sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Botânica de Deus: Melões

Outra planta rasteira trazida do Egito pelo povo de Israel era a melancia. As melancias podem chegar a ter uns 30 centímetros de diâmetro. A casca é verde e contém listras verde-claras que vão de uma ponta a outra. A carne da melancia é cor de rosa ou amarela, e tem um sabor doce e suculento. É muito refrescante. As sementes são duras e geralmente as pessoas não as comem. Depois do povo de Israel sair do Egito, quando ainda estava andando no deserto, muitas vezes enfrentavam muito calor e sede. Nesses momentos eles lembravam dos pepinos e dos melões suculentos do Egito e desejavam comê-los.
"Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça, e dos pepinos, dos melões, dos porros, das cebolas e dos alhos". Nm 11:5
 O povo de Israel tinha sido liberto da escravidão e dos trabalhos forçados. Testemunhara maravilhas que Deus operara na vida deles, incluindo a fabulosa travessia a seco pelo mar Vermelho e, para completar, estava a pouco dias de viagem da Terra Prometida (ainda não tinha sido condenado a passar 40 anos no deserto) e, no caminho, eram literalmente alimentados com o pão do céu. Poderia estar numa situação melhor ? Tinha do que reclamar ? Mas reclamava! Ou, pelo menos, alguns grupinhos reclamavam daquele "alimento" do maná que tinham de comer todos os dias e, nesses momentos tinham saudades da comida da escravidão. Tinham a pachorra de dizer que comiam de graça, se esqueceram do alto preço da escravidão... Isso me faz lembrar alguns pseudo-cristãos que vivem, como a mulher de Ló, olhando para trás com saudades do tempo de escravidão. Jogadores de futebol que se dizem convertidos, mas na hora do jogo dão pontapés, xingam o juiz e gritam palavrões, afinal, jogo é jogo. Músicos ditos "de Cristo" , mas que não converteram seus ouvidos. Também existem os avarentos "de Cristo", que não converteram os seus bolsos e os torcedores "de Cristo" que não podem perder um jogo por causa de coisas menores como cultos. Um dia ainda vão ouvir desse mesmo Cristo : nunca vos conheci !
Os convertidos de verdade (conversão é, literalmente, mudança de direção) foram salvos da escravidão do pecado, testemunham a presença de Deus nas suas vidas e, em pouco tempo, estarão na Terra Prometida. Podem ter saudades dos melões do Egito ? Conversão implica em arrependimento sincero, tristeza pelo que fazíamos no passado. É vida nova, mudança - se não houve mudança, algo está errado. É alegrar-se sempre com os dons de Deus, o maior deles, a salvação.
De qual maná você anda cansado ? Desse hábito chato de ler a Bíblia ? De ter de acordar cedo para ir à escola dominical ? De encontrar aqueles velhos implicantes ou aqueles jovens rebeldes que freqüentam a sua Igreja ? Quando isso acontece é hora de você examinar o seu coração e escolher entre a Terra Prometida com Deus ou o prazer momentâneo das codornizes (leia todo o capítulo 11 de Números, caso você não lembre quais as consequências disso) - e descobrir que o maná é muito mais saboroso que qualquer melão. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário