segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Personagens Bíblicos: Zorobabel

Em certas ocasiões só reconhecemos a autoria de Deus em relação a um projeto depois que os nossos melhores esforços falharam. É perigoso pensar que Deus é responsável apenas por detalhes insignificantes de um projeto, enquanto nos encarregamos dos aspectos mais destacados. Entretanto, é Deus que está no controle, e nós apenas participamos de uma parte de Seu plano total. Quando Deus nos convoca para fazer trabalhos importantes, não é porque Ele precisa da nossa ajuda, Zorobabel aprendeu esta lição. O povo de Deus estava exilado na Babilônia havia muitos anos. Muitos tinham se estabelecido e desfrutavam um estilo de vida confortável, o que os levou a querer ficar na Babilônia. Houve, porém, quase 60.000 que não haviam se esquecido de Judá. Quando o império babilônico foi derrotado em 539 a.C, o rei persa Ciro permitiu que os judeus retornassem a Jerusalém e reconstruíssem o Seu Templo. Zorobabel liderou o primeiro e o maior grupo de volta à Terra Prometida. A liderança de Zorobabel era por direito e reconhecimento. Ele não era apenas um descendente de Davi, mas também possuía qualidades pessoais de liderança. Quando o povo chegou a Judá, foi-lhes dado um tempo para estabelecerem suas próprias residências e então foram chamados a iniciar o trabalho. Eles não começaram reconstruindo os muros da cidade ou construindo edifícios do governo, mas reedificando o Altar, adorando juntos a Deus, e celebrando uma festividade. Sob a liderança de Zorobabel, estabeleceram um firme fundamento espiritual para seus esforços de construção. As fundações do templo foram rapidamente estabelecidas, e uma outra rodada de celebração se seguiu. Mas logo surgiram dois problemas. Alguns anciãos se lembraram do glorioso Templo de Salomão e ficaram tristes pelo fato de este Templo ser menor e menos glorioso. Além disso, alguns inimigos dos judeus tentaram se infiltrar na execução do trabalho e deter a construção através de pressões políticas. O medo fez com que o trabalho fosse interrompido. As pessoas voltaram para suas casas, e 16 anos se passaram. Não sabemos o que Zorobabel fez durante este tempo. Seu desânimo deve ter sido profundo, após meses de ânimo e realização. Os sentimentos dele foram endurecidos pela falta de esperança. Então Deus enviou os profetas Ageu e Zacarias para encorajá-lo. Estes confrontaram a relutância das pessoas e confortaram-nas acerca dos seus medos. O trabalho foi reiniciado com energia renovada, sendo concluído em quatro anos. Zorobabel, como muitos de nós sabia como começar bem, mas achava que seria difícil continuar. Seu sucesso dependeu da qualidade do encorajamento que recebeu. Zorobabel deixou o desânimo levar vantagem sobre ele. Mas quando permitiu a Deus tomar o controle, o trabalho foi concluído. Deus sempre está no controle. Não devemos deixar que as circunstâncias ou a falta de encorajamento nos prejudiquem ou nos impeçam de fazer as tarefas que Deus nos designou.
Pontos fortes e êxitos:
Liderou o primeiro grupo de exilados judeus que viviam na Babilônia de volta a Jerusalém
Completou a reconstrução do Tempo de Deus
Demonstrou sabedoria tanto ao aceitar ajuda como ao recusá-la
Começou o projeto de reconstrução estabelecendo a adoração como algo primordial
Fraquezas e erros:
Precisava de constante encorajamento
Permitiu que os problemas e a oposição detivessem o trabalho de reconstrução
Lições de Vida:
Um líder precisa fornecer não só a motivação inicial para um projeto, mas também o encorajamento contínuo necessário para manter o projeto em andamento
Um líder deve encontrar sua própria fonte segura de encorajamento
A fidelidade de Deus é demonstrada pelo modo como preservou a linhagem de Davi
Informações essenciais:
Local: Babilônia e Jerusalém
Ocupação: Reconhecido líder dos exilados
Familiares: Pai – Sealtiel; avô – Joaquim
Contemporâneos: Ciro, Dario, Zacarias e Ageu
Versículo chave:
“E respondeu e me falou, dizendo: Essa é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Quem és tu, ó monte grande? Dainte de Zorobabel, serás uma campina; porque ele trará a primeira pedra com aclamações: Graça, graça a ela” Zacarias 4:6,7.
Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoa - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário