quinta-feira, 21 de abril de 2016

Personagens Bíblicos: Rei Ezequias

O passado é uma parte importante das ações de hoje e dos planos de amanhã. O povo e os reis de Judá tiveram um rico passado, cheio de ação, direção e ordens de Deus. Mas a cada nova geração, tiveram também uma lista crescente de tragédias que aconteceram quando o povo se esqueceu de que o seu Deus, que se importava com o passado deles, também se interessava pelo presente e futuro – e exigia sua continua obediência. Ezequias foi um dos poucos reis de Judá que esteve constantemente ciente dos atos de Deus no passado e de seu interesse nos eventos do dia a dia. A Bíblia o descreve como um rei que teve um intimo relacionamento com Deus. Como um reformador, Ezequias estava mais preocupado com a obediência no presente. Judá estava cheia de lembranças visuais da falta de confiança do povo de Deus, e Ezequias corajosamente limpou a casa, altares, ídolos e templos pagãos foram destruídos. Até mesmo a serpente de bronze que Moisés havia feito no deserto não foi poupada porque esta havia parado de direcionar o povo a Deus e se tornado também um ídolo. O Templo em Jerusalém, cujas portas haviam sido lacradas pelo próprio pai de Ezequias, foi totalmente limpo e reaberto. A Páscoa foi restituída como um feriado nacional, e houve um reavivamento  em Judá. Embora tivesse uma inclinação natural a responder aos problemas do presente, a vida de Ezequias mostra pouca evidência de preocupação com o futuro. Ele tomou poucas atitudes para preservar os efeitos de suas reformas “de limpeza”. Seus esforços bem sucedidos tornaram-no orgulhoso. Sua insensata exibição de riqueza à delegação babilônica teve como resultado a inclusão de Judá na lista das “nações a serem conquistadas”, da Babilônia. Quando Isaias informou Ezequias a respeito da tolice de seu ato, a resposta do rei mostrou sua persistente falta de percepção – estava grato pelo adiamento das consequências ruins para um período posterior a sua morte. E as vidas de três reis que o sucederam – Manassés, Amom e Josias – foram profundamente afetadas, tanto pelas conquistas de Ezequias como por suas fraquezas.
O passado afeta as suas decisões e ações de hoje. E estas, por sua vez, afetam o futuro. Há lições que devem ser aprendidas e erros que devem ser evitados, para que não mais se repitam. Lembre-se de que parte do sucesso de seu passado será medido pelo que você faz com ele agora e pela maneira que o utiliza para se preparar para o futuro.
Pontos fortes e êxitos:
Foi o rei de Judá que instigou reformas civis e religiosas
Teve um relacionamento pessoal crescente com Deus
Desenvolveu uma poderosa vida de oração
Mencionado como o patrono de vários capítulos do livro de Provérbios (Pv 25:1)
Fraqueza e erros:
Mostrou pouco interesse ou sabedoria em relação a planejar para o futuro e a proteger a herança espiritual que desfrutou, em beneficio das futuras gerações
Imprudentemente mostrou toda a sua riqueza aos mensageiros da Babilônia
Lições de Vida:
As reformas de limpeza têm vida curta quando pouca atitudes são tomadas para preservá-las para o futuro
A obediência a Deus no passado não remove a possibilidade de desobediência no presente
A completa dependência de Deus produz resultados surpreendentes
Informações essenciais:
Local: Jerusalém
Ocupação: Foi 0 13° rei de Judá, o Reino do Sul
Familiares: Pai – Acaz; mãe – Abia; Filho – Manassés
Contemporâneos: Isaías, Oséias, Miquéias e Senaqueribe
Versículo chave:
“No SENHOR, Deus de Israel, confiou, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. Porque se chegou ao SENHOR, não se apartou de após ele e guardou os mandamentos que o SENHOR tinha dado a Moisés.” 2 Reis 18:5-6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário