sábado, 11 de março de 2017

Personagens Bíblicos: Neemias

Neemias
Deus trabalha por intermédio de seu povo para realizar até mesmo tarefas consideradas humanamente impossíveis. Ele costuma moldar as pessoas com características de personalidade, experiências e treinamento de modo a prepara-las para o seu propósito, e essas pessoas não costumam sequer ter idéia do que Deus tem reservado para elas. Deus preparou e posicionou Neemias para realizar uma dessas tarefas “impossíveis” da Bíblia. Neemias era um homem comum em uma posição especial. Ele estava seguro na condição de um bem sucedido copeiro do rei Artaxerxes, da Pérsia. Neemias possuía pouco poder, mas grande influência. Ele tinha a confiança do rei. Era também um homem de Deus, preocupado com o destino de Jerusalém. Setenta anos antes, Zorobabel havia planejado a reconstrução do Templo de Deus. Treze anos haviam se passado desde o retorno de Esdras a Jerusalém, que havia ajudado o povo em suas necessidades espirituais. Agora Neemias era necesserário. Os muros de Jerusalém ainda estavam em ruinas e a noticia quebrantou seu coração. Ao falar com Deus, o plano começou a tomar forma na mente de Neemias, inclusive quando ao seu próprio papel na reconstrução dos muros da cidade. Ele voluntariamente deixou a segurança de seu lar e seu trabalho na Pérsia para seguir a Deus em uma missão “impossível”. E o restante tornou-se história. Do ínicio ao fim, Neemias orou pedindo a ajuda de Deus. Ele nunca hesitou em pedir que Deus se lembrasse dele, encerrando sua autobiografia com as seguintes palavras: “Lembra-te de mim. Deus meu, para o bem”. Os muros ao redor de Jerusalém foram reconstruídos em tempo recorde, a despeito da resistência e da oposição dos inimigos. Até mesmo os inimigos de Israel admitiram, de má vontade e com temor, que Deus estava com estes construtores. Não apenas isto, mas Deus trabalhou através de Neemias para realizar um despertamento espiritual entre o povo judeu.
Talvez você não tenha as habilidades especificas de Neemias ou até mesmo pense que está em uma posição onde nada pode fazer para Deus; mas existem duas formas através das quais você pode ser útil ao Senhor. Primeiro, seja uma pessoa que fala com Deus. Permita que Ele entre em sua vida e compartilhe-a com Ele – suas preocupações, seus sentimentos e seus sonhos. Segundo, seja uma pessoa que anda com Deus. Coloque em prática aquilo que você aprende nas Escrituras Sagradas. Deus pode ter uma missão “impossível” para realizar através da sua vida.
Pontos fortes e êxitos:

  • Um homem de caráter, persistência e oração.
  • Extraordinário planejador, organizador e motivador
  • Sob sua liderança, os muros ao redor de Jerusalém foram reconstruídos em 52 dias
  • Como líder politico, conduziu a nação à reforma religiosa e ao despertamento espiritual
  • Agiu com calma diante da oposição
  • Foi capaz de ser honesto e objetivo com o seu povo, quando estavam em pecado

Lições de vida:

  • O primeiro passo em qualquer empreendimento é orar
  • Pessoas sob a direção de Deus podem realizar tarefas impossíveis
  • Há duas partes importantes no verdadeiro serviço a Deus: falar com Ele e andar com Ele

Informações essenciais:

  • Local: Pérsia e Jerusalém
  • Ocupações: Copeiro do rei, construtor de cidades e governador de Judá
  • Familiares: Pai – Hacalias
  • Contemporâneos: Esdras, Artaxerxes, Tobias e Sambalate

Versículo-chave: 
“Então, lhe declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que me tinha dito, Então, disseram: Levantemo-nos e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem”. Ne 2:18  

Nenhum comentário:

Postar um comentário