sábado, 16 de janeiro de 2016

Curiosidades Bíblicas: Templo de Salomão em Israel (960 - 586.a.C)



O Templo de Salomão foi o primeiro Templo em Jerusalém, e teria sido construído no século XI a.C, o local foi um lugar de culto religioso judaico central para a adoração a Javé, Deus de Israel, neste local eram feitos sacrifícios. O Templo de Salomão teria como objetivo guardar a Arca da Aliança, por isso o Rei Davi da tribo de Judá desejou construir essa casa para Jeová, a construção foi negada por Deus, dando apenas permissão a Salomão para que o mesmo construísse o templo. O Rei Salomão começou a construir o templo no quarto ano de seu reinado seguindo o plano arquitectónico transmitido por Davi, seu pai, depois terminada a construção do magnífico templo, a Arca da Aliança foi depositada no Santo dos Santos. O Templo de Salomão foi destruído por Nabucodonosor II da Babilônia, em 586 a.C, todos os seus tesouros foram levados para Babilônia, depois em 4 d.C. o rei Herodes, o grande, reconstruiu o templo que também foi destruído pelo general Tito em 70 d.C. Atualmente o Templo de Herodes é o Muro das Lamentações, local considerado pelos judeus ortodoxos como lugar de oração.
O templo de Salomão era algo muito belo de se ver. Levou sete anos para ser construido e era um edifício magnifico que continha ouro, prata, bronze e cedro. Esta casa dedicada a Deus foi inigualável a descrição é encontrada em I Reis 6 e 7 e II Crônicas 2 - 4.
Havia dois locais específicos e importantes:
Lugar Santíssimo (ou Santo dos Santos) - onde ficava a Arca da Aliança
Lugar Santo (aproximadamente 15 metros de altura) - continha 10 mesas revestidas de ouro para o pão da proposição, 10 castiçais de ouro e o altar do incenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário