terça-feira, 20 de setembro de 2016

Estudos: A PESSOA DIVINA do Espírito Santo

A PESSOA DIVINA do Espirito Santo
A Bíblia apresenta o Espírito Santo como uma PESSOA DIVINA. Como um Ser que possui PERSONALIDADE, Ele tem:
MENTALIDADE – Pensa, adquire conhecimento e raciocina (1 Coríntios 2:10 e 11);
SENTIMENTOS E EMOÇÕES (Efésios 4:30);
VONTADE E PODER DE DECISÃO (1 Coríntios 12:11).
Jesus disse que enviaria o Espírito para ficar em Seu lugar: “...é para o bem de vocês que Eu vou. Se Eu não for, o Conselheiro [o Espírito Santo] não virá para vocês; mas se Eu for, eu O enviarei.” João 16:7.
“Nada a não ser uma PESSOA, poderia substituir aquela maravilhosa PESSOA. Nenhuma simples influência seria suficiente.” Le Roy Edwin Froom
O trabalho do Espírito Santo pode ser entendido em, pelo menos, quatro etapas:
Ele...
CHAMA e convida a pessoa a aceitar a Cristo como Salvador (João 16:13 e 14);
CONVENCE e CONVERTE o pecador, se este aceitar (João 16:8);
CAPACITA os filhos de Deus, concedendo-lhes Dons Espirituais (Atos 1:8; 1 Coríntios 12:4-11);
SANTIFICA o ser humano (2 Tessalonicenses 2:13; 1 Pedro 1:2) e lhe ajuda a viver em harmonia com a Vontade de Deus. O convertido passa a exteriorizar, em sua vida, o caráter de Deus. Aparece o FRUTO DO ESPÍRITO, que se manifesta nas seguintes qualidades de caráter: “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”. Gálatas 5:22 e 23. Nada disso ocorrerá, sem o BATISMO DO ESPÍRITO SANTO.
O Batismo do Espírito Santo
O que é, e para que serve? É uma capacitação especial, o recebimento de um Poder Divino para sermos mais parecidos com Cristo no estilo de vida e no serviço para Deus.
Quando acontece? Pode acontecer pela primeira vez, junto com o Batismo nas águas. Porém, deve ser renovado a cada dia. Jesus, “cotidianamente recebia Novo BATISMO DO ESPÍRITO SANTO. Nas primeiras horas do novo dia o Senhor O despertava de Seu repouso, e Sua alma e lábios eram ungidos de GRAÇA”.
Como recebê-Lo? Ele SÓ PODE EXISTIR mediante o hábito de gastar tempo especial em oração (Atos 1 e 2; Romanos 12:12; Daniel 6:10), estudo da Bíblia (João 5:39; Atos 8:30-39) e testemunho.
Temos que buscar Santificação, que é o RELACIONAMENTO PLENO com Deus através do estudo da Bíblia e da Oração e com o próximo, através do testemunho, quando compartilho com os outros, o conhecimento que tenho de Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário