quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Estudos: Existe alguma condição para se batizar?

O etíope que estudou com Filipe fez praticamente a mesma pergunta: “Que impede que seja eu batizado?” (Atos 8:36). É uma boa pergunta!
Jesus e os apóstolos, ao revelarem a nova aliança, instruiram seus ouvintes sobre vários pré-requisitos que devem ser observados antes do batismo. Vamos considerar alguns trechos que falam a respeito dessas exigências divinas.
Antes de voltar ao céu, Jesus disse aos apóstolos: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Marcos 16:15-16). Destes versículos aprendemos dois pré-requisitos importantes:
Ouvir. Para ser batizada, a pessoa tem de ouvir (entender) a pregação do evangelho. Percebemos, portanto, a importância da pregação da palavra de Cristo (veja Romanos 10:14-17). Também aprendemos que somente pessoas capazes de compreender a mensagem do evangelho podem ser batizadas. Uma criança pequena ou outra pessoa incapaz de entender que Jesus morreu por nossos pecados, foi sepultado e se ressuscitou não tem condições de ser batizada.
Crer. Muitos ouvem, mas nem todos aceitam o testemunho dos apóstolos. Temos o privilégio de ler e estudar os relatos bíblicos da vida de Cristo, que “...foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20:31). Esta fé no divino Filho de Deus é essencial para a nossa salvação, como Jesus mesmo disse: “...se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados” (João 8:24). Obviamente, a pessoa que crê em Jesus como Cristo e Senhor abertamente confessará a sua fé (Romanos 10:9-10; Atos 8:37).
No dia de Pentecostes, Pedro falou da obediência a Cristo para receber a salvação: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38). Baseado neste versículo, podemos incluir mais um pré-requisito:
Arrepender-se. O arrependimento é a decisão de mudar a nossa direção na vida. Antes de ouvir a palavra de Cristo, o homem serve ao pecado (Efésios 2:1-2,12). Se aceitar a palavra de Deus com um coração bom (veja Lucas 8:11,15), decidirá mudar a sua vida, morrendo para o pecado (Romanos 6:2-3). A decisão de mudar (o arrependimento), se for sincera, terá um efeito na prática. João Batista descreveu este efeito como “frutos dignos de arrependimento” (Mateus 3:8). Qualquer pessoa que ainda não pecou (por exemplo, crianças inocentes) não precisa se arrepender. Uma pessoa ainda incapaz de tomar as suas próprias decisões não pode se arrepender, e assim não tem condições de ser batizada. Mas, se ainda não cometeu pecado, continua segura nas mãos de Deus. O batismo é para aqueles que já pecaram. Estes, sim, podem ouvir, crer, arrepender-se e ser batizados.

Fonte: Dennis Allan

Nenhum comentário:

Postar um comentário