domingo, 8 de janeiro de 2017

Personagens Bíblicos: Esdras

O importante não é a realização pessoal, mais o firme compromisso de viver para Deus. As realizações são simplesmente exemplos do que Deus pode fazer através da vida de alguém. Os líderes mais eficazes mencionados na Bíblia tinham pouca consciência do impacto que suas vidas tinham sobre os outros. Eles estavam muito ocupados obedecendo a Deus para se preocuparem com o sucesso de suas carreiras. Esdras se encaixa perfeitamente nessa descrição. Oitenta anos após a reconstrução do Templo sob a liderança de Zorobabel, Esdras retornou a Judá com aproximadamente 2000 homens e suas famílias. Ele recebeu uma carta de Artaxerxers instruindo-o a executar um programa de educação religiosa. Juntamente com a carta, foi lhe dado significativo poder. Porém muito antes do inicio da missão de Esdras, Deus o havia modelado de três maneiras importantes para que ele usasse bem este poder. Em primeiro lugar, como um escriba. Esdras se dedicou ao estudo cuidadoso das Escrituras Sagradas. Em segundo lugar, ele se dispôs a aplicar e a obedecer aos mandamentos que descobriu na Palavra de Deus. Em terceiro lugar, ele se comprometeu a ensinar aos outros a Lei do Senhor e Sua aplicação à vida. Conhecendo as prioridades de Esdras, não nos surpreendemos ao observar suas ações quando chegou em Jerusalém. O povo havia desobedecido às ordens de Deus, que lhes tinha determinado claramente que não deviam se casar com mulheres de nações estrangeiras. Em um dia frio e chuvoso Esdras se dirigiu ao povo e deixou bem claro que haviam pecado. Pelos pecados de muitos, todos estavam sob a condenação de Deus. Era necessário haver confissão, arrependimento e ação. O povo admitiu seu pecado e estabeleceu um plano para lidar com o problema. Este esforço inicial da parte de Esdras preparou o terreno para aquilo que Neemias realizaria mais tarde. Esdras deu continuidade a seu ministério sob o governo de Neemias, e os dois foram usados por Deus para iniciar um movimento espiritual que varreu a nação após a reconstrução dos muros de Jerusalém. Esdras realizou grandes coisas e causou um impacto profundo porque possuia uma base firme para as suas ações e para a sua vida, a Palavra de Deus. Ele estudou seriamente e a aplicou firmemente. Ensinou a outros o que aprendeu. Esdras é, portanto, um grande modelo para qualquer pessoa que queira viver para Deus.
Pontos fortes e êxitos:
Comprometeu-se a estudar, seguir, e ensinar a Palavra de Deus
Liderou o segundo grupo de judeus exilados na Babilônia de volta a Jerusalém
Pode ter escrito 1 e 2 Crônicas
Preocupou-se em manter os detalhes dos mandamentos de Deus
Enviado pelo rei Artaxerxes a Jerusalém para avaliar a situação, implantando um sistema de ensino religioso, e retornou com um relatório em primeira mão
Trabalhou ao lado de Neemias durante o último despertamento espiritual registrado no Antigo Testamento
Lições de Vida:
A disposição de uma pessoa em conhecer e praticar a Palavra de Deus terá um efeito direto no modo como Deus usará sua vida
O ponto de partida para servir a Deus é comprometer-se a servi-Lo, hoje, antes mesmo de saber detalhes do serviço
Informações essenciais:
Local: Babilônia e Jerusalém
Ocupações: Escriba, emissário real e ensinador da Lei
Familiares: Pai – Seraias
Contemporâneos: Neemias e Artaxerxes
Versículo-chave:
“Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus direitos”. Esdras 7:10.



Nenhum comentário:

Postar um comentário