quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Curiosidades Bíblicas: Quem se juntou à conspiração de Adonias e quem permaneceu leal a Davi?

Foi um contraste o destino dos que se rebelaram com os dos que permaneceram leais a Davi, o líder designado  por Deus. Adonias, o líder da conspiração, teve uma morte violenta (1 Reis 2:25). Os que se rebelam contra os líderes do Senhor levantam-se contra o próprio Deus.
Juntaram-se a Adonias...
JOABE (1:7) – Brilhante general militar e comandante do exército de Davi. Demonstrou continuamente sua convicção de que o assassinato a sangue-frio era tão aceitável quanto uma batalha empreendida de maneira justa. Mais tarde Salomão mandou executá-lo.
ABIATAR (1:7) – Um dos dois sumos sacerdotes sob o governo de Davi. Era filho de Aimeleque que ajudara o filho de Jessé, o qual prometeu protege-lo. Abiatar retribuiu ao rei com sua deslealdade. Mais tarde Salomão o baniu, a fim de cumprir a profecia de que a linhagem sacerdotal de Eli terminaria (1 Samuel 2:31).
JÔNATAS (1:42) – Filho de Abiatar. Ajudou Davi a deter a rebelião de Absalão (2 Samuel 17:17-22), mas apoiou a rebelião promovida por outro filho do rei.
OS CAVALEIROS (1:5) – Contratados por Adonias, eram aparentemente mais leais ao dinheiro do que a seu rei.
50 CORREDORES (1:5) – Recrutados para dar a Adonias uma aparência “real”.
Permaneceram com Davi...
ZADOQUE (1:8) – Outro sumo sacerdote sob o governo de Davi. Sua lealdade deu-lhe o privilégio de coroar o novo rei. Tornou-se o único sumo sacerdote sob a gestão de Salomão.
BENAIA (1:8) – Distinguiu-se como um grande guerreiro. Comandou uma divisão do exército de Davi – mais de 24 mil homens. Por ser um dos trinta, também se tornou o encarregado dos guarda-costas do rei. Mais tarde Salomão o promoveu a comandante-chefe do exército.
NATÃ (1:8) – Proeminente profeta de Deus durante o reinado de Davi. A Bíblia diz que escreveu uma história sobre este rei e seu filho Salomão.
SIMEI (1:8) – Este homem era provavelmente o Simei que foi recompensado por Salomão e designado governador distrital de Benjamim (4:18). (Este não é o mesmo que amaldiçoou Davi em Baurim e causou sua própria morte sob o governo de Salomão).
REI (1:8) – Mencionado somente aqui. Possivelmente era um oficial do exército.  Este nome significa “e seus amigos”.
OS GUARDA-COSTAS DE DAVI (1:8,10) – O exército de Davi era muito organizado, tinha várias divisões diferentes de soldados. É suficiente saber que muitos lideres permaneceram leais a seu rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário