terça-feira, 9 de agosto de 2016

Esboço de sermão pastor Euzebio: Como receber a Cura Divina?

Como receber a Cura Divina?
Texto Bíblico: livro do Profeta ISAIAS 53:4,5. 

Um aspecto importante do ministério de Jesus era curar física e espiritualmente. A Bíblia diz em Mt 4:23 “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.”  O dom de curar fisicamente não é o dom mais importante que Deus dá. A Bíblia diz em Mateus 9:2 “E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Jesus, pois, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Tem ânimo, filho; perdoados são os teus pecados.”  Deus aprova a cura física porque Ele quer que nos curemos espiritualmente. A Bíblia diz em Mateus 9:6 “Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta- te, toma o teu leito, e vai para tua casa.”  Cristo deu-nos a cura espiritual ao morrer pelos nossos pecados. A Bíblia diz em Isaías 53:4-5 “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Os milagres de cura confirmaram o ministério da igreja primitiva. A Bíblia diz em Atos 5:16 “Também das cidades circunvizinhas afluía muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais eram todos curados.” Ainda que os milagres sejam um sinal do ministério, devemos ter cuidado porque Satanás também pode fazer milagres. A Bíblia diz em Apocalipse 16:14 “Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso.” Os milagres nunca eliminam a necessidade de uma fé pessoal. A Bíblia diz em João 20:29-31 “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro; estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” A cura resulta da obediência às instruções de Deus. A Bíblia diz em Êxodo 15:26 “Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara.” Deus pode até curar doenças incuráveis. A Bíblia diz em Salmos 107:20 “Enviou a sua palavra, e os sarou, e os livrou da destruição.”  A oração de fé, simbolizada pela unção de azeite, pode produzir cura. A Bíblia diz em Tiago 5:14-15 “Está doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, e estes orem sobre ele, ungido-o com óleo em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.”
1. O pecado é uma doença incurável.
a) Neste mundo todos os homens estão doentes. Is.1:5,6.
b) A doença é hereditária. SI. 51:5.
c) Nenhum médico pode ajudar. Jr. 8:22; 46:1 1.
d) Leva, com certeza, à morte eterna. Jr. 9:15; Lv. 26:38,39.
Jesus é:
2. Um médico que nunca falha.
a) Ele é onisciente e conhece qualquer doença. Jo. 11:4,11.
b) E compassivo. Jo. 9:1ss; Lc. 22:50,51.
c) Pode ser consultado a qualquer hora. Lc. 18:15,16.
3. Seu método de cura.
a) "Certamente, tomou sobre Si as nossas enfermidades". Is. 53:4.
b) O Senhor fez cair sobre Si a iniqüidade de todos nós. 2 Co. 5:21; Gl. 3:13.
c) Esse tratamento ajuda a todos, sem exceção. Jo. 3:16.
d) "Através de Suas pisaduras fomos sarados". Is. 53:5; 1 Pe. 2:24.
4. O que este médico exige dos doentes.
a) Fé. At. 16:31.
b) Reconhecimento dos pecados. Jr. 3:13.
c) Confissão dos pecados. 1 Jo. 1:9.
Conclusão:
Muitas das vezes temos a participação no acontecimento de algum mal em nossas vidas. Ex. abusar da alimentação; dirigir perigosamente; não usar equipamentos de segurança; não tomar os devidos cuidados com a higiene pessoal, etc. São situações que fatalmente poderemos nos dar mal. Com isso não devemos colocar a culpa no inimigo das nossas almas, cada caso é um caso. Devemos buscar a presença de Deus na Oração com Fé, perdoando – e nossas feridas serão saradas.
“Quando vamos ao Senhor com Fé e Adoração, nossa saúde, tanto física como a interior, é restaurada.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário