do Senhor.
Louvado Seja Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário