segunda-feira, 14 de março de 2016

Esboço de Sermão pastor Euzebio: "Mães de joelhos filhos de pé - A Viúva de Naim"

“Mães de joelhos filhos de pé – A viúva de Naim”
Texto Bíblico: Lucas 7:11-17
Introdução:
Em muitas passagens bíblicas, vemos as pessoas irem até Jesus em busca de um milagre, algumas se humilharam, outras clamaram pelo Nome de Jesus, mas nesta passagem vemos algo incomum, vemos o próprio Jesus tomando a iniciativa para agir na vida de uma pobre viúva. Sabe qual foi a atitude dela? Ela não clamou, não se humilhou e nem tocou em Jesus, porém ela estava CHORANDO pela morte de seu filho. Isto comoveu o Senhor Jesus, pois Ele nos ama e se preocupa conosco, Ele não tem prazer no nosso sofrimento e muito menos na nossa dor. Meus irmãos esta passagem vem nos confrontar, pois a DOR desta mulher era uma dor maior que a nossa! Nós estamos chorando por qualquer coisa que não seja a perca de um filho. Esta confrontação é necessária para você entender que você não é melhor ou pior do que ninguém. A situação desta mulher era dramática e mostra que o que você esta passando, não é nada. Diante do que ela estava passando! Mais não para por ai... Irmão você sabe que no momento de dor sempre tem aquelas pessoas que querem te sepultar, querem te derrubar de vez, querem questionar a sua fé. O texto não fala, mais é possível que ficassem cutucando a viúva de Naim e dizendo a ela: “E ai Jesus não vai vim?”; “Jesus, apareceu para Marta e Maria e ressuscitou o irmão delas Lazaro, Ele não vai aparecer?”. Meus irmãos isto era uma tortura psicológica, talvez você esteja passando por isto, ou sabe alguém que esteja?
E Jesus não chegou naquele momento?
Ela teve que sair carregando o caixão (esquife) do seu único filho por meio da rua, caminhando em direção à cova. Deixa eu te dar uma noticia!  Jesus pode não estar chegando na hora que você pensa. Mais quero lhe falar: ELE ESTA A CAMINHO! ELE ESTA A CAMINHO! Eu não sei qual é a sua dor, mais estou aqui para dizer para você que não é na hora que você quer, não é na hora que você acha, não é do jeito que você pensa, não é da forma que você planeja... Jesus vai chegar na hora que Ele achar que Ele tem que chegar! Mais Ele vai chegar!!!
Vamos analisar as atitudes de Jesus em relação ao sofrimento da viúva:
Jesus olhou para aquela mulher v. 13 “Ao vê-la” – Ele olha pra você!
Muitas vezes achamos que Jesus não está nos vendo, ou não se importa conosco, mas em meio aquela multidão que carregava o esquife, Jesus a procurou com O Seu olhar...Ele nos vê e nos conhece e jamais vai nos desamparar.
Jesus moveu-se de compaixão v. 13 “o Senhor se compadeceu dela” – Ele se compadece de nós!
Jesus compreendeu a dor daquela mulher e se compadeceu dela, quando Jesus olha para nos Ele se compadece e sente a nossa dor. Ele nos ama e conhece as nossas tristezas. A nossa dor é a dor dEle, o nosso sofrimento é o sofrimento dEle. Ele te ama!
Jesus disse-Lhe “Não chores” v. 13 – Ele sempre tem uma Palavra!
Ele jamais vai deixar de falar conosco, Ele sempre terá uma palavra para nos fortalecer. As lutas podem ser difícil e as muralhas podem ser grandes, mas o Cordeiro de Deus sempre falará com a Sua Voz Suave aos nossos ouvidos e corações. Dando força e Graça para suportar os dias maus...
Jesus se aproximou dela v. 14 “Depois, aproximou-Se” – Ele sempre esta ao nosso lado!
Vemos claramente que a iniciativa foi de Jesus. Tudo o que Ele quer é se aproximar de nós e estar do nosso lado. Ele quer nos ajudar e agira em nós. Deixe Ele se aproximar de você e enxugar as suas lágrimas. Deixe Ele ficar do seu lado e te consolar.
Jesus tocou no esquife v. 14 “e tocou no esquife” – Ele age em nosso favor!
O grande problema daquela mulher era justamente aquele esquife (caixão), que levava o seu único filho para o túmulo. Ali estava sendo sepultada a sua família, a sua alegria, e a sua companhia e sua fé.
CONCLUSÃO:
É isso que Jesus quer fazer com você neste momento. Ele quer tocar naquilo que para você e para muitos já estava morto e prestes a ser enterrado, seja sonhos, projetos, seja o que for um toque de Jesus, somente um toque pode fazer a diferença. Meu irmão em qual área da sua vida você precisa de um toque de Jesus? Eu te convido neste momento a orar ao Senhor e apresentar esta área para que Ele toque. Não o impeça de tocar no que é preciso, entregue a sua vida e somente confie no Poder de Jesus, pois a Sua Graça se aperfeiçoa na nossa fraqueza. Amém

12 comentários:

  1. Que DEUS continue le abençoando!
    Belo estudo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado a todos que comentaram e fico feliz que tenham gostado. Como é bom aprendermos juntos a Palavra do Senhor. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente ótimo, que Deus em Cristo continue usando o servo do Senhor assim como tem feito para glória de Deus e alegria nossa .

    ResponderExcluir
  4. Nossa meu Deus que forte vou passar esse esboço para a igreja hoje que Deus continue te dando palavras para nos ajudar.

    ResponderExcluir