terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Salmos 92 - A Maravilha do Tempo de Adoração a Deus

SALMOS 92:1-15
1 Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo;
2 anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade,
3 ao som da lira de dez cordas e da cítara, e da melodia da harpa.
4 Tu me alegras, Senhor, com os teus feitos; as obras das tuas mãos levam-me a cantar de alegria.
5 Como são grandes as tuas obras, Senhor, como são profundos os teus propósitos!
6 O insensato não entende, o tolo não vê
7 que, embora os ímpios brotem como a erva e floresçam todos os malfeitores, eles serão destruídos para sempre.
8 Pois tu, Senhor, és exaltado para sempre.
9 Mas os teus inimigos, Senhor, os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os malfeitores!
10 Tu aumentaste a minha força como a do boi selvagem; derramaste sobre mim óleo novo.
11 Os meus olhos contemplaram a derrota dos meus inimigos; os meus ouvidos escutaram a debandada dos meus maldosos agressores.
12 Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano;
13 plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus.
14 Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes,
15 para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha Rocha; nele não há injustiça.

O Salmo 92, salmo de louvor descritivo (consulte o Salmo 113), celebra a pessoa e a obra de Deus de forma empolgada. O salmo contém igualmente vários temas de sabedoria. O poema possui quatro partes, curtas: (1) incentivo para o povo responder a Deus com louvor e adoração (v. 1-4); (2) celebração da sabedoria de Deus em julgar os ímpios (v. 5-9); (3) agradecimento a Deus por haver concedido a presente vida ao crente (v. 10,11); (4) prenúncio da misericórdia de Deus que continuará a existir na vida vindoura (v. 12-15).
92.1-5 — A linguagem desta parte é semelhante à de Salmos 33.1,2; 147.1 e 149.1. Louvar significa agradecer publicamente a bondade de Deus (Sl 35.18; 105.1).
92.6 — O homem brutal [...] o louco. Contrastando com a sabedoria infinita de Deus, está a natureza fútil do insensato (SI 14.1).
92.7-9 — Tu, Senhor, és o Altíssimo para sempre. E o brado central deste salmo de louvor (SI 113.4). A eternidade do Senhor se opõe à brevidade de vida de Seus inimigos. Somente por ser paciente, Deus permite que o mal exista (2 Pe 3.9) — mas não há de permitir que o mal exista para sempre.
92.10 — Tu exaltarás o meu poder (SI 75.4,5; 89.17,24; 132.17) é uma figura de linguagem para o futuro triunfo do salmista, a celebração de sua força. Serei ungido com óleo fresco não é somente uma afirmativa genérica que se refere ao interesse de Deus no poeta, mas também uma previsão quanto ao Enviado, o Ungido do Senhor.
92.11-15 — As palavras desta parte tratam da bênção contínua de Deus sobre o crente, não só nesta vida, mas também na vida vindoura (SI 23). A imagem da palmeira relembra as palavras de Salmos 1.3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário