segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Esboço de sermão pastor Euzebio: "Eis que o semeador saiu a semear"

“EIS QUE O SEMEADOR SAIU A SEMEAR”
Texto Bíblico: Gênesis 26:12-13; Mateus 13:3 e Lucas 8:11
A Palavra diz que Isaque semeou naquela terra... Que terra? Isaque estava numa terra desértica, numa terra árida, uma terra sem água... Você tem noção da dificuldade de Isaque de plantar num local que não tem água e todos nós sabemos que a água é vital para surgimento de vida. Num deserto rochoso, cheio de pedras, pedregulhos e cascalhos. Era uma terra onde nada prosperava, onde nada crescia... Mas a Palavra esta dizendo que ele “Semeou” naquela mesma terra e “Colheu”, ou seja ele não perdeu a SEMEADURA. “O trabalho no Senhor não é em vão”. Ele colheu naquele mesmo ano, ou seja, não foi um projeto de longo prazo, mais de curtíssimo prazo.
Naquele mesmo ano, colheu cem vezes mais!
Agora eu pergunto porque Isaque colheu naquela terra árida?
- Porque o SENHOR o abençoava!
Meus irmãos esta palavra é para nós da ICCO neste ano de 2016 e para todos aqueles que querem dar frutos. Se você crê dê um Glórias à Deus... Segundo a lei da Semeadura: O que plantamos colhemos!
Então temos que vigiar e nos atentar naquilo que estamos semeando. E será preciso aprender a semear, não é de qualquer maneira.
Aprendendo a Semear conforme a Bíblia:
Quando observamos o Semeador lançando a semente na Terra, aprendemos muito sobre a vida. O ato de Semear nos ensina sobre nossos sonhos e projetos. A relação do semeador com a semente e desta com o solo, pode ser comparada com nossa vida, nossos sonhos e a Bênção de Deus. O que você tem semeado? Vamos refletir sobre o ato de semear.
1- Abrir mão da semente (João 12:24): a primeira coisa que acontece com a semente plantada é que ela fica soterrada. Ninguém mais a vê. Mais o semeador sabe que ela está debaixo da terra e espera seu ressurgimento pacientemente. A semente morre debaixo da terra, incha e depois brota vida. Embora ninguém saiba ou enxergue o que estamos fazendo precisamos continuar semeando, certos de que um dia vamos colher.  Para semear é preciso abrir mão da semente!
2- Suportar as dificuldades (Salmos 126:5-6): o semeador sabe que não é fácil plantar. Semear é algo trabalhoso e muito cansativo. A terra deve ser preparada e o lugar do plantio deve ser escolhido corretamente. Enquanto faz isso, o semeador, soa, suspira e se esforça. A motivação de quem planta é colher no futuro. Por mais difícil que seja, vale a pena semear! Para semear é preciso resistir as dificuldades!
3- Esperar o tempo certo (Eclesiastes 3:2): o agricultor sabe o tempo certo de cada planta. Desde a estação correta para o plantio, o momento certo para adubar, carpir e colher. Quando chega a hora certa de cada momento, o semeador não perde tempo. Se o agricultor deseja colher várias vezes durante o ano, deve plantar sementes para colher em todas as épocas. Se passarmos um tempo sem plantar também passaremos um tempo sem colher. Hoje colhemos o que plantamos no passado e no futuro colhemos o que plantamos agora. Por isso, devemos plantar o tempo todo!
4- Respeitar o processo (Marcos 4:26-29): a semente saudável segue um processo natural de germinação e crescimento. O agricultor não pode interferir neste processo. Deve esperar cada etapa da espécie cultivada. Não adianta tentar adiantar as coisas, como colher antes da hora. Precisamos aprender que muitas coisas seguem um processo natural e que na hora certa as coisas vão fluir. Para semear é preciso respeitar o processo da planta!
5- Observar o crescimento (Mateus 13:31-32): o semeador observa o crescimento da planta. Muitas vezes nem vemos, mas a planta está crescendo. Até enquanto dorme, a lavoura está progredindo (Sl 127:2). O prazer do agricultor é contemplar sua seara repleta. O pessimismo, muitas vezes nos impede de reconhecer o crescimento de nosso projeto. Continue plantando... O terreno está sendo preparado e quando estiver bem a semente brotará e você terá uma Grande Colheita. Para semear é preciso observar o crescimento da planta!
6- Saber que a Colheita é proporcional ao plantio (II Coríntios 9:6): o semeador sabe que colherá o que plantou na proporção em que semeou a terra. Esta é a Lei da Semeadura e da Colheita: “Pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” Galatas 6:7. A colheita é proporcional ao plantio! Quanto mais você planta, mais poderá colher. Para semear é preciso saber que a colheita será proporcional ao plantio!
7- Dependência de Deus (I Coríntios 3:7-8): o semeador pode preparar o solo, plantar, carpir, adubar a terra e até regar mas não pode fazer a planta nascer, crescer e frutificar. Somente Deus pode dar à vida! Precisamos continuar semeando o melhor possível. “Deus é Aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento, também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça.” II Coríntios 9:10. Para semear é preciso depender de Deus!
CONCLUSÃO:
Deus é o maior interessado em fazer frutificar os seus sonhos, projetos...
“O semeador semeia a Palavra”
Não poderíamos esquecer-nos de falar desta semente que é a Palavra de Deus. Em tudo o que fazemos, devemos usar a Palavra do Senhor. Deus não se esquece de Sua Palavra para cumprir. (Jeremias 1:12). Semeie a Palavra de Deus onde passar porque o SENHOR fará que a Sua Palavra não volte vazia (Isaias 55:11). Se queremos colher precisamos aprender a semear. Primeiramente abrindo mão da semente que será lançada na terra, depois suportar as dificuldades do cultivo, esperar o tempo certo da planta, respeitar o processo observando o crescimento, saber que a colheita será proporcional ao plantio e principalmente depender exclusivamente de Deus em tudo.
Irmãos vamos SEMEAR A PALAVRA DE DEUS!
Amém


Nenhum comentário:

Postar um comentário