sábado, 22 de agosto de 2015

Personagens Bíblicos: Bate-Seba

Bate-Seba era o vínculo entre os dois reis mais famosos de Israel – Davi e Salomão. Ela era esposa de um e mãe do outro. Seu adultério com Davi quase pôs fim à família através da qual Deus planejou entrar fisicamente no mundo. Em meio às cinzas daquele pecado, porém, o Senhor trouxe o bem. Jesus Cristo, o Redentor da humanidade, nasceu de uma descendente de Davi e Bate-Seba. A história de Davi e Bate-Seba mostra que pequenas decisões erradas frequentemente levam a grandes erros. É provável que nenhum deles estivesse onde deveriam se encontrar. Bate-Seba provavelmente foi imprudente ao banhar-se onde poderia ser vista. Davi deveria estar na guerra com o seu exército. Cada decisão contribuiu para o ínicio de uma triste série de acontecimentos. Bate-Seba provavelmente sentiu-se arrasada pela cadeia de eventos – a infidelidade para com o seu marido, a descoberta da gravidez, a morte de seu esposo e a do menino, fruto de seu adultério com o rei. Davi a confortou (2 Samuel 12:24), e ela viveu para ver outro filho, Salomão, sentar-se no trono. Por meio de sua vida, vemos que as pequenas escolhas que fazemos em nosso dia a dia são muito importante. Elas nos preparam para realizar coisas esplêndidas, quando temos que tomar grandes decisões. A sabedoria para fazer as escolhas certas em diversos assuntos é um dom de Deus. Entender isso deve nos deixar mais conscientes das decisões que tomamos e mais dispostos a incluir o Senhor em nossas deliberações. Você tem pedido a ajuda de Deus nos compromissos que assumirá hoje?
Pontos fortes e êxitos:
Tornou-se influente no palácio ao lado de seu filho Salomão;
Era a mãe do rei mais sábio de Israel e ancestral de Jesus Cristo;
Fraquezas e erros:
Cometeu adultério
Lições de vida:
Embora possamos nos sentir presos em uma cadeia de eventos ainda somos responsáveis pelo modo como participamos deles;
Um pecado pode parecer uma semente pequena, mas a colheita de consequências será além da medida;
Nas piores situações possíveis, Deus ainda é capaz de realizar o bem quando as pessoas verdadeiramente se voltam para Ele;
Embora devamos viver com as consequências naturais de nossos pecados, o perdão de Deus é total.
Informações essenciais:
Local: Jerusalém
Ocupações: Rainha e rainha mãe
Familiares: Pai – Eliã, maridos – Urias e Davi, filhos – Siméia, Sobabe, Natã e Salomão.
Contemporâneos: Natã, Joabe e Adonias
Versículos-chave:
“Ouvindo, pois, a mulher de Urias que Urias, seu marido, era morto, lamentou a seu senhor. E, passado o luto, enviou Davi e a recolheu em sua casa; e lhe foi por mulher e ela lhe deu um filho. Porém essa coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR” 2 Samuel 11:26-27


Nenhum comentário:

Postar um comentário