quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Esboço de sermão pastor Euzebio: “A Mensagem para a Igreja de Sardes”

“A Mensagem para a Igreja de Sardes”
Texto Bíblico: Apocalipse 3:1-6
Introdução: 
Frequentemente julgamos as pessoas pela aparência. Jesus julga os corações! Ele vê o caráter verdadeiro de cada pessoa e de cada igreja. Quando enviou esta carta ao mensageiro da Igreja em Sardes, Ele contrariou à impressão popular dos discípulos. Apesar de ter a reputação de uma igreja forte e ativa, Ele viu as falhas e sabia que aquela congregação/Igreja já estava quase morta. Se não voltar a viver, seria tomada de surpresa, como se fosse por um ladrão. Vamos conhecer um pouco sobre a cidade de Sardes, hoje apenas ruínas perto da atual vila de Sarte na Turquia, considerava-se impenetrável. Ficava situada numa rota comercial importante. Era uma cidade próspera, devido a produção de ouro, prata, pedras preciosas, lã, tecido, etc. Olha que interessante: A cidade foi tomada pelos Persas. Os soldados persas observaram um soldado de Sardes descer os rochedos que cercavam a cidade e, depois, subiram pelo mesmo caminho para tomar a cidade de surpresa durante a noite. Assim a cidade caiu quando o inimigo chegou como ladrão na noite!
Vamos refletir sobre esta importante mensagem:
VERSO 1:
“As Sete Estrelas” Jesus não somente vê, Ele também controla. Ele segura os mensageiros das igrejas na Sua mão Direita (Ap 1:16,20). Pode ver, julgar e até castigar conforme a Sua infinita sabedoria.
“Conheço as tuas obras” Como nas outras cartas, aquele que estava no meio dos candeeiros conhecia perfeitamente as obras e os corações das igrejas e seus membros.
“Tens nome de que vives, e estás morto” Esta frase ilustra perfeitamente a diferença importante entre Reputação e Caráter. A reputação é a fama da pessoa, o que os outros acham que ela é. O caráter é a essência real da pessoa, o que ela realmente é. As pessoas podem ver somente por fora, mas Jesus vê o homem interior e sonda os corações de cada um. Ele não pode ser enganado por ninguém. A Igreja de Sardes teve a reputação de ser ativa e viva, mas Jesus sabia que estava quase morta. É importante sabermos que Jesus não fala de Perseguição Romana, nem de conflitos com falsos judeus, não cita nenhum caso de falsos mestres seduzindo o povo ao pecado. Como vimos em outras igrejas. Ele fala de uma igreja aparentemente em Paz e tomada por indiferença e apatia. A Boa fama não ocultou a verdadeira natureza desta igreja dos olhos do Senhor. Deus sabe tudo e vê tudo! (2 Cr 16:9).
VERSO 2:
“Sê vigilante” Por falta de cuidado, Sardes caiu aos seus inimigos em guerra (fisicamente). Espiritualmente, discípulos e igrejas caem por falta de vigilância. Muitas passagens no Novo Testamento frisam a importância da Vigilância, pois o pecado nos ameaça (Mt 26:41; 1 Pe 5:8); falsos mestres procuram devorar os fiéis (At 20:29-31); não devemos descuidar, porque não sabemos a hora que o Senhor vem (Mt 24:42,43; 25:13; Lc 12:27; 1 Co 16:13); o bom soldado toma a armadura de Deus e vigia constantemente com perseverança e oração (Ef 6:18; Cl 4:2).
“consolida o resto que estava para morrer” Uma última tentativa de resgate (Jd 22-23). A igreja em Sardes estava quase morta, mas ainda houve uma esperança de salvar alguns, ou talvez até de reavivar a igreja.
“não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do Meu Deus” Para ter a reputação de ser uma igreja viva, parece que ainda havia alguma atividade em Sardes. O problema não foi a ausência total de obras, mas a falta de integridade delas.
VERSO 3:
“lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te” Como a cidade de Sardes olhava para seu passado glorioso, a igreja precisava lembrar as grandes bênçãos recebidas e voltar a valorizar a sua comunhão especial com Deus. Se esquecermos da Palavra de Deus e da Salvação do pecado, facilmente cairemos no pecado (2 Pe 1:8-9). Para firmar nossa Fé, temos que lembrar do que temos recebido. Não é por acaso que a Ceia do Senhor foi ordenada por Cristo como um memorial, do Seu Sacrificio pelos nossos pecados. Lembra-te... Mas não é suficiente lembrar das coisas que ouvimos; precisamos guardar as Palavras do Senhor. O Evangelho não é apenas para ouvir; é para ser obedecido! No caso do povo desobediente de Sardes, teriam que se arrependerem para voltar às Boas Obras de Obediência.
“porquanto, se não vigiares virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti” A figura de um ladrão encontrando pessoas despreparadas é comum nas Escrituras:
Jesus empregou esta ideia varias vezes no Seu trabalho entre os Judeus (Mt 24:43)
E os apóstolos imitaram este exemplo nas suas cartas (1 Ts 5:2-4; 2 Pe 3:10). No Apocalipse, Jesus prometeu vir como ladrão, encontrando despreparadas as pessoas que não vigiavam (Ap 16:15).
VERSO 4:
“poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras” No meio de uma igreja quase morta, Jesus encontrou algumas pessoas fiéis! Este fato nos lembra de que o Julgamento Final será individual (Ap 2:23; 22:12). Cada um receberá “segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (2 Co 5:10). Embora as cartas fossem destinadas às Sete Igrejas, as mensagens precisavam ser aplicadas na vida de cada pessoa. A Salvação não é coletiva é individual! Ao mesmo tempo, não devemos interpretar este versículo para justificar a tolerância de pecado aberto numa igreja. Pessoas que sabem do pecado e não agem para corrigi-lo não podem alegar ter vestiduras brancas, pois desobedece a Palavra de Deus (GL 6:1-2; Mt 18:15-17; Tg 5:19-20). Não devemos ser participantes nem cumplices nas obras das trevas (Ef 5:7,11).
“andarão de branco junto Comigo” Os fiéis já andavam de vestidura branca sem as manchas do pecado. Esperavam andar com Jesus, representando a Vitória Final sobre o Pecado. “Linho finíssimo, resplandecente e puro... são os atos de Justiça dos Santos” Ap 19:8. É Deus quem nos aperfeiçoa e nos equipa para toda a Boa Obra (2 Tm 3:16-17).
“pois são dignos” Estes fiéis são dignos, não por mérito próprio, mas por serem pessoas Salvas pela Graça, pessoas que andam nas Boas Obras determinadas por Deus (Ef 2:8-10).
VERSO 5:
“O Vencedor... vestiduras brancas” A mesma promessa feita aos puros em Sardes se aplica geralmente ao Vencedor. As pessoas de vestiduras brancas participam da Grande Festa de Louvor ao Cordeiro (Ap 7:9).
“de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida” O Livro da Vida é mencionado várias vezes na Bíblia (Ap 3:5; 17:8; 20:12; 21:27; Fp 4:3). Paulo disse que as pessoas que cooperavam com ele no Evangelho tinham seus nomes escritos no Livro da Vida (Fp 4:3). Jesus disse que os nomes dos Vencedores que se mantêm puros não seriam apagados deste livro (Ap 3:5). Em contraste, os que rejeitam a Palavra de Deus e servem falsos mestres não têm seus nomes escritos no Livro da Vida (Ap 13:7-8; 17:8). No julgamento descrito em Ap 20:11-15, esses são condenados ao Lago de Fogo. Por outro lado, na cidade iluminada pela Glória de Deus, somente entram aqueles cujo nomes são inscritos no Livro da Vida (Ap 21:27).
“confessarei o seu nome diante de Meu Pai” Jesus prometeu confessar diante do Pai todo aquele que confessa o nome Dele diante dos homens. Prometeu, também, negar os nomes daqueles que se envergonharem Dele (Mt 10:32-33; Mc 8:38).
VERSO 6:
“quem tem ouvidos, ouça” Todos devem prestar atenção! Ficar vigilantes...
CONCLUSÃO:
O processo de morte de uma Igreja pode acontecer lentamente, passando quase despercebido. As próprias pessoas na Igreja, como outras pessoas olhando de fora, podem achar que esteja tudo bem. Jesus, porém, julga os corações e conhece o estado verdadeiro de cada Igreja e pessoa. Quando Ele nos chama para ouvir, devemos prestar atenção! Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário