quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Esboço de sermão pastor Euzebio: A Verdadeira Fé

A VERDADEIRA FÉ
Texto Bíblico: Marcos 2:1-12
"Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa. Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra. Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Filho, os seus pecados estão perdoados". Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo: "Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?" Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: "Por que vocês estão remoendo essas coisas em seu coração? Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os seus pecados estão perdoados, ou: Levante-se, pegue a sua maca e ande? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados" - disse ao paralítico - "eu digo a você: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa". Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos, glorificaram a Deus, dizendo: "Nunca vimos nada igual!"
Introdução:
Jesus fez de Cafarnaum a cidade sede do Seu Ministério. Dali partia de barco cruzando o mar o da Galileia em várias direções ou ia a pé aos povoados vizinhos. Os habitantes de Cafarnaum souberam que Jesus estava entre eles. Não demorou muito para que atraísse a Si as multidões. Dentre esta multidão vários tipos de pessoa se vários motivos:
Alguns queriam ver Jesus pela curiosidade;
Outros pelo desejo de Ouvi-Lo;
Outros serem libertos de suas enfermidades ou demônios;
Um grupo seleto e formado pela liderança religiosa estavam interessados em Vigia-Lo para condena-Lo caso ensinasse algo que fosse contrario à Lei Mosaica.
Jesus conhecia todo estes tipos de pessoas e seus hábitos por isto mantinha a vigilância continuamente em alta. Mt 7:6; I Pe 5:8-9.
Marcos relata que Jesus esta no interior de uma casa. Havia uma multidão que era impossível abrir algum espaço entre elas. Enquanto Jesus ensinava, um grupo de quatro homens trazendo um paralitico numa maca se aproximou do local. A compaixão e a solidariedade os moveu à trazer esse homem à Jesus. Eles tinham certeza que Jesus podia curar aquele paralitico. Eles criam que ao voltarem para casa não seriam quatro, mas cinco homens caminhando normalmente. Ao chegarem à casa onde Jesus estava perceberam que seria impossível entrar pela porta, ou passar no meio da multidão e até mesmo esperar a saída de Jesus. Poderiam ter desistido diante das dificuldades, mas decidiram transformar os obstáculos em desafio.
Enquanto Jesus ensinava no interior da casa, os quatro homens providenciaram uma escada e cordas que facilitassem sua subida ao teto juntamente com o paralitico e de lá o descesse até onde estava Jesus. Assim que o telhado foi retirado, o paralitico foi alçado até o teto e de lá cuidadosamente descido até onde estava o Senhor Jesus. A Fé foi a força daqueles homens!
Assim que o paralitico chegou ao interior da casa e em frente a Jesus, os olhares de todos se voltaram para o Mestre. Jesus se alegrou e ficou admirado com a demonstração de carinho e compaixão dos quatro homens. Jesus disse que os pecados daquele paralitico estavam perdoados devido a Fé daqueles quatro homens. Jesus sabia que os lideres religiosos o questionariam, mas era necessário que vissem Suas Obras para que ficassem indesculpáveis em sua incredulidade. Jesus disse ao paralitico: “Filho, os seus pecados estão perdoados”
Ao ouvir estas palavras os lideres religiosos, em seu interior censuraram Jesus e O acusaram de blasfêmia (ofensa grave a Deus). Segundo eles, só Deus pode perdoar os pecados de um pecador. Esta competência é Divina e não humana. Eles criam na humanidade e não na divindade de Jesus. Jesus disse: “Por que vocês estão remoendo essas coisas em seus coração?” a seguir Jesus propôs duas alternativas aos religiosos:
“Que é mais fácil dizer ao paralitico: Os seus pecados estão perdoados, ou: Levanta-se, pegue a sua maca e ande?” Diante do silêncio dos religiosos o Senhor Jesus disse: “Mas, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem na Terra autoridade para perdoar pecados” – Disse ao paralitico: “Eu Lhe digo: Levanta-se, pegue a sua maca e vá para casa.” Ao ouvir essas palavras, imediatamente o paralitico se levantou, pôs-se em pé, colocou sua maca às costas e deixou o local pela porta da frente. Jesus mostrou aos incrédulos que tinha poder para perdoar e também para curar.
Meus amados às vezes é necessário que primeiro os pecados sejam perdoados para que a cura se concretize! Envergonhados os religiosos deixaram o local e a multidão glorificou ao Senhor Jesus.
Aprendemos também que na maior parte das vezes o que precisamos não é a cura do corpo, mas do Perdão. Pois o pecado gera à morte. Jesus sabe da nossa rela necessidade. Necessitamos ser perdoados por Deus, cada um de nós, a cada dia. Não importa se frequentemos uma igreja... a verdade é que nas igrejas existem muitos paralíticos, coxos e leprosos... precisamos da fé verdadeira para que alcancemos o perdão do Senhor. Assim seremos limpos e curados de verdade.
Uma revelação de Jesus Cristo na alma do homem é a única coisa que pode mudar uma pessoa para o BEM.
Testemunho do agir de Deus
Certa vez, um pregador do Evangelho de Cristo estava na África, ele pregava em um Leprosário e todos tinham lepra, uma doença terrível.  Ele disse que entre todas aquelas pessoas, uma senhora já velha lhe chamava a atenção, pois ela tinha uma aparência do mal... era como se estivesse olhando para o Diabo, era como se estivesse olhando um poço de maldade... Quando olhava para ela... Descobriu depois que ela era feiticeira, era uma bruxa. Só Deus sabe quantas pessoas aquela senhora havia matado, pois ela praticava canibalismo. O poder desta mulher era conhecido em toda a região, ela podia fazer quase tudo através do poder de Satanás. E ela estava lá, neste culto ouvindo este missionário pregar a PALAVRA DE DEUS.
O missionário disse que quando começou o apelo o Espírito de Deus agiu e pairou sobre aquelas pessoas leprosas. Seu coração ficou contrito ao ver os ferimentos daquelas pessoas. E de repente o Espírito tocou esta senhora... Ela começou a orar se derramar na presença do Senhor... O missionário chamou o pastor para ver o que estava acontecendo... Ele disse olha pastor esta senhora orando em inglês, ela orava assim: "Perdão meu Jesus pelos meus pecados... Derrama das Suas misericórdias sobre mim... Eu preciso de Ti Jesus... Aceito o Senhor como meu único e suficiente Salvador." O pastor que bênção, o missionário disse pastor o senhor não esta entendendo o que esta acontecendo... Esta senhora não fala nada em inglês e o Espírito esta dando o Dom de linguás estranhas... Que maravilha meus irmãos você pode glorificar ao Senhor?
Conclusão:
Sabe irmãos o Evangelho de Cristo é tremendo! A Palavra do Senhor diz onde abundou o pecado superabundou a Graça... Igreja fale de Jesus pois Ele é capaz de quebrar os aguilhões, as cadeias e as correntes. Não há poder que Ele não consiga mudar ou vencer! Ele liberta o cativo! Ele disse o Espírito do Senhor esta sobre Mim, porque Ele me ungiu para abrir os olhos aos cegos, para libertar os cativos, para a abertura de portas aos que estão presos. Curando os contritos de coração para sarar os que estão feridos e pregar o Ano aceitável do Senhor.
Glórias a Deus
Jesus é a nossa Esperança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário