domingo, 9 de outubro de 2016

Esboço de sermão pastor Euzebio: "Da Ansiedade para a Esperança"

“Da ansiedade para a esperança”
Texto Bíblico: Salmos 23
Eu preciso aprender que Deus cuida de mim. "O SENHOR é o meu pastor; de nada terei falta." (Salmo 23.1). A primeira imagem do salmo é a de um pastor. Você sabe qual é o trabalho do pastor de um rebanho de ovelhas?
1. O pastor supre as necessidades. Provê alimentação, abrigo; supre as necessidades básicas da ovelha.
2. O pastor protege. Ele defende contra inimigos e perigos.
3. O pastor guia. Ele mostra o caminho quando a ovelha está confusa, sem saber pra onde ir.
4. O pastor corrige. Qualquer dificuldade ou problema que aparece, ele corrige.
Mas quando essa palavra e atribuída a Deus, todas essas funções atingem perfeição absoluta.
Como Jesus se Torna o Meu Pastor?
1. Eu recebo Jesus como o Senhor da minha vida: “O SENHOR é o meu Pastor.” A palavra chave aqui é – Entrega, renúncia.  Você reconhece Deus como Senhor da sua vida, então ele se torna seu pastor. O que significa ser O Senhor? Significa estar no controle. Hoje em dia dizemos chefe, gerente geral, CEO, presidente. Ser O Senhor significa dar as ordens. Jesus Cristo é o Senhor da sua vida se Ele é quem dá as ordens na sua vida: Lucas 6:46 Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? O Senhor é aquele que é obedecido. Caso contrário, Ele não é o Senhor. E se Ele não é Senhor, Ele não é o Pastor. Há duas opções: eu estar no controle da minha vida ou colocar nas mãos de Deus o controle da minha vida. Deus não aceita ser co-piloto. Deus sabe o que é bom para a nossa vida, melhor do que nós mesmos. Ele tem o poder para guiar a nossa vida, mas mesmo assim Ele nos dá a opção de escolha. Se você está comandando a sua própria vida, você está agindo em lugar de Deus. Agir em lugar de Deus é a raiz da ansiedade. Se você está no controle da sua vida, você tem toda a razão para ficar ansioso.  Por outro lado, se Deus é quem está no comando da sua vida e Ele é o seu Senhor e seu Pastor, você sabe que Ele pode controlar todas as coisas, e você não precisa se preocupar.
2. Eu preciso entregar toda a vida diante de Deus: Fale com Deus a respeito de tudo que lhe causa ansiedade. Faça oração. Ah, você não tem tempo para orar? Certo. Mas onde você encontra tempo para ficar ansioso? A ansiedade não muda coisa alguma; a oração muda. Ansiedade é agitação que não produz coisa alguma. Enquanto que a oração nos coloca em contato com Deus que pode mudar todas as coisas. Toda vez que eu sinto ansiedade, eu fico diante de duas opções: eu posso entrar em pânico ou eu posso orar. Filipenses 4.6 “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”
Viu? O texto diz ‘em tudo’. Não ore somente por assuntos da sua vida espiritual. A maioria das pessoas, quando elas oram, elas fazem orações que elas acham que Deus quer ouvir. Ore por tudo. Se algum problema é suficiente para produzir ansiedade, então é suficiente para ser apresentado em oração.  Lancem sobre Deus toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês. 1 Pedro 5.7
Lançar significa descarregar, despejar. A palavra grega literalmente significa soltar, liberar. Oração é a corda estendida para tirar você do poço da ansiedade e levá-lo ao rio da Esperança.
3. Preciso viver um dia de cada vez: Focalize, concentre-se em viver um dia de cada vez. Mateus 6.34 “Não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.”
Jesus está dizendo: Não abra o guarda-chuva enquanto não estiver chovendo. Quando ficamos ansiosos não alteramos coisa alguma a respeito do que já passou; não podemos controlar o que vai acontecer no futuro. Portanto, simplesmente estragamos o nosso presente. Os acontecimentos futuros podem nos ser ameaçadores. Assim sendo, Deus nos dá o futuro em segmentos de 24 horas! Viva um dia por vez! Mateus 6.11 “Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.”
Vencer a ansiedade é uma batalha de todos os dias. Não existe um comprimido para a cura da ansiedade. Não existe um curso ou livro que nos impeça de ficar ansiosos. Não existe uma experiência espiritual pela qual possamos passar e que nos torne imunes à ansiedade. O antídoto para ansiedade é hora após hora, momento após momento dizermos: “Eu creio que o Senhor é o meu Pastor”. O que é que deixa você ansioso? O que é que tira você do sério, que leva você a indagar “Será que algum dia as coisas vão dar certo?” O que é que, quando lhe vem à mente, provoca um “frio” no estômago? Eu não sei o que possa ser, mas não importa. Deus sabe. Deus sabe exatamente tudo o que se passa com você. “O seu Pai Celestial já sabe perfeitamente o que vocês precisam e lhes concederá todas essas coisas se vocês O colocarem em primeiro lugar nas suas vidas e viverem do modo como ele quer.” (Mateus 6.32-33)
O salmo 23 fala de um relacionamento pessoal com Deus. Este é o antídoto para o seu estresse. Nenhuma religião pode parar a ansiedade. Não é de religião que você precisa. Você precisa de um relacionamento. Você precisa de um Pastor – alguém que supre necessidades, protege, dá direção e corrige. Deus diz: “É para isso que Eu criei você. Não criei você para ser religioso. Criei você para me conhecer.” Deus sabe tudo a seu respeito; Ele quer que você O conheça. Foi por isso que Deus enviou Jesus Cristo.
Eu não sei sobre o que você está apreensivo ou estressado, mas de uma coisa estou certo: “ Deus ama você profundamente. Ele se importa com sua ansiedade, e Ele pode ajudá-lo. “O Senhor é o meu Pastor.”
“O Senhor é o meu Pastor.” – há somente um verdadeiro Senhor; todos os demais são falsos, imitações.
“O Senhor é o meu Pastor” – Ele é, Ele será, Ele sempre foi, Ele sempre será.
“O Senhor é o meu Pastor” – Você pode fazer esta afirmação com segurança? O Senhor é o seu Pastor? O Pastor é o seu Senhor? Ele não pode ser um, sem ser o outro. Quando você fizer esta afirmação com sinceridade, a sua ansiedade vai acabar. Pare de carregar esse peso. É desnecessário.
Conclusão:
Davi dizia – O Senhor é o meu pastor. Você tem um pastor? Quem é o pastor da sua vida? Deus não é Pastor de todas as pessoas. Ele é somente Pastor daqueles que confiam nEle, daqueles que reconhecem o seu poder, a sua autoridade, submetem-se inteiramente a Ele.
Se o seu pastor é o seu trabalho, você nunca se sentirá descanso porque o trabalho nunca se farta.
Se o seu pastor é o lazer, o descanso, a praia, a chácara, shopping, cinema, você nunca se sentirá satisfeito, sempre faltará sossego ao seu coração.
Se o seu pastor é o seu cônjuge, você nunca se sentirá completo, porque somente Deus completa o ser humano.
Que o Senhor Jesus Cristo seja o Seu pastor... Ele te levará a águas tranquilas... amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário