segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Estudos: Como adorar verdadeiramente ao Senhor?

A verdade é que não nascemos neutros. A Palavra de Deus nos diz que nascemos prejudicados pelo pecado e herdamos de nossos pais as tendências para a prática do mal. Por Natureza, “somos filhos da ira” Ef 2:3. Por isso é que Jesus disse a Nicodemos que ele deveria “Nascer de Novo” Jo 3:3. Isto, é nascer espiritualmente. E para que isso aconteça, é necessário conhecer a Deus, Sua Palavra e Sua Vontade para conosco. O Livro de Deuteronômio, no capitulo 6, versos 4-7, traz os passos necessários para que, em cada família, haja adoração e devoção genuínas a Deus. São eles: OUVIR; AMAR E INCULCAR.
OUVIR (Dt 6:4): esse é o passo inicial e básico. Tudo começa com ele. Ouvir, aqui, significa “prestar atenção” à Palavra de Deus , dando a ela a devida consideração. A leitura da Santa Bíblia é a maneira de entrarmos em contato com Deus e Sua Vontade. É o meio de conhecermos a Deus, saber quem Ele é, o que Ele fez e faz e Seus planos para cada ser humano. Nela, vemos delineado o plano da Salvação e quanto custou a Deus a implementação desse plano – a morte de Seu Filho na cruz do Calvário. Entendemos, ainda, que a salvação, conseguida por tão alto preço, nos é oferecida de graça, “porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” Ef 2:8. Se ouvirmos a Palavra de Deus, lendo-a com a devida atenção, certamente O conheceremos e, ao compreendermos o que Ele faz para nos manter e o que fez para nos salvar, nós o amaremos.
AMAR (Dt 6:5,6): Esse passo é consequência do anterior. Ninguém ama de verdade a quem não conhece. Mas se conhecemos alguém que nos ama tanto, a ponto de morrer em nosso lugar, como não amar essa pessoa? E fpi exatamente isso que Deus, na pessoa de Seu Amado Filho, fez por nós. E esse amor “nos constrange” II Co 5:14, ou seja, nos impele a contar dele para outras pessoas, começando com aquelas mais próximas de nós – o marido, a esposa e os filhos.
INCULCAR: é o mesmo que gravar na mente. Os pais israelitas deveriam gravar os mandamentos de Deus na mente de seus filhos através da repetição constante. E isso devia ocorrer em qualquer lugar, tanto “assentado em casa”, quanto “andando pelo caminho” e em qualquer tempo, tanto “ao deitar-te” quanto “ao levantar-te” Dt 6:7. A expressão “ao deitar-te e ao levantar-te” remete aos cultos vespertinos “à tardinha”, e matutinos “cedo, antes de ir para o trabalho, para a escola e outras atividades”. Interessante é a ligação entre esses três verbos: ouvir, amar e inculcar. O escritor bíblico tinha em mente a estreita relação entre eles. Se quisermos adorar verdadeiramente a Deus e levar nossos filhos a fazer o mesmo, primeiro devemos “ouvir” a Palavra de Deus. Nela vamos conhecer quem é Deus e o que Ele deseja que façamos. Ao conhece-Lo e percebermos Seu grande amor por nós, nossa reação será amá-Lo e fazer Sua vontade. E se nós O amamos, falaremos dEle   a todos, especialmente aos que estão mais próximos de nós. Qual será a causa da nossa timidez ou falta de vontade de falar de Deus e Seu plano da salvação? Talvez seja porque não O conhecemos nem O amamos o suficiente. Quem ama conta aos outros sobre o ser amado; não dá para ficar calado quando se ama. Deus no ajude a tomar tempo para lermos a Bíblia e meditarmos em seus grandes temas, especialmente no maior deles, O PLANO DA SALVAÇÃO, e sobre o preço que Deus pagou para nos resgatar da condenação e nos oferecer gratuitamente a salvação. Que essa leitura nos leve a conhecer melhor esse Ser tão Grandioso e Amoroso, que teria vindo morrer se apenas uma pessoa aceitasse seu oferecimento de Salvação. Que esse conhecimento redunde em amor a Ele. E que esse amor nos leve a contar para todo mundo, especialmente aos nossos familiares, sobre quão precioso amigo encontramos em Deus, exemplificado na vida de Seu Filho Jesus Cristo.
Fonte: pr. Ozeas C. Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário