sábado, 25 de fevereiro de 2017

Esboço de sermão pastor Euzebio: "A Mensagem para a Igreja em Laodiceia"

“A Mensagem para a Igreja em Laodiceia”
Texto Bíblico: Apocalipse 3:14-22
A Igreja em Laodiceia é citada no Apocalipse e na Carta de Paulo aos Colossenses (4:13-16). A cidade de Laodiceia ficava no Vale do Rio Lico, chamado de Vale de Lico, na Ásia Menor, tinha três cidades principais: Colossos, conhecida por suas fontes de água fria; Hierápolis, conhecida por suas fontes de águas termais, e Laodiceia, conhecida por sua igreja morna, que causou enjoo no Seu Senhor, Jesus Cristo. A cidade de Laodiceia era conhecida como um centro bancário (Ap 3:17-18). A região produzia Lã preta (Ap 3:18) e um tipo de colírio para os olhos (Ap 3:19).
Vamos refletir sobre esta mensagem:
VERSO 14: “O Amém” Esta palavra vem de origem hebraica. No começo de uma afirmação significa “certamente” ou “verdadeiramente”. No fim, pode ser entendida como “que seja assim”. Jesus é a Palavra Final, a autoridade absoluta.
“A testemunha fiel e verdadeira” Quase a mesma descrição encontrada em Ap 1:5. Jesus traz o verdadeiro testemunho sobre Seu Pai e a vontade DELE para com os homens. Ele fala a verdade em cada promessa e cada advertência quem vem da Sua boca.
“O princípio da criação de Deus” Jesus é uma criatura ou o Eterno Criador? Ele foi feito por Deus ou é Deus? A resposta vem de outras passagens bíblicas:
Jesus é Eterno (Jo 1:1; Ap 1:18)
O primeiro e o último (Ap 1:17)
Ele é Deus conosco (Mt 1:23)
O verdadeiro Deus que se fez carne (jo 1:14)
Ele é o “Eu Sou” (Jo 8:24,58; Êx 3:14)
O soberano “Senhor dos senhores e Rei dos reis” (Ap 17:14).
Portanto, Jesus não foi criado. Ele não veio a existir. Ele é eterno. Ele é Deus. Quem não aceitar este fato morrerá no seu pecado (Jo 8:24).
VERSO 15: “Conheço as tuas obras” Como fez com todas as igrejas do Apocalipse, Jesus expressa O seu conhecimento íntimo da igreja em Laodiceia. Ele anda no meio dos candeeiros.
“Que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente” As águas termais de Hierápolis ajudavam no tratamento de alguns problemas de saúde. As águas frias de Colossos eram boas para beber. Mas as águas mornas de Laodiceia basicamente não serviam para nada. Só davam ânsia e vômito nas pessoas!
VERSO 16: “Assim... estou a ponto de vomitar-te da minha boca” Jesus olhou para a igreja de Laodiceia que estava contente no seu estado de autossuficiência e falsa confiança, e sentiu vontade de expulsa-la de Sua presença.
VERSO 17: “Pois dizes” As afirmações da própria igreja de Laodiceia não refletiam o verdadeiro estado dela. É fácil dizer que está tudo bem na vida espiritual de uma igreja ou de uma pessoa, mas Jesus sabe a verdade. Ele vê as obras e sonda os corações!
“Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu” O orgulho dos discípulos de Laodiceia os cegou ao ponto de não enxergarem os seus problemas. Eles se achavam fortes e independentes, mas Jesus viu o estado real de uma igreja fraca, cega e infrutífera.
VERSO 18: “Aconselho-te” Jesus não elogiou a igreja em Laodiceia, mas ofereceu conselho para guia-la de volta à Comunhão íntima com Ele. Sugeriu três coisas:
Comprar de Cristo ouro refinado. A verdadeira riqueza é espiritual e vem exclusivamente de Deus. Ele ofereceu o ouro puro, refinado pelo fogo;
Comprar do Senhor vestiduras brancas. É Deus quem lava os nossos pecados e nos veste de pureza e de atos de justiça (Ap 3:4; 19:8);
Comprar de Jesus colírio para os olhos. Somente Jesus pode curar a cegueira espiritual que aflige os orgulhosos e autossuficientes. É o mesmo problema de qualquer um que esquece da importância do Sacrifício de Jesus e começa a confiar em si mesmo.
VERSO 19: “Eu repreendo e disciplino a quantos Amo” A correção que vem de Deus é uma manifestação do Seu Amor (Hb 12:4-11). Quando Deus nos corrige, devemos aceitar a disciplina, para o nosso próprio bem. Ele quer nos conduzir ao Arrependimento e à Plena Comunhão com Ele. A disciplina aplicada pelos servos de Deus deve, também, ser motivada pelo Amor (Hb 12:12-13).
“Sê, pois, zeloso e arrepende-te” A solução ao problema dos discípulos em Laodiceia não seria meramente algumas mudanças externas. Precisavam do Zelo para com Deus para se arrependerem.
VERSO 20: “Eis que Estou à porta e bato” Jesus pôs uma porta aberta diante da igreja em Filadélfia (Ap 3:7), mas a igreja de Laodiceia colocou uma porta fechada diante de Jesus. Ele bate, mas não força ninguém a abrir a porta. Ele chama, mas depende dos ouvintes atender à voz DELE. Este versículo reforça o entendimento do Livre Arbítrio do homem. Jesus oferece a Salvação a todos, mas cada pessoa toma a sua própria decisão. “entrarei... e cearei” Ambas as figuras aqui representam a Comunhão com Cristo. Ele entra na Casa e habita naqueles que obedecem a Palavra DELE (Jo 14:23). Cear com alguém segure uma relação especial de estar de acordo ou em Comunhão (1 Co 10:21). É um privilégio especial comer à mesa do Rei (2 Sm 19:28). Não há privilegio maior do que a Bênção de cear com o Rei dos reis!
VERSO 21: “Ao Vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no Meu trono” Os vencedores terão o privilégio de Reinar com Cristo (Ap 2:26-27; 20:4). Tal honra não seria para os orgulhosos e autossuficiente, mas para os humildes e obedientes. Jesus foi obediente ao Pai na terra para ser exaltado ao lado DELE no céu (Fp 2:8-9). Somente os obedientes serão exaltados com Cristo!
VERSO 22: “Quem tem ouvidos...” Jesus sabe e chama! Cabe ao homem ouvir e atender a Sua Voz!
CONCLUSÃO: Na carta à igreja em Laodiceia, Jesus não citou nenhuma doutrina errada e nenhum pecado de imoralidade. Ele não condenou a igreja por práticas idolatras. Esta igreja, que se achava rica e forte, foi criticada por Seu Orgulho e autossuficiência. Exaltou-se, ao invés de se humilhar diante do Senhor dos senhores. Que possamos quebrar o nosso orgulho e nos arrependemos diante do Senhor. “Um coração quebrantado Deus não despreza”
Todos os homens estão sujeitos ao fracasso espiritual, mas se houver um verdadeiro arrependimento, que o leva a se quebrantar diante de Deus alcançará Perdão, Restauração e será Vitorioso, para Glória de Deus. Amém


Nenhum comentário:

Postar um comentário