sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Esboço de Sermão pastor Euzebio: "Desprezando a Primogenitura"

“Desprezando a Primogenitura”
Texto Bíblico: Gênesis 25:21-34
Esta é uma narrativa bíblica que aconteceu muito tempo atrás. O interessante é que ela diz respeito aos dias atuais. O texto demonstra que Esaú e Jacó eram irmãos gêmeos e destaca algo interessante: “Os filhos lutavam dentro do ventre da mãe”. Esaú saiu primeiro e depois saiu Jacó segurando o calcanhar de Esaú.  Incrível né... Parece que Jacó já estava determinado a conquistar este Direito de Primogenitura na vida dele. Porque este direito era dado a todo PRIMOGÊNITO.
Primogênito – é aquele que nasce primeiro, ou seja, o filho mais velho. Esta condição lhe dava os direitos mais expressivos, por exemplo:
- Se o pai falecesse e deixasse uma fazenda de herança, o primogênito iria ficar com a maior parte da fazenda na divisão dos bens;
- O primogênito também tinha o direito de exercer na ausência paterna a Liderança Espiritual da sua casa, da sua família;
- O primogênito tinha também direito neste caso muito mais apropriado as Bênçãos de Abraão. A Bênção de Deus que estava sobre a vida de Abraão, ou seja, HERDADE!
Mais o que nos espanta é o fato de Esaú desconsiderar, desprezar segundo o texto e abrir mão daquilo que tinha DIREITO... E ele faz uma colocação absurda e que este absurdo pode ser a colocação de muitos crentes da atualidade. Ele disse: “De que me serve este direito, se estou cansado, se estou com fome?” Você sabe irmão o que ele estava dizendo? Promessa de Deus, autoridade espiritual, herdade... nada disto tinha importância para ele... ELE DESPREZOU!
E ele vendeu este direito de primogenitura.
Jacó, astutamente, ele compreendia a importância de ser o líder de exercer a liderança espiritual, ele sabia da importância de ter o direito as Promessas de Deus sobre a vida dele e era como se ele estivesse dizendo assim: “Tudo aquilo que Jesus conquistou na Cruz é meu de Direito, é minha herança, e eu não abro mão.”
A Bíblia diz que Jacó foi feito, foi transformado em Israel e Israel é a Nação que o Senhor escolheu e lá no Velho Testamento diz que Israel é Primogênito de Deus, de que forma? Foi a primeira Nação que Deus escolheu entre todos os povos da Terra para representa-Lo, para exercer autoridade espiritual sobre a Terra, para que fosse o Reflexo da Presença de deus no meio daquele povo. Assim também, isto é, aludido à IGREJA do Senhor Jesus Cristo. Em Hebreus 12:23 fala à este respeito.
“Á Universal  Assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados”
Nós somos uma geração de primogênitos de Deus, porque nos somos a Igreja de Cristo!
O Senhor esta falando que Ele entregou à igreja e também a você de maneira individual o Direito de Primogenitura para que você possa exercer a Sua Autoridade Espiritual sobre a Terra.
Esaú – durante sua juventude e maturidade não ficava em sua casa, ele cresceu um homem materialista. Sua preocupação maior era com coisas da terra.
Jacó – era o oposto de Esaú, vivia uma vida simples, caseira, e por viver em casa pode desfrutar do aprendizado com sua mãe e pai, aprender sobre as coisas do povo Hebreu, a história de seu avô (Abraão), a história do sacrifício de seu pai, Isaque, enfim, cresceu ouvindo sobre Deus.
Quantos de nos, na igreja, crescemos em nossa vida espiritual longe de Deus. Assim como Esaú, ficamos “fora” o tempo todo, buscando coisas que possam nos satisfazer. Ora, o crescimento está na Casa do pai, é o Discipulado, é o dia a dia, é a submissão, enfim é a comunhão com a igreja que nos faz crescer.
Satanás conseguiu roubar do homem tudo o que ele tinha de valor, mas Jesus Cristo conquistou de volta todo “Patrimônio Espiritual” para os Filhos de Deus, para os Herdeiros legítimos do Pai Eterno.
“Se Fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” Apocalipse 2:10
Meus irmãos Jacó não teve nada a ver com o fracasso de Esaú. O problema de Esaú era seu espirito mundano. Esaú tinha o direito de receber a bênção da primogenitura, essa benção significava a Presença de Deus. O que deixou Deus irado com Esaú foi exatamente o desprezo de Esaú com o que significava a Bênção da Primogenitura. Muitas vezes somos como Esaú, impacientes, tentamos conseguir algo por nosso próprio esforço, e não esperamos pelo Tempo do Senhor. Isso nos impede de receber a Sabedoria de Deus e perdemos Bênçãos maravilhosas que Ele providenciaria no tempo dEle. Eclesiastes 3:1 diz que há um Tempo determinado para todas as coisas”
Não troque aquilo que Deus tem reservado para você “Direito de Primogenitura” por algo momentâneo “Prato de lentilhas”.
O mundo oferece uma alegria passageira, riquezas e sucesso!
Deus te oferece o que é Eterno, a VIDA ETERNA!
Conclusão:
Em I Reis 21 fala que o rei Acabe quis comprar a vinha de Nabote, porém Nabote se recusou a vender sua herança... Assim como Nabote que saibamos valorizar a Herança que Deus nos deixou através de Seu Filho Jesus Cristo. “Sede sóbrio, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar.” I Pedro 5:8
Não desprezemos, não desperdicemos a Herança Celestial que o Pai nos deixou!
Valorizemos tal herança, pois são bênçãos que acompanham tão Grande Salvação.
“Venho sem demora. Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” Apocalipse 3:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário