segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

O que a Bíblia diz? Ansiedade

ANSIEDADE: A ansiedade tem um lado positivo e um negativo. A Bíblia nos ajuda a identificar os dois lados da ansiedade. É normal ficar ansioso?
A ansiedade envolve inquietação, irritabilidade ou preocupação. Vivemos num mundo cheio de incertezas, por isso qualquer um de nós pode ter crises de ansiedade.
O QUE A BÍBLIA DIZ: O rei Davi escreveu: “Até quando terei ansiedades e preocupações, tristeza no meu coração todo dia?” (Salmo 13:2) O que ajudou Davi a lidar com a ansiedade? Ele abriu seu coração a Deus em oração, confiando plenamente no amor leal de Deus. (Salmo 13:5; 62:8) De fato, Deus quer que falemos com ele sobre nossas preocupações. Isso vai nos trazer alívio. Em 1 Pedro 5:7, a Bíblia diz que devemos lançar sobre Deus toda a nossa ansiedade, porque ele cuida de nós.
Muitas vezes podemos fazer alguma coisa para diminuir a ansiedade. Por exemplo, quando o apostolo Paulo sentia “ansiedade por todas as congregações”, ele se esforçava para consolar e ajudar aqueles com quem estava preocupado. (2 Coríntios 11:28) Esse tipo de ansiedade tinha um lado positivo, visto que o motivava a ajudar outros. Isso também pode acontecer conosco. Mas o contrário disso — não nos preocuparmos com os outros — indicaria falta de amor sincero. — Provérbios 17:17. “Buscando não somente os seus próprios interesses, mas também os interesses dos outros.” — Filipenses 2:4. O que você pode fazer se estiver ansioso demais?
Algumas coisas podem deixar as pessoas ansiosas: erros do passado, o futuro ou problemas financeiros. *
O QUE A BÍBLIA DIZ: Preocupação por causa de erros do passado: Antes de se tornar cristãos, alguns do primeiro século eram beberrões, ladrões e praticavam imoralidade sexual. (1 Coríntios 6:9-11) Mas essas pessoas não ficaram pensando no passado. Elas fizeram mudanças e confiaram na grande misericórdia de Deus, que ele demonstra de modo generoso. O Salmo 130:4 diz que com Deus “está o verdadeiro perdão”. Incertezas sobre o futuro: “Nunca fiquem ansiosos por causa do amanhã, pois o amanhã terá suas próprias ansiedades”, disse Jesus Cristo. (Mateus 6:25, 34) O que ele quis dizer? Tente resolver os problemas de hoje. Não piore a situação juntando as preocupações de hoje com as de amanhã. Isso pode impedi-lo de pensar com clareza e pode levá-lo a tomar decisões precipitadas. Lembre-se também que muitas coisas nem sempre acontecem como imaginamos. Preocupação com o dinheiro: Um homem sábio orou certa vez: “Não me dês nem pobreza nem riquezas.” (Provérbios 30:8) Ele procurou ter contentamento, um sentimento que tem a aprovação de Deus. Em Hebreus 13:5 lemos: “Que o seu modo de vida seja livre do amor ao dinheiro; fiquem satisfeitos com as coisas que têm. Pois Deus disse: ‘Eu nunca deixarei você e nunca o abandonarei.’” O dinheiro pode falhar, e muitas vezes falha, mas Deus nunca decepciona quem confia nele e leva uma vida simples. “Nunca vi um justo abandonado nem os seus filhos procurando pão.” — Salmo 37:25. Será que algum dia ficaremos livres da ansiedade?
O QUE AS PESSOAS DIZEM: Em 2008, a jornalista Harriet Green disse o seguinte num artigo do jornal The Guardian: “Estamos entrando numa nova era de ansiedade.” Em 2014, Patrick O’Connor escreveu no The Wall Street Journal que “os americanos estão atingindo níveis de ansiedade como nunca antes”.
O QUE A BÍBLIA DIZ: “A ansiedade sobrecarrega o coração do homem, mas a boa palavra alegra o coração.” (Provérbios 12:25) Podemos encontrar uma ‘palavra que alegra o coração’ nas boas novas do Reino de Deus. (Mateus 24:14) Esse Reino, ou governo de Deus, logo fará o que nunca conseguiríamos fazer. Ele vai acabar com todas as ansiedades e suas causas, incluindo a doença e a morte. Deus “enxugará dos nossos olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor”. — Apocalipse 21:4.
“Que o Deus que dá esperança encha vocês de toda alegria e paz por meio da sua confiança nele.” — Romanos 15:13.
Entregue seu coração à Cristo, pois Ele disse: Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso. Mateus 11:28

Nenhum comentário:

Postar um comentário