sábado, 31 de outubro de 2015

Estudos: TEMA: PERDÃO - cura, liberta e restaura

TEMA: PERDÃO - cura, liberta e restaura
Introdução: 
Todos nós passamos por situações adversas em nossas vidas em que somos ofendidos, somos feridos, acusados injustamente, isto produz na nossa vida um mal estar terrível. E algumas pessoas chegam a guardar isto, armazenar isto em sua vida de tal forma que ali se cria uma amargura fruto de uma raiz que acaba nos adoecendo e nos fazendo muito mal. Muitos se escondem numa caverna querendo não acreditar e pensam que o tempo pode curar esta situação, porém o tempo não cura, outros preferem a vingança achando que seria a saída ideal e ai aguardam na espreita uma oportunidade de se vingar, fazendo que o outro sinta o mesmo que ela sentiu, será que isto cura?
O Senhor Jesus nós ensinou que podemos e devemos “PERDOAR”, aliais Ele disse isto na Oração do Pai Nosso, Ele disse que devemos perdoar assim como fomos perdoados... O Evangelho, o verdadeiro Evangelho muda a gente de dentro para fora! Nos da um PODER que nós não tínhamos antes. O Evangelho nos da o Poder de Perdoar. O Evangelho nos capacita a Perdoar. O Evangelho nos mostra que assim como fomos perdoamos, nós também podemos perdoar!
O SIGNIFICADO DE PERDÃO?
A palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir. Significa a liberação ou cancelamento de uma obrigação. Para entendermos o significado desta palavra dentro do conceito bíblico de perdão, precisamos entender que o pecador é um devedor espiritual. Até Jesus usou esta linguagem figurativa quando ensinou aos discípulos como orar: "e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores" (Mateus 6:12). Uma pessoa se torna devedora quando transgride a lei de Deus (1 João 3:4). Cada pessoa que peca precisa suportar a culpa de sua própria transgressão (Ezequiel 18:4,20) e o justo castigo do pecado resultante (Romanos 6:23). Ele ocupa a posição de pecador aos olhos de Deus e perde sua comunhão com Deus (Isaías 59:1-2; 1 João 1:5-7). A boa nova do evangelho é que Jesus pagou o preço por nossos pecados com sua morte na cruz. Quando aceitamos o convite para a salvação através de nossa obediência aos mandamentos de Deus, ele aceita a morte de Jesus como o pagamento de nossos pecados e nos livra da culpa por nossas transgressões. Não ficamos mais na posição de infratores da lei ou devedores diante de Deus. Somos perdoados!
O PERDÃO É CONDICIONAL
É importante entender que o perdão de Deus é condicional. Deus perdoa livremente no sentido que ele não exige a morte do pecador que responde a seu convite de salvação, permitindo que a morte de Jesus pague a pena por seus pecados. Contudo, Deus exige fé, arrependimento, confissão de fé e batismo como condições para o perdão do pecador (Marcos 16:16; Atos 2:37-38; 8:35-38; Romanos 10:9-10). O arrependimento, a mudança de pensamento, precisam ocorrer antes que o perdão divino seja estendido (Atos 8:22).
Deus nos chama a perdoar assim como ele perdoa. Quando alguém peca contra mim, ele se torna um transgressor da lei de Cristo. Eu o considero um pecador. Se ele se arrepende e pede para ser perdoado, eu tenho que perdoá-lo, isto é, libertá-lo de sua culpa como transgressor. Quando eu o perdoo, não o considero mais um pecador. Posso não ser literalmente capaz de esquecer o pecado que ele cometeu mais do que Deus literalmente "esquece" nossos pecados, mas preciso deixar de atribuir a ele a culpa pelo seu pecado. Deste modo, eu o liberto de sua "dívida".
E se o pecador não se arrepender? Tenho que perdoar aquele que peca contra mim, mas não se arrepende? Talvez esta pergunta seja melhor respondida pelas palavras de Jesus: "Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe" (Lucas 17:3-4). Jesus indicou que o perdão deveria ser estendido quando o pecador se arrepende e confessa seu pecado (Mateus 18:15-17). Precisamos também lembrar que Deus sempre exige arrependimento como condição de divino perdão. Deus não exige de nós o que ele mesmo não está querendo fazer.
O PERDÃO É UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL DA VIDA. 
É impossível ter uma vida saudável emocional, física e espiritualmente sem o exercício do perdão. Quem não perdoa não pode orar. Quem não perdoa não pode trazer sua oferta ao altar. Quem não perdoa não pode ser perdoado. Quem não perdoa adoece fisicamente. Quem não perdoa é entregue aos verdugos e flageladores da consciência. O perdão é até mesmo uma questão de bom senso. Quando guardamos mágoa de alguém, acabamos  nos tornando prisioneiros dessa pessoa. Ela nos escraviza e nos mantém em cativeiro. Quando nutrimos mágoa de alguém, esse alguém nos perturba continuamente. Perdoar é a única maneira de quebrar essas correntes e ficarmos livres.
PERDOAR É LEMBRAR SEM SENTIR DOR
A Bíblia diz que Deus perdoa os nossos pecados e deles não mais se lembra. Diz ainda, que devemos perdoar assim como Deus em Cristo nos perdoou. O que significa perdoar e não mais se lembrar? Significa, porventura, amnésia? Absolutamente não! Deus não tem amnésia. Deus sabe tudo e jamais fato algum é apagado da sua memória. Mas, então, o que a Bíblia quer dizer que Deus perdoa e esquece? Significa que Deus nunca mais cobra outra vez aquilo que ele perdoou. Deus nunca mais lança em nosso rosto aquilo que confessamos e abandonamos. Assim, também, quando a Bíblia diz que devemos perdoar como Deus e esquecer, não significa que os fatos que nos machucaram serão apagados da nossa memória. Isso é impossível e nem mesmo depende de nós. As coisas vêm à nossa memória querendo nós ou não. Perdoar e esquecer significa lembrar sem sentir dor; significa nunca mais cobrar da pessoa perdoada a mesma dívida.
COMO POSSO PERDOAR?
O pecado danifica as relações entre as pessoas e prejudica nossa relação com nosso Criador. A pessoa contra quem se pecou frequentemente se sente ferida, talvez irada pela injustiça do pecado cometido. O perdão é necessário para a cura espiritual, mas precisamos preparar nossos corações para perdoar. Precisamos aceitar a injustiça do ferimento, a deslealdade do pecado, e ficarmos prontos para perdoar (ex: Jesus e Estevão; Lc 23:34; At 7:60). Mesmo se o pecador se recusar a se arrepender, não podemos continuar a nutrir a raiva, ou ela se tornará em ódio e amargura (Efésios 4:26-27,31-32). Ainda que o pecador possa manter sua posição como transgressor por causa de sua recusa a se arrepender, seu pecado não deverá dominar meu estado emocional.
E SE O PECADOR SE ARREPENDER? COMO POSSO APRENDER A PERDOAR? 
Jesus contou uma parábola sobre um servo que devia uma quantia enorme (10.000 talentos) ao seu rei (Mt 18:23-35). Ele era incapaz de pagar a dívida e implorou ao rei por compaixão. O rei perdoou-o por sua enorme dívida, mas este servo prontamente saiu e encontrou um dos seus companheiros servos que devia a ele uma quantia relativamente pequena e exigiu pagamento, agarrando-o pelo pescoço. Ainda que o companheiro de servidão implorasse por compaixão, o credor entregou-o à prisão. Quando o rei foi informado dos atos de seu servo incompassivo, irou-se e reprovou este servo, entregando-o aos torturadores até que ele pagasse totalmente sua dívida. É claro que estamos representados na parábola pelo servo que tinha uma dívida enorme. Não há comparação entre as ofensas que temos cometido contra Deus e aquelas que têm sido cometidas contra nós. Jesus observou que, justo como no caso do servo não misericordioso, o Pai não nos perdoará por nossas infrações se não perdoarmos nossos companheiros (Mt 18:35; Mt 5:7). Para nos prepararmos para perdoar, precisamos lembrar que nós mesmos somos pecadores e necessitados do perdão divino (Romanos 3:23). No caso do cristão, Deus já lhe perdoou uma imensa dívida no momento do batismo. Quando nos lembramos da grandeza da dívida que Deus quer nos perdoar, certamente podemos perdoar aqueles que nos devem muito menos em comparação (Efésios 4:32).
Conclusão:
Tem muitas pessoas prisioneiras da magoa dominadas pelo rancor e completamente presas no ressentimento. As pessoas que não conseguem perdoar adoecem, não tem saúde emocional, não tem comunhão com Deus, não tem alegria na vida. Vivem numa prisão existencial!
A única maneira de ser Livre é Perdoando!
O perdão cura, o perdão liberta e o perdão restaura...
O perdão é a assepsia da alma, é a faxina da mente e é a cura das emoções...
Perdoar não é fácil! “É fácil falar em perdão, mais perdoar é difícil”, porém o grande desafio não é falar de perdão, é perdoar.  Perdoar aquela pessoa que machucou você, que falou mal de você, que propositadamente intentou o mal contra você e sua família. Este é o desafio!
Amar a todos é fácil. O desafio é amar os seus inimigos, orar por eles, esvaziar o coração de toda a dor e de toda a magoa e perdoar. Assim como Deus em Cristo nós perdoou... (Cl 3:13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário