quarta-feira, 12 de abril de 2017

Visão Jovem: O Valor da Integridade

O Valor da Integridade

“(…) como é Santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo a vossa maneira de viver” (I Pedro 1.15).

A palavra Integridade significa: Lealdade, verdade, fidelidade, sinceridade, solidariedade, transparência, honestidade, qualidade de uma pessoa firme e constante.
Vivemos uma inversão de valores nos nossos dias, ser honesto e íntegro parece que está fora de moda, entretanto, para nos cristãos o valor da integridade precisa fazer parte do nosso cotidiano. Parece redundante, mas a integridade é um valor que precisa ser reavivado em nossas vidas. Precisamos entender que a integridade define o nosso caráter, ela está relacionada com o conjunto de valores e o modo de ser de uma pessoa no contexto de suas vivências e experiências interpessoais. Não podemos sair por aí fazendo o que bem queremos e depois dizer que a nossa vida não interessa a ninguém, somente a Deus. Devemos levar em consideração a Palavra que diz que nós somos a luz e sal da Terra (Mateus 5.13-14). O cristão precisa entender que sua vida é um testemunho para o mundo lá fora, ou nós damos um bom testemunho e mostramos para as pessoas que é possível andar como Cristo andou aqui Terra, ou do contrário, nós iremos envergonhar o evangelho. Não foi para sermos pessoas alienadas que Cristo nos chamou, mas para sermos SAL e LUZ. Esta é a expectativa que Ele tem para os seus seguidores. Ser sal e luz nesse mundo implica dizer que somos diferentes e que acima de tudo fazemos a diferença em nossa sociedade. Se o sal deixa de ser sal, não presta para nada. Se a luz deixa de brilhar, perde o efeito. Portanto, se nós que nos dizemos ser seguidores de Cristo devemos fazer algo de positivo por Ele, precisamos ser íntegros.
“Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou”. (I João 2.6)
Muitos são os que se dizem cristãos, porém são poucos que procuram andar como Cristo andou. Muitos são aqueles que vestidos de uma falsa espiritualidade se dizem “santos”, mas esquecem que a integridade cristã fala mais alto. Infelizmente, as pessoas se esquecem do texto de Gálatas capítulo cinco, se são tão espirituais deveriam manifestar o fruto do espírito de forma evidente em suas vidas, mas nem sempre é o que vemos. Os frutos da carne falam mais alto. É interessante que muitas pessoas quando se tornam cristãos viram motivos de chacota perante o mundo, muitos também perdem o senso de socialização, se isolam e dizem que só Deus é seu amigo. O fato de sermos cristãos não implica que estamos isolados da sociedade, na verdade fomos recriados em Deus para fazer a diferença aqui nessa Terra e expressar a obra de Cristo em nós (Colossenses 1.27). Quando falamos de integridade também nos lembramos da própria dinâmica da vida, é aí que existem quatro áreas que devemos estar atentos: os nossos sentimentos, os nossos relacionamentos, as nossas atitudes e os nossos valores.
Os sentimentos: sustentam as nossas relações e as justificam trazendo segurança emocional;
Os relacionamentos: fortalecem-nos pelas atitudes e promovem o crescimento do indivíduo e das pessoas que nos cercam;
As atitudes: refletem os sentimentos e projetam a nossa vida para o dia a dia;
Os valores: formam o alicerce da vida, diante das demandas do mundo. São as “bandeiras” que defendemos na vida.
O retrato de uma pessoa em crise de integridade passa por essas quatros áreas. Uma pessoa que não tem bons relacionamentos,  pode ser um sério sinal de falta de integridade, por isso precisamos ser seletivos em nossos relacionamentos. Outro sinal da falta de integridade está nos sentimentos. As igrejas estão cheias de pessoas abaladas emocionalmente, depressivas e com sentimentos confusos sobre elas mesmas. Não conhecem quem são em Cristo e se deixam influenciar pelos sentimentos mundanos. Daí a importância de renovarmos a nossa mente pela Palavra de Deus (Romanos 12. 1-2).
Outra área que devemos vigiar para mantermos nossa integridade são as nossas atitudes, pois, nossas atitudes devem refletir quem nós somos em Deus. O apóstolo Paulo escreveu: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” (Efésios 5.1). E por fim, devemos atentar para os nossos valores, pois valores mundanos e contraditórios demonstram a falta de firmeza de um cristão.
Fonte: Victor Almeida
Integrante dos Jovens Mais que Vencedores em Maceió, AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário