quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Esboço de sermão pastor Euzebio: “A mensagem para a Igreja em Éfeso”

“A mensagem para a Igreja em Éfeso”
Texto Bíblico: Apocalipse 2:1-7
Éfeso era a cidade mais importante da província romana. Foi situada perto do mar Egeu. Duas estradas importantes cruzavam em Éfeso, uma seguindo a costa e a outra continuando para o interior, passando por Laodiceia. Assim, Éfeso teve uma localização importantíssima de contato entre os dois lados do Império Romano ( a Europa e a Ásia). Éfeso era conhecida, também como o foco de adoração da deusa da fertilidade, Ártemis ou Diana.
Vamos refletir sobre esta importante mensagem de Cristo:
Verso 1 – “Aquele que conserva na Mão direita as Sete estrelas e que anda no meio dos Sete Candeeiros de ouro” Esta descrição de Jesus mostra o conhecimento e a sabedoria de Jesus em relação às Igrejas e a vida de cada um de nós. Tanto os efésios como outras igrejas precisavam lembrar da Presença de Jesus. Ele anda no Meio das Igrejas, observando o procedimento delas, e pronto para agir quando for necessário.
Versos 2,3 – Jesus elogia várias qualidades da Igreja em Éfeso:
Labor e Perseverança: Deus quer servos dedicados que não desistem. Jesus falou da importância da perseverança diante da perseguição. Devemos perseverar na Oração, na Doutrina verdadeira, nas Boas Obras, e na Graça de Deus... Através da sua perseverança os efésios suportaram provas e não desanimaram.
Não suportar homens maus: Depois de tantas advertências sobre o perigo de Falsos Mestres, a Defesa da Verdade se tornou um Ponto Forte da Igreja em Éfeso. Precisamos do mesmo zelo da verdade hoje! Portanto o problema dos efésios não foi uma questão de doutrina correta, mas de amor.
Verso 4 – “Tenho... Contra ti... Abandonaste o seu Primeiro Amor” Eles se esqueceram dos grandes mandamentos que formam a base para todos os ensinamentos de Deus. Na Carta aos efésios, Paulo instruiu os efésios sobre a importância do Amor, como alicerce da Vida do Cristão.
“Mas, seguindo a Verdade em Amor, cresçamos em tudo Naquele que é a Cabeça, Cristo”. Ef 4:15
Verso 5 – “Lembra-te... Arrepende-te... e Volta...”
Para os efésios se arrependerem, teriam que “LEMBRAR” da Comunhão com Deus que deixaram para trás. Para permanecermos Fiéis à Presença de Deus precisa ser a coisa mais Preciosa na nossa vida!
O arrependimento é a mudança de atitude. Quando decidimos deixar o Pecado e fazer a Vontade de Deus, nós nos arrependemos. A Igreja, ou pessoa que esfriou O Seu Amor, precisa se Arrepender!
A Igreja, ou pessoa precisa Voltar à Pratica das Primeiras Obras. A mudança de atitude (o arrependimento) produzirá frutos. (Mt 3:8). Pelas Obras as pessoas arrependidas mostrarão a sinceridade da sua decisão. A Igreja em Éfeso precisava Voltar à Pratica do Amor.
Verso 6 – “Odeia as obras dos Nicolaitas, as quais Eu também odeio”. Mais um ponto a favor, reforçando o elogio dos versículos 2 e 3. Neste ponto, os efésios odiavam o que Deus odiava. Nós devemos fazer a mesma coisa, sendo amigos do bem (Tt 1:8) e detestando o mal (Sl 97:10). “Devemos amar o pecador, mas odiar o pecado”.
Verso 7 – “Quem tem ouvidos ouça... Ao Vencedor... Darei o direito de Comer da Árvore da Vida”. A recompensa aguarda os Vencedores que Perseveram no Amor e na Verdade!
Conclusão: Uma igreja rodeada por religiões Falsas e sujeita à influência de homens maus precisa EXAMINAR todos os ENSINAMENTOS e REJEITAR todas as FALSAS DOUTRINAS. Mas ela precisa, também, demonstrar o Amor Verdadeiro para Vencer o mal. Devemos Amar a Palavra de Deus (que é a Verdade), não somente pelo desejo de ser “corretos”, mas porque Ela vem do Deus que merece nosso amor e temor. Devemos Amar aos outros, porque foram feitos à Imagem e Semelhança de Deus.
“Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e O Seu Amor está aperfeiçoado em nós”. 1 João 4:11-12. 

Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário