quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Olhar Feminino das Escrituras: Dons Espirituais


O ESPÍRITO SANTO E OS DONS ESPIRITUAIS 
Após Jesus ter cumprido cabalmente aquilo que o Pai determinou, retornou aos Céus, deixou uma promessa que encontramos em: Atos 1.8, - “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Este Espírito Santo da promessa é que tem dado poder para a igreja e tem capacitado os crentes através da concessão de Dons Espirituais, conforme lemos em:  1 Coríntios 12.1 e 4, - “Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons que o Espírito Santo dá.” ... “Existem tipos diferentes de dons espirituais, mas é um só e o mesmo Espírito quem dá esses dons”. Cabe a nós, crentes fiéis em Jesus Cristo, buscar os dons para realizar o serviço da agência do Reino de Deus na terra, a igreja, com a única e suficiente finalidade de edificar esta mesma igreja – Corpo de Cristo, conforme: 1 Co 14.12, - “Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja.”
DONS ESPIRITUAIS 
1 Coríntios 12.7 e 11 – “A manifestação do Espírito é concedida a cada um, visando a um fim proveitoso. (...) Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.”  Os Dons Espirituais são capacitações divinas, concedidas àqueles que o temem e querem realmente servi-lo. Estes dons (capacitações) são distribuídos entre o povo de Deus pelo Santo Espírito, para serem usados para propósitos espirituais, visando uma contribuição relevante e significativa na obra da edificação da Igreja, que é o Corpo Espiritual de Cristo. Cada crente possui pelo menos um dom espiritual, logo, cada crente é um ministro (servo). Deus nos concede estes dons ou capacitações, para melhor servirmos uns aos outros. Uma grande prova do uso correto dos Dons Espirituais é o resultado que redunde na glória de Deus e na edificação de outros, com isso proporcionando também a edificação daquele que serve. Quando verdadeiramente desejamos servir a Deus, Ele mesmo nos orienta para aquilo que de melhor podemos fazer para glorificá-lo, e deste modo também edificar a igreja. 1 Coríntios 14. 12 – “Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja.” (...) “Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. E eu lhes mostrarei um caminho sobremodo excelente.”
DESCUBRA O SEU DOM
Definições de Vinte e Um dons do Espírito
Relacionamos abaixo definições baseadas nos serviços do tabernáculo e templo, bem como conceitos mais antigos encontrados no novo testamento precedentes de alguns dos mais comuns dos dons que nós vemos e admiramos na igreja (corpo de Cristo). Estão relacionados de tal modo a evitar qualquer sugestão de ordem de importância:
ADMINISTRAÇÃO – O dom do Espírito que concebe e supervisiona planos para o trabalho de Deus, trazendo progresso à causa e condições (materiais e humana) para que sejam administrados.
MÚSICA – É o dom para compor, adaptar, arranjar, reger, e apresentar musicas que louvem e exaltem a Deus. Este dom coopera com os demais dons, embelezando a pregação, o serviço e o processo ensino/aprendizado na igreja e na vida diária. Procura auxiliar nas diversas decisões na vida com Jesus, convidando, inspirando, motivando e cativando.
CONHECIMENTO – O dom concedido pelo Espírito capacitando o crente a reter conhecimento. Geralmente está (ou deveria estar) associado ao dom de ensino.
DISCERNIMENTO – É o dom de perceber o espírito que move as pessoas. Por “intuição” (Espírito Santo) percebe o estado espiritual de outros e ministra conforme a necessidade. Associado ao dom de exortação.
ENSINO – O dom para conceder instrução espiritual às pessoas (membros da igreja ou não) de modo que o evangelho seja compreendido e seguido, promovendo crescimento espiritual e unidade na fé.
CURA E SAÚDE – É o dom de entender o funcionamento do corpo humano, discernir doenças, aplicar tratamento e ajudar o doente a cuidar de seu corpo para que tenha saúde. Pode estar associado ao dom de milagres.
EVANGELISMO – O dom do Espírito para compartilhar o Evangelho e ver os descrentes se encontrarem com Jesus, unindo-os como membros responsáveis à igreja.
EXORTAÇÃO – O dom do Espírito que traz conforte, encorajamento e instrução àqueles que precisam de alguma ajuda, cura interior e nos relacionamentos. Ouvir e aconselhar oportunamente é a marca deste dom.
– O dom do Espírito para reclamar as promessas de que serão cumpridas. Está baseado num profundo conhecimento de Deus e de seu modo de agir encontrado na Bíblia.
HOSPITALIDADE – O dom do Espírito para acolher o abandonado e necessitado, fazendo com que cada pessoa sinta-se querida e confortável. Habilidade de amar e servir desinteressadamente.
ORAÇÃO INTERCESSÓRIA – Pessoas são chamadas para se importar e interceder em oração por outras, por atividades internas e externas à igreja. É o dom de apoio ao evangelismo e ao pastorado.
LIBERALIDADE – O dom do Espírito para dar liberalmente, com alegria, e com regularidade às necessidades da igreja e de indivíduos. Todos são chamados a dar, mas o dom capacita para mais.
LIDERANÇA – É o dom de envolver pessoas em uma visão, estabelecer objetivos, desenvolver estratégias para alcança-los e vê-los realizados para a edificação da igreja; trazendo crescimento do Reino de Deus.
MISERICÓRDIA/SOCORRO – O dom do Espírito para se ter sensibilidade aos sentimentos e necessidades dos outros, dando-lhes auxilio que traz conforto e cura.
MISSIONÁRIO/APOSTOLADO – É o dom para compartilhar o evangelho de maneira eficaz noutro país, adaptando-se com espontaneidade e facilidade á diferentes culturas, climas e circunstâncias. Muitas vezes está associado ao dom de línguas.
PASTORAL – O dom do Espírito para ministrar, tanto direta como indiretamente, a todas as necessidades de cada membro da congregação e a pessoas que necessitem ser pastoreadas. Está ligado com o dom de exortação, da palavra, da sabedoria, da misericórdia e da liderança (entre outros).
PROFECIA – É o dom através do qual o Espírito transmite conselhos e instruções para a igreja por meio de visões e sonhos. Deus manifesta a Sua vontade através deste com (Amós 3:7) para um grupo menor ou para a igreja como um todo. A inspiração profética pode ser usada por Deus como e quando Lhe apraz.
SABEDORIA – Dom que habilita para o entendimento de pessoas e/ou a igreja em partes e como um todo em sua complexidade, trazendo solução para problemas, libertação, harmonia, progresso e crescimento.
LÍNGUAS – É o dom pelo qual o Espírito capacita pessoas a falarem outras línguas, quer seja facilitando o aprendizado, quer habilitando a comunicação quando houver necessidade. Associado ao dom de missão.
CRIATIVIDADE ARTÍSTICA – É o dom de Deus para criar, restaurar, e distribuir na igreja peças artísticas, quer sejam quadros, arranjos com plantas, combinação de cores e materiais que propiciem beleza e inspirem a adoração.
HABILIDADE MANUAL – Dom de servir nas coisas pequenas, que não aparecem e são reputados como trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário