quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Esboço de Sermão pastor Euzebio: "Quando a Prosperidade é bênção na Família?"

Texto Bíblico: 2 Crônicas 26:5
Introdução: O equilíbrio financeiro proporciona bem estar na família. Uma das muitas causas dos conflitos no lar é o desequilíbrio financeiro. A ansiedade financeira é prejudicial ao relacionamento conjugal. Não é pecado desejar ser próspero, pecado é quando colocamos o desejo de ter antes do desejo de servir a Deus, pois a prosperidade de acordo com a palavra começa na benção de sermos Servos do Senhor... Obedecer aos Seus Mandamentos e Preceitos. amém Se tivermos o Abençoador em nossas vidas tudo o mais será acrescentado...
A prosperidade é benção quando não é a prioridade da nossa vida e sim a consequência da benção de Deus!
"Ora os que querem ficar ricos caem em tentação e cilada e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas as quais afogam os homens na ruína e perdição, porque o amor do dinheiro, é a raiz de todos os males alguns nessa cobiça se desviaram da fé, e a si mesmos se atormentaram com muitas dores" (II Tim. 6:9-10).
1) Comece sonhando: Quem deseja ser próspero, tem que aprender a pensar e sonhar grande. Ter metas, objetivos e propósitos grandes. Quem sonha pequeno cai na mediocridade e demonstra desconhecer o próprio Deus que serve. Quando vamos a palavra aprendemos que Deus nos estimula a sonhar e pensar grande, o tamanho do meu sonho deve ser proporcional ao tamanho do meu Deus. "Invoca-me e te responderei, anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes" (Jr 33:3). Exemplo José sonhando em ser Rei...
Sonhe grande mas seja humilde reconheça que você precisa do Espírito Santo de Deus!
2) Vença a inveja: Inveja significa: desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outro, desejo de possuir o bem alheio. Quando somos negativos em relação a prosperidade dos outros isso demonstra a atuação do espírito de inveja no nosso coração e isso impede-nos de prosperar e de termos sucesso financeiro. "Cobiçais e nada tendes, matais e invejais e nada pode obter, viveis em lutar e fazer guerras, nada tendes porque não pedis" (Tiago 4:2). A inveja e a cobiça abrem uma brecha de miséria na vida do casal. É preciso mudar a atitude mental e começar a desejar o melhor para o próximo. "Alegrais com os que se alegram e chorai com os que choram" (Rom. 12:15).
Quando decidimos viver assim Deus assume o compromisso conosco de nos abençoar.
3) O princípio do dízimo e da oferta é infalível: O princípio da prosperidade começa pelo que damos ao Senhor e com isso semeamos em nossa vida. (Mal. 3:8-10).
Porque devo devolver o dízimo e dar ofertas?
a) Devolver o Dízimo é reconhecer que a terra pertence ao Senhor. (Sal. 24:1).
b) Devolver o Dízimo é uma questão de gratidão a Deus. (Sal. 103:1-2).
c) Deus não tem compromisso com quem não se compromete com ele e a sua obra. (I Jo. 2:4)
d) O dízimo é um arma contra os ataques do diabo na nossa vida financeira. (Mal. 3:11)
e) A oferta é uma semente que germina na vida financeira. (II Cor. 9:6-11)
Quando damos ao Senhor nossas primícias isso abre as janelas do céu para que a benção possa ser liberada e o espírito de miséria seja despedaçado sobre nossa família.
"Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda e se encherão fartamente os teus celeiros e transbordarão de vinho os teus lagares" (Prov. 3:9-10). Devemos nos arrepender de não sermos fieis nos dízimos e ofertas pois isso é pecado. (Joel 2:13 e 18-19).
Semeie também na vida dos outros: Prov. 21:13
4) Não gaste mais do que você ganha: Todo dinheiro que ganhamos com muito suor e trabalho deve ser gasto com muito critério e responsabilidade. Quem não administra com sabedoria o que ganha, não consegue equilíbrio financeiro.
a) O que o dinheiro representa: O homem trabalha para adquirir em troca o seu salário. Esse salário representa uma porção de sua energia física e mental transformada em dinheiro
b) A arte de ganhar dinheiro: "Quanto ao homem, a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder pra deles comer, e receber a sua porção e gozar do seu trabalho isto é Dom de Deus" (Ec 5:19).
A bíblia em momento algum condena a aquisição do dinheiro, mas relata que isto é um Dom de Deus. O dinheiro não pode subir aos céus mas pode realizar as coisas celestiais na terra.
c) Economia: fazendo milagre com pouco. A palavra economia vem no grego, da mesma raiz de mordomia. Mordomo: É aquele que sabe praticar a administração dos bens que Deus lhe confiou. A questão do dinheiro é muito importante na vida do cristão pois revela o seu caráter.
O dinheiro nos faz descobrir o quilate do cristão verdadeiro. O modo como agimos em relação ao dinheiro e a administração revela os traços espirituais salientes em nossa vida. O Natural reflete o espiritual. Existem muitos cristãos que não sabem gastar, ganham dinheiro mas ainda não sentaram para fazer uma administração equilibrada das suas finanças.
Conclusão:
Essa é uma área muito importante na vida do casal e é de fundamental importância que esta vida esteja sadia, pois muitos casamentos tem vivido brigas e desavenças por causa de situações causadas pela falta de administração financeira. Converse com seu cônjuge sobre como vocês poderão cortar custos desnecessários, estabelecendo prioridades. Ore e se arrependam se não tem havido fidelidade para com Deus nos dízimos e ofertas.
O gasto necessário nem sempre é o gasto desejado.
Faça uma anotação de tudo que é necessário e depois o que é importante e estabelece objetivos pessoais, objetivos familiares, ok.
Que Deus possa te prosperar na Área Financeira e em todas as áreas da sua vida.
Tenha a Presença do Senhor como um Bom Tesouro na tua vida e na tua família! Amém



Nenhum comentário:

Postar um comentário