sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Dicas de Economia: Orientações sobre como Controlar Orçamento no Final de Ano

O fim de ano traz alguns gastos, mas é possível planejar bem as contas e ainda agradar os amigos queridos sem complicar o orçamento. O presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, preparou orientações às pessoas que querem passar longe da onda de endividamento, conseguindo quitar dívidas, presentear, curtir as festas e férias sem comprometer os recursos para as despesas típicas do início do ano – IPVA, IPTU, matrícula e material escolar – e ainda poupar.
Planeje os gastos: para você se organizar da melhor maneira, coloque em um papel, primeiramente, todos os ganhos (renda fixa e rendimentos extras como, por exemplo, o 13º salário, bonificações e férias). Em seguida, liste as despesas – desde as fixas até as variáveis – e verifique se há pendências financeiras. É importante determinar o valor que você pode gastar nas compras de final de ano, principalmente se tiver parcelamentos em andamento. Converse com a família sobre a situação e não extrapole seu limite.
Não compre por impulso: antes de sair às compras, é legal fazer uma lista com tudo o que você precisa realmente adquirir para o período. Isso evita chegar na loja ou supermercado e escolher algum produto por impulso ou porque não tinha certeza se aquilo era mesmo necessário. Quando visitar um shopping e se apaixonar por uma roupa, reflita bem sobre a importância e se realmente essa peça será útil. O mesmo raciocínio vale quando pensar em presentear alguém. Comprando com calma, você resiste ao consumismo desenfreado das compras de véspera.
Pechinche e procure descontos: muitas lojas costumam dar 10% de desconto (ou até mais) para quem paga tudo na hora. Se não for possível quitar o valor de uma só vez, preste atenção nas condições de parcelamento e, a fim de não perder o controle, registre todas as compras feitas e o número de parcelas que deverão ser debitadas em cada mês. Muitas lojas costumam oferecer ótimos descontos no fim de ano, principalmente depois do Natal.
Pesquise preços: não há como economizar sem procurar os melhores preços. Esse é um cuidado fundamental para comprar em qualquer época do ano. E a falta de tempo não é desculpa. Para driblá-la, você conta com a internet. Aproveite ainda mais esse benefício que o mundo virtual oferece. Os preços de alguns produtos chegam a variar mais de 20% de uma loja para a outra. Por isso, o ideal é fazer um levantamento entre diferentes estabelecimentos para que os gastos não pesem no bolso. Cuidado com o 13º salário: se o seu 13º salário ainda nem saiu e você já está pensando no que vai comprar, controle-se. Lembre-se que, logo após o Natal, vem uma série de impostos, material escolar dos filhos, férias. Enfim, há diversas contas extras pela frente. “As pessoas olham só para o final de ano, pensando que com esse dinheiro extra vai comprar alguma coisa ou pagar uma dívida do passado. Quem só enxerga esse curto espaço de tempo, certamente terá problemas no ano de 2017 e nos próximos”, ressalta Reinaldo.
Use o crédito com cautela: Parcelamento requer moderação. Isso significa reduzir a quantidade de compras, assim como o número de parcelas. Lembre-se: quanto menor o prazo para pagar, menor o risco de endividamento.
Economize sempre: se quiser ter uma conta bancária saudável e realizar seus sonhos, o primeiro passo é tomar consciência de que a compra de itens desnecessários pode se tornar um grande abismo para o seu dinheiro. A ideia é eliminar hábitos caros e inserir atitudes mais baratas na sua rotina. Se você gasta muito com bobagens, elimine os supérfluos. De acordo com Reinaldo, as pessoas não estão dirigindo as suas vidas olhando para o futuro. “Quando o indivíduo se organiza financeiramente, ele deve planejar o cenário de até um ano, até 10 anos e acima de 10 anos”, explica.
Estabeleça metas: traçar metas torna muito mais fácil começar a poupar. O primeiro passo é decidir quanto tempo você deseja esperar antes de adquirir o seu sonho de consumo e qual será o valor necessário para chegar até ele. Cada pessoa tem prioridades diferentes quando se trata de poupar dinheiro, então encontre logo as suas. Com uma meta específica, fica mais fácil se manter motivado para poupar no dia a dia – e não cair no erro de gastar o dinheiro de outra maneira. “O estímulo para poupar, sem dúvida alguma, são os sonhos. É preciso apostar nisso para reduzir excessos de despesas. Essa transformação é possível, contanto que a família esteja unida para essa finalidade” destaca Domingos.
Converse com a sua família: é importante discutir cada passo em conjunto, de forma que todos estejam cientes e de acordo com as mudanças necessárias. “Façam uma reunião familiar, na qual todos possam colocar no papel aquilo que desejam a curto, médio e longo prazo. Depois disso, é o momento de saber quanto custa cada sonho, como vão conseguir esse dinheiro e onde será guardado”, recomenda Domingos. Ao conhecer a realidade financeira da própria família, é mais fácil equilibrar necessidades, desejos de consumo e investimentos para o futuro.
Não apenas poupe, mas invista: além de poupar, é necessário investir o seu dinheiro. Aqui, mais uma vez, as metas serão fundamentais. Afinal de contas, objetivos diferentes exigem ações distintas. Domingos explica que um sonho pode ser de curto prazo e, por isso, a aplicação pode ser mais simples, pois logo vai sacar o dinheiro. Outro sonho pode ser de longo prazo, vai demandar mais tempo e, por isso, a aplicação deve ser diferente. Levando em consideração a sua renda e suas despesas, crie em seu orçamento uma categoria de poupança e tente destinar a ela entre 10% e 15% de seus rendimentos.
Fonte: WalmartBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário