segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Esboço de sermão pastor Euzebio: "Tendo parte com Cristo"

“Tendo parte com Cristo”
Texto Bíblico: João 13:1-20
Introdução:
Na quinta-feira antes da Páscoa Judaica, Jesus enviou dois discípulos para preparar a Ceia Pascoal (Hoje Jesus é a nossa Páscoa e ceiamos com Ele todo o 2º Domingo no mês aqui na ICCO). Jesus sabia que estava vivendo Seus últimos dias na Terra e tendo amado os Seus que ficariam no mundo, amou-os até o fim. Significa dizer que Jesus estava firme em Sua Decisão de sofrer todas as dores da crucificação para nos salvar. Depois da Ceia, Jesus fez um gesto que tomou de surpresa os discípulos. Ele Se levantou da mesa, tirou Suas vestes, tomou uma toalha, amarrou na cintura, colocou água numa bacia e começou a lavar os pés de Seus discípulos. O que precisamos entender que mandar um SERVO lavar os pés dos visitantes era costume de muitas civilizações antigas, inclusive da judaica e fazia parte da hospitalidade, pois naquela época não havia calçamento nas ruas e como as pessoas usavam sandálias nos pés, eles ficavam sujos de poeira. Jesus lavou os pés de alguns discípulos, ai chegou a vez de Pedro. Pedro, ficou assustado com aquele gesto de humildade, Pedro sabia que somente os servos faziam este trabalho e disse: “Senhor, Tu lavas-me os pés a mim?” Jesus respondeu que aquele gesto só seria entendido depois por Pedro.  Porém Pedro insistiu: “Nunca me lavarás os pés”. Ao que Jesus respondeu: “Se Eu te não lavar, não tens parte comigo” Pedro não entendeu o que Jesus estava fazendo, mais queria fazer parte de Cristo. Para demonstrar que Pedro não havia entendido olha o que ele disse: “Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.” Então Jesus esclareceu e disse a Pedro: “Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos”.
Quem está limpo? – Todo aquele que reconheceu Jesus como Seu Salvador ficou limpo do pecado que originou a separação do homem e Deus, pecado este que condenou a humanidade à Morte Física e Espiritual. Algumas horas depois Jesus consumaria a obra da salvação através do Seu Nome, todo o que crer está salvo do inferno. Foi para esta missão especifica que Jesus veio ao mundo e entregou Sua vida na cruz. Através do sangue de Jesus todos os nossos pecados são perdoados e ficamos limpos, portanto a lavagem do espírito foi feita na cruz, com sangue, de puro cordeiro. Os pés, contudo, dia após dia necessitam de “tirar a poeira”. Entregar os pés para Jesus lavar, implica: Intimidade, refrigério e santificação!
É a caminhada diária do cristão, sendo renovada pela comunhão.
CHAMA-MO-NOS DE PAI, ELE, NOS CHAMA DE FILHOS!
Irmão não faça-mos como Pedro, que impôs distância. Levantou um muro: “Nunca, me lavarás os pés”. Isto seria a morte! O pó, dos pés, ganhando proporções irremovíveis, petrificando o corpo inteiro. Se aceitamos Jesus de todo o nosso coração e nos arrependemos dos nossos pecados, isto significa que o pecado não faz mais parte da nossa vida diária ele acontecerá acidentalmente em nossas vidas, como a poeira de ruas sem calçamento. Jesus lavou os pés dos Seus Discípulos e disse que eles já estavam limpos, mas não todos. Ele se referia a Judas Iscariotes que sairia dali para entrega-Lo aos Fariseus. Depois de lavar os pés de todos! Jesus explica o que fez: “Entendeis o que Vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque Eu o sou. Ora se Eu, Senhor e Mestre, vos laveis os pés, vós deveis também lavar os pés uns dos outros. Porque Eu vos dei o exemplo, para que, como Eu vos fiz, façais vós também.” A lição não era literalmente lavar os pés uns dos outros, mas servir uns aos outros da mesma forma como Jesus os serviu. Jesus se despojou de Suas vestes de Rei da Glória, cingiu-Se com uma toalha e ficou de joelhos, como faziam os servos, lavando os pés empoeirados dos discípulos. Jesus estabeleceu um padrão de conduta para todos aqueles que o Amam e o Seguem, veja: “Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o Seu senhor, nem o enviado maior do que Aquele que o enviou” João 13:16, ou seja, se Ele que é Deus serviu a simples homens, nenhum de nós pode ser maior que o Nosso Senhor e temos o dever de servir uns aos outros.
CONCLUSÃO:
A cerimônia do Lava Pés passou a fazer parte das comemorações da Semana chamada Santa. É um belo simbolismo de serviço e humildade, mas é preciso que a lição não fique apenas na beleza da cerimônia. Lavar os Pés do outro, implica, Viver o Evangelho, Imitar o Mestre, proporcionando refrigério ao cansado, ajudando-o na caminhada. Se a vida de Cristo, habita em nós, não existirá barreiras para “Tirarmos a poeira” dos que nos entregam os pés. A água é o Espírito Santo de Deus; ele limpa, purifica, conduz a caminhos planos, nos quais os pés não se atolam.
Irmãos que a cada dia, entreguemos nossos pés ao mestre e que nós prossigamos, lavando os pés uns dos outros. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário