segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Personagens Bíblicos: Salomão

A sabedoria torna-se efetiva quando é colocada em ação. Cedo em sua vida, Salomão teve a consciência de reconhecer a necessidade de ser sábio. Mas quando ele pediu sabedoria para governar seu reino, já praticara um hábito que tornaria seu conhecimento ineficaz para a sua vida – fizera pacto com o Egito, mediante o casamento com a filha de Faraó. Esta foi a primeira de centenas de esposas obtidas por razões politicas. Por isso, Salomão não só foi contra as últimas palavras de seu pai, mas também contra as ordens de Deus. Sua ação nos lembra como é fácil saber o que é certo e contudo não fazê-lo. Está claro que o dom de sabedoria de Deus para Salomão não significava que ele não poderia cometer erros. Como o rei do povo escolhido, teve grandes possibilidades de fazer muitas coisas, mas com estas condições vieram grandes responsabilidades; infelizmente, tendeu a procurar as possibilidades, mas negligenciou as responsabilidades. Enquanto se tornava famoso como o construtor do Templo e do palácio, tornou-se infame como um líder que tributou e sobrecarregou excessivamente o seu povo. Visitantes de terras distantes vieram para admirar este rei sábio, enquanto seu próprio povo afastava-se gradualmente dele. Pouco é mencionado na Bíblia sobre a última década do reinado de Salomão. Eclesiastes provavelmente registra suas últimas reflexões sobre a vida. Neste livro, encontramos um homem provando através de uma amarga experiência que encontrar significado na vida longe de Deus é uma busca inútil. A satisfação que encontramos nas oportunidades e nos sucessos desta vida é temporária. Quanto mais esperamos que os nossos sucessos sejam permanentes, mas depressa eles se vão. Não deixe de equilibrar a sua procura por possibilidades na vida com o cumprimento confiável de suas responsabilidades.
Pontos fortes e êxitos:
Terceiro rei de Israel, herdeiro escolhido de Davi.
O homem mais sábio que já viveu em Israel, com exceção de Jesus, o Filho de Deus.
Autor de Eclesiastes e Cantares, como também de muitos provérbios e alguns salmos.
Construiu o Templo de Deus em Jerusalém.
Diplomata, comerciante, colecionador e patrono das artes.
Fraquezas e erros:
Selou muitos acordos estrangeiros ao casar-se com mulheres pagãs.
Permitiu que suas esposas afetassem sua lealdade a Deus.
Tributo excessivamente seu povo e o recrutou para o trabalho e o serviço militar.
Lições de vida:
Uma liderança eficaz pode ser invalidade por uma vida pessoal ineficaz.
Salomão falhou em obedecer a Deus, mas não aprendeu a lição do arrependimento até o final de sua vida.
Saber quais ações são exigidas de nós significará pouco, caso não tenhamos vontade de realiza-las.
Informações essenciais:
Local: Jerusalém
Ocupação: Rei de Israel
Familiares: Pai – Davi; mãe – Bate-Seba; irmãos – Absalão, Adonias, etc; irmã – Tamar; filhos – Roboão, etc.
Versículo-chave:
“Porventura, não pecou nisso Salomão, rei de Israel, não havendo entre muitas nações rei semelhante a ele, e sendo amado de seu Deus, e pondo-o Deus rei sobre todo o Israel? E, contudo, as mulheres estranhas o fizeram pecar.” Neemias 13:26.

Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário