sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Esboço de sermão pastor Euzebio: "O sussurro de Deus"

TEMA: “O sussurro de Deus”
Texto Bíblico: Dt 28:1-14; Ef 4:17-32
Introdução:
Quantas sãos as vezes que nos buscamos ouvir a todos, buscamos conselhos com os nossos amigos, familiares, colega de trabalho e até mesmo desconhecidos, enfim quantas vezes. Mais o que nós precisamos verdadeiramente é ouvir a Voz de Deus. Pois quando ela soa em nossos corações é suave... a Voz de Deus é manda, é como a leve brisa que toca em nosso rosto... assim é a Voz de Deus. Lembram do profeta Elias? Ele viveu uma experiência tremenda com o Senhor. Vou resumir esta experiência para que os amados entendam como é necessário estarmos atentos e com os ouvidos treinados para ouvir à suave voz do Senhor. I Reis 18:36-40. Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus! E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou. Elias havia acabado de extirpar de Israel a trágica influencia idólatra dos 450 profetas de Baal e dos 400 profetas do poste ídolo (1 Re 18.19-40). Também, pela oração da fé, trouxe chuva sobre a terra, a qual, pelo espaço de três anos e meio, sofria uma seca sem precedentes (1 Re 18.41,42). O vigor de Elias é fantasticamente demonstrado pelo fato de ele ter corrido à frente do carro de Acabe (v.46), cerca de vinte e cinco quilômetros. Ao chegar em Jezreel, Elias soube que Jezabel tencionava matá-lo (v.1,2). Esta ameaça desencadeou no profeta uma sequencia inevitável de atitudes depressivas. Normalmente, sempre que nos vemos ameaçados por qualquer coisa, assumimos as mesmas atitudes. A ameaça pode ser a possibilidade de falência, o termino de um relacionamento, perda do vestibular, a intriga de um vizinho, uma injustiça, uma enfermidade, até mesmo um trabalho de macumba feito contra você. É incrível como um homem que tinha tido as experiências que Elias teve viesse a se intimidar por algo tão pequeno, em proporção aos desafios que já tinha vencido. O senhor manda sair: “Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o Senhor. Eis que passava o Senhor; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto” (V.11). Deus não nos planejou para depressão ou desanimo: “Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? (v.9)”.  Quando estamos deprimidos não ouvimos a Deus: “cicio”, no hebraico significa murmúrio – “depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranquilo e suave” (v.12). Nossa vocação é para sermos elementos de unção na vida das pessoas: “Disse-lhe o Senhor: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge...” (v.15). Deus está sobre os nossos inimigos, pois foi Ele mesmo quem ungiu os reis que destruiriam as ameaças feitas a Elias – “Disse-lhe o Senhor: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. A Jeú, filho de Ninsi, ungirá rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará” (vs.15-17).
Profeta Samuel – ouviu a Voz de Deus, mas não a reconheceu até que foi instruído pelo sacerdote Eli;
Gideão – teve uma revelação física de Deus e mesmo assim duvidou do que tinha ouvido, a ponto de pedir um sinal, não uma vez, mas três vezes.
Irmãos, temos algo que Gideão e Samuel não tinham: temos a Bíblica completa, a Palavra de Deus inspirada para ler, estudar e meditar. II Timóteo 3:16-17.
Certifique-se de passar tempo proveitoso todos os dias em oração, estudo da bíblia e meditação em Sua Palavra. Quanto mais tempo você passar intimamente com Deus e Sua Palavra, mais fácil será reconhecer Sua Voz. A voz de Deus ensina porque a Palavra dEle é apta para o ensino, é apta para corrigir, porque assim Deus corrige à todos que ama, a Palavra de Deus é a fonte de vida porque nEle há sabedoria. Até mesmo a fraqueza de Deus é mais forte do que toda a força que há na humanidade, por isso Ele nos enviou Seu Filho amado...JESUS CRISTO.
Através de Jesus o Senhor nos cura, nos liberta, através de Jesus Ele derrama a Sua Graça... A Sua misericórdia... “Quão misericordioso e Justo é o Nosso Deus”. Não há mentira nEle e não há como ir ao Pai se não for por Seu Filho Amado Jesus Cristo, porque Jesus é o Caminho, que devemos caminhar; é a Verdade, que devemos crer; é a Vida, que devemos viver! “E nEle há vida em abundância e a Vida Eterna!”. Quando estamos nEle e Ele em nós o Espírito Santo de Deus nos guia, o Espírito Santo nos leva, nos ensina tudo o que é de Deus e tudo o que não agrada a Deus e Ele nos leva à pastos verdejantes, à águas tranquilas, refrigerando a nossa alma. Dando alivio e Paz para todos aqueles que estão cansados e sobrecarregados dando refugio, pois o SENHOR é o nosso socorro bem presente; o SENHOR é a nossa fortaleza. “Quando estou fraco é ao que estou forte” Quando eu reconheço que necessito de Deus é que Ele habita em mim.
Vocês já ouviram o Hino Amazing Grace (tradução: Maravilhosa Graça), quero contar-lhes a história por de trás deste hino. Quem escreveu esta canção foi um homem chamado John Newton, você sabe o que John fez antes de se tornar um cristão? Ele era o capitão de um navio de escravos. E muitos acreditam que ouviu essa musica que se parece muito com um lamento da Africa Ocidenta. E escreveu as palavras “Amazing Grace” e ajustou as suas palavras a uma melodia escrava. Eu vejo essa canção... Eu acredito que Deus quis essa canção escrita. Exatamente da maneira que foi, para que nós fossemos lembrados que há cristãos... seja negros ou brancos, livres ou escravos. Em seus olhos, estamos todos conectados e estamos conectados pela Maravilhosa Graça de Deus!
Em todas as edições desta canção, sabe o que diz? Letra: John Newton; Melodia: Desconhecido
Eu falo para o Senhor, quando eu chegar no céu eu quero encontrar Abraão, Isaque e Jacó, mas eu quero encontrar aqueles escravos chamado “Desconhecido”  que sussurraram esta melodia, que Deus usou para ganhar a alma do capitão do navio... Sabe os escravos eram proibidos de cantar, principalmente louvores à Deus, era permitido apenas “sussurrar”. Aqueles sussurros que John Newton ouviu foi o suficiente para Deus derramar da Sua misericórdia  e fez John cair de joelhos para orar a Deus, com o coração arrependido pedindo por misericórdia. John creu num Deus que ouve a oração feita mesmo pelo pior dos homens. Após isso John se tornou o maior pregador do Evangelho de Cristo e um dos maiores compositores de hinos de louvores a Deus. Em 1772 ele escreveu o hino o qual a melodia havia aprendido com os escravos e chamou o hino de “Revendo a Fé e expectativa” o qual veio se chamar “Amazing Grace”, ou seja, Maravilhosa Graça. Quando abro meu coração e reconheço que necessito de Deus, Ele entra e revela tão Boa, e Perfeita, e Agradavel é a Sua Vontade. O Senhor é o braço forte que sustenta à tudo e à todos por isto devemos ser como crianças inocentes perante o SENHOR, mas adultos para o seu entendimento para praticar aquilo que o Senhor nos ensina. A Sua Palavra nos diz exatamente o que devemos e o que não devemos fazer...
Ilustração:
Certa vez um jovem convidou seu amigo que morava numa cidadezinha do interior para vir passear em sua casa na cidade grande (capital). Eles estavam passeando pela cidade, próximo a uma praça, o rapaz do interior disse: Eu ouvi um grilo! O seu amigo admirou-se e disse: Não é possível, com todo este barulho de trânsito, as pessoas falando e você me diz que ouviu um grilo, esta de brincadeira! Então o rapaz chegou perto de uma planta separou as folhas e mostrou um grilo... O amigo, como você conseguiu ouvir o grilo? Ele disse que o seu ouvido estava treinado para ouvir o som da natureza, dos animais... E pediu algumas moedas, então lançou ao chão e quando elas tocaram o chão e fizeram barulho as pessoas logo se voltaram para ver as moedas. Então ele concluiu esta vendo seus ouvidos estão treinados para ouvir o som do dinheiro... Assim amados precisamos treinar nossos ouvidos para Ouvir a Voz de Deus.
“A voz de Deus não é ouvida senão por aqueles que têm o ouvido sensível. Muitas vezes acorreria da vida e as agitações da nossa alma não nos permitem ouvir a Voz de Deus. Aqueles que aquietam o coração e se deixam tocar pelo Espírito Santo, escutam o Sussurro de Deus.
CONCLUSÃO:
Oh Senhor devemos te buscar com todas as nossas forças, devemos Ama-Lo com todo o nosso entendimento, com todo o nosso ser, com toda a nossa lama e se por algum momento nós tentarmos correr com as nossas próprias forças, tentarmos sermos independentes certamente iremos cair... Então Deus pedimos que o Senhor nos pegue pelo Braço nos levante, enxugue as nossas lágrimas e nos perdoe, ensina-nos a sermos dependentes de Ti.
Jesus disse: “As minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu conheço-as, e elas Me seguem” João 10:27
Se queremos ouvir a Voz de Deus, devemos passar tempo com Ele todos os dias. Assim teremos COMUNHÃO, INTIMIDADE. Amém



Nenhum comentário:

Postar um comentário