sexta-feira, 7 de abril de 2017

DEVOCIONAL: Mês de Abril/2017

"Soberba"
Texto Bíblico: 1 Samuel 15:17-31
“O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra”  Pv 29:23
Por que ser humilde, se ninguém vai notar?
A pergunta foi feita por um cristão que não queria deixar de ser reconhecido e mostra uma característica que a maioria das pessoas tem: a soberba (orgulho, arrogância). Nas relações entre pais e filhos, professores e alunos, líderes e liderados, vemos que todos têm a necessidade de reconhecimento. Porém, com o pecado surgiu também o desejo pela fama e pelo controle, a vaidade, a ostentação e tudo que não combina com a humildade. A soberba faz com que uns se comparem com os outros e então, segundo Paulo, “quando eles se medem e se comparam consigo mesmos, agem sem entendimento” 2 Co 10:12. O texto que estamos refletindo fala sobre o primeiro rei de Israel, Saul, que temeu perder a confiança do povo e não executou um antigo inimigo de Israel, como o Senhor ordenara. Mesmo quando foi repreendido pelo profeta por sua desobediência, apelou para ser honrado perante as autoridades de Israel. Ele demonstrou presunção e que temia os homens mais que Deus. Rejeitado pelo Senhor, perdeu o reino, teve inveja de Davi, seu sucessor escolhido por Deus, e começou a persegui-lo para o matar. Acabou derrotado em sua última batalha e, para não ser envergonhado por seus inimigos, preferiu o suicídio. Saul era convencido e se envaideceu com sua posição de chefe do povo. Ele não conseguiu resistir à exaltação própria porque não andou em comunhão com Deus, e sal vida foi dominada pela soberba e o egoísmo – que é uma das “obras da carne” Gl 5:20. No Novo Testamento, João diz que Diótrefes gostava muito de ser o mais importante na igreja, não aceitava a opinião dos outros e tomava decisões arbitrárias, e por suas atitudes era necessário censurá-lo (3 Jo 9:10). Observando estes maus exemplos, devemos orar pedindo a Deus que sonde nosso coração para que não vivamos como eles, e sim sejamos como Jesus, que era manso e humilde de coração (Mt 11:29).
“Humilhe-se, e Deus o exaltará no devido tempo” 1 Pedro 5:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário