quinta-feira, 30 de março de 2017

Esboço de sermão pastor Euzebio: Vitória no Deserto

Vitória no deserto - Texto: Ezequiel 20:5-10
Segundo o dicionário Deserto significa: região despovoada; lugar solitário.
O deserto é para muitos um lugar de sofrimento, para outros um lugar de adoração, um lugar de aprendizado... No deserto é lugar de tomarmos decisão: ou mudamos ou morremos e infelizmente muitos tem morrido. Definitivamente o deserto é necessário para um cristão, pois é uma escola, e poucos tem sido aprovados. E muitas vezes nos questionamos o porquê de estarmos passando pelo deserto, mas o próprio Jesus não escapou, em Mateus 4 nos mostra que Jesus foi levado pelo Espírito Santo para o deserto para ser tentado.
Mas qual a necessidade de passarmos pelo deserto? Ezequiel 20:10 nos mostra que Deus tirou o povo de Israel do Egito e os levou para o deserto. Os israelitas estavam cativos no Egito, sofrendo, sendo humilhados. Eles clamaram pela ajuda de Deus, que através de Moisés, libertou o povo do Egito. Deus já tinha prometido a terra da Canaã. Então havia agora um trajeto para o povo de Deus: do Egito para a terra prometida, mas esse trajeto que era para durar 40 dias, durou 40 anos. Deus tirou o povo do Egito e em seguida os levou para o deserto.
Por que esse trajeto durou 40 anos e não 40 dias? Por que Deus os levou para o deserto?
  1 – LIBERTAR DO COMODISMO
 “E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor. E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.” Êxodo 14:10-12  Em Êxodo 3 o povo de Israel pediu ajuda do Senhor para serem libertos do Egito, mas com o passar do tempo alguns se casaram, constituíram famílias e acabaram se acomodando com a escravidão, não fazendo tanta questão de serem libertos, uns até queriam permanecer escravos no Egito. Penso que depois de tanto tempo presos, eles chegaram a deixar de crer no poder e intervenção de Deus, e se acomodaram com a vida no Egito. Então foi necessário Deus levá-los ao deserto para despertar o povo do comodismo e para que eles voltassem a crer no Deus todo poderoso. E isso tem acontecido nos dias de hoje, vivemos de uma maneira que não agrada a Deus, na escravidão do pecado, e acabamos nos acomodando, nos conformando com  esse estilo de vida. “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”   Romanos 12:2   “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” 1 João2:16
 2 – RESTAURAR A IDENTIDADE ESPIRITUAL
 “Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel.Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.” Números 21:4-9 “Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.” 2 Reis 18:4 O povo murmurou contra Deus e Moisés, e o Senhor enviou serpentes que picaram e mataram muitos deles, por conta disso o povo pediu a Moisés que orasse a Deus pedindo livramento. E Moisés ordenado pelo Senhor, colocou uma serpente de metal numa haste e todos aqueles que fossem picados e olhassem para a serpente de metal viveria. E o povo de Israel adorou a serpente de Metal, ou seja, eles saíram do Egito e trouxeram consigo um costume muito forte do povo do Egito: adoração a falsos deuses. E isso tem acontecido nos dias de hoje, saímos do Egito e trazemos conosco costumes e vícios de lá.  Ficamos tão acostumados com um estilo de vida do Egito, que muitas vezes não nos damos conta e achamos que está tudo bem, que estamos agradando a Deus. Por isso muitas vezes somos levados por Deus para o deserto para termos a nossa identidade de filhos restaurada.
“Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.”  Êxodo 20:1-5 A palavra do Senhor nos diz para o colocarmos em primeiro lugar (Mateus 6:33), mas muitos tem colocado em segundo, terceiro... Quantas coisas em nossas vidas temos colocado no lugar de Deus, e ainda ficamos nos perguntando o porque de tantos sonhos, projetos não darem certo. O lugar de Deus em nossa vida não pode ser ocupado por nada e ninguém.
 3 – QUEM VENCE O DESERTO?
“E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais. Mas toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.”  Números 14:6-10 Quando o povo de Deus foi cativo no Egito eles eram apenas 70 mil, e Quando eles foram libertos do Egito e levados para o deserto eram 600 mil, mas apenas dois, Josué e Calebe, venceram o deserto e chegaram na terra prometida. E o restante do povo? Por que eles não entraram? O que será que eles fizeram ou deixaram de fazer? Na caminhada para a terra prometida o que esse povo mais fez foi murmurar contra Deus e contra Moisés, e morreram. Então podemos concluir que a murmuração nos leva a morte e a não tomarmos posse das promessas de Deus. Para vencermos o deserto precisamos não murmurar e ter atitudes como tiveram Josué e Calebe. O povo já estava próximo da terra prometida e Moisés, ordenado por Deus, manda alguns homens para espionar a terra, se ela era boa, se o povo que lá habitava era forte... e quando o povo voltou eles falaram que a terra realmente era boa, mas que o povo que habitava lá era muito forte e poderoso. Josué e Calebe, ao contrário dos demais, se mostraram animados e confiantes em tomar posse da terra. E o povo mais uma vez murmurou contra Moisés e Arão, a ponto de cogitarem levantar um líder entre eles e voltarem para o Egito. Josué e Calebe se revoltaram e ficaram indignados, a ponto de rasgarem as suas vestes (Números 14:6), com a atitude de rebeldia e covardia do povo. Tantas vezes estamos tão próximos de conquistar a vitória, a promessa de Deus, estamos a um passo, mas agimos como covardes, medrosos, murmuramos...  Deus quer nos dar vitórias, mas cabe a nós fazermos a nossa parte como Josué e Calebe: Coragem! Não temas! Confia no Senhor!
 CONCLUSÃO
“Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto.
E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.” Êxodo 13:20-22
Eu não sei o que você tem feito ou deixado de fazer para que Deus tenha te levado para o deserto, mas sei que Deus te ama e quer te aperfeiçoar, te capacitar, te fortalecer, te fazer uma pessoa melhor. E mesmo no deserto, Ele não te abandona e vai adiante de ti como uma coluna de nuvem para te guiar na caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário