segunda-feira, 29 de maio de 2017

Esboço de sermão pastor Euzebio: O Rico e Lázaro

O Rico e Lazaro
Texto Bíblico: Lucas 16:19-31
Introdução: Vale a pena tecer algumas considerações em torno das lições que essa parábola contém para os cristãos. A Parábola do Rico e Lazaro não visa tratar sobre as beneficências da pobreza, e nem sobre as maledicências da riqueza, não tem em vista ensinar sobre caridade e falta de caridade, e nem Jesus quer chamar a atenção para a necessidade de amarmos ao próximo, mas vai além disto, nos remete a importância das situações distintas vividas entre estes dois personagens.
De um lado um homem rico: Um verdadeiro israelita. É importante notar que Jesus não diz que a riqueza deste homem não era legitima. Além do mais, este homem vivia com todas as comodidades que a sua fortuna lhe concedia, tal como muitos personagens bíblicos detentores de grandes riquezas. “Deus prometeu abençoar o Seu povo com riquezas e bens materiais”. Assim a riqueza era e é considerada até hoje como sintoma de Espiritualidade e Fidelidade a Deus. Meus queridos esta parábola desfaz a ideia veterotestamentaria (referente ao Antigo Testamento) que associava a riqueza à espiritualidade e a pobreza e a doença ao pecado. Com esta mensagem Jesus está dizendo que o pobre, esquecido de todos, não está esquecido de Deus. Amém
Do outro lado um mendigo chamado Lazaro: que ficava à porta daquele homem rico, tal como acontece com os cães sem dono. Lazaro era companheiro dos cães que esperavam pelas sobras daquela casa. Este contraste dos personagens: deve ter sido chocante para os ouvintes de Jesus do primeiro século, pois eram judeus que acreditavam como grande parte do mundo moderno que as bênçãos ou a felicidade estavam inseparavelmente ligadas à prosperidade material.
Agora ouvinte se atente! O Fim dos dois personagens foi o mesmo: A MORTE!
Apesar de haver grande disparidade social entre eles, nenhum deles tinha maior privilegio diante da morte. Na morte há igualdade de condições entre todos os membros da sociedade. Irmão imagina Jesus quebrando todos os preconceitos e descriminação que existiam naquela época e nos dias atuais entre os judeus, entre os evangélicos, enfim entre o seres humanos que acreditam que o rico é superior ao pobre. Creio que os judeus ficaram escandalizados, como muitos ficam até hoje! Imagine ver um verdadeiro israelita rico, com as suas roupas de linho fino, sendo rejeitado no céu e encaminhado ao inferno, e ver ser aceito no céu um pobre imundo, coberto de úlceras, que nem poderia entrar no Templo de Jerusalém (na igreja) onde tudo era santo e puro.
Mais olha a revelação de Deus para a minha e a tua vida!
“O que importa não é a riqueza, mas guardar a Palavra de Deus”.
Se as atitudes fossem inversas, o pobre estaria no inferno e o rico no céu...
Vimos que a morte coloca todos os homens em condições de igualdade. Agora é preciso entender que há dois destinos após este fim que é a morte. CÉU ou INFERNO!
Nesta Parábola temos duas situações bem distintas de um lado o homem rico atormentado no inferno e do outro o mendigo Lazaro consolado no céu. E as causas destas situações distintas não são a riqueza e nem a pobreza, pois podemos citar Abraão, homem rico na terra que teve a mesma sorte final do mendigo Lazaro. Certamente porque tiveram o mesmo amor a Deus e o mesmo desprendimento dos bens terrenos.
Jesus chama os pobres, aqueles que tem fome, sede e choram de BEM AVENTURADOS, não por causa da pobreza como tal, mas por causa da Fé e do Amor que essa pobreza preserva ou suscita nas pessoas. E chama os ricos de infelizes não por causa da riqueza como tal, mas porque a riqueza pode fazer murchar a Fé, o Amor e o Zelo por Deus, a busca pelo espiritual. A riqueza honesta não é má nem condenável, assim como a pobreza não é garantia de SALVAÇÃO. Mas ambas suscitam atitudes éticas que podem facilitar ou dificultar a procura e o interesse por Deus.
E como todos morrem e vem depois o acerto de contas, a atitude que tomamos hoje fará diferença amanhã. É para isto que Jesus chama a atenção nesta Parábola.
“Aqui é o lugar e Hoje é o tempo para decidir seu destino”
Onde você quer passar a eternidade no céu ou no inferno?
O lugar para você buscar a sua salvação é aqui. O tempo para você se preocupar com o futuro de sua alma é o agora e quem tem que fazer isso por você é tão somente você mesmo!
A Salvação é adquirida na Terra para ser desfrutada no céu. A Parábola do homem rico e do mendigo Lazaro nos ensina que é na Terra que se decide onde passaremos a eternidade. No céu ou no inferno, não existe outro destino.
É interessante notar também que em nenhum momento de sua vida este homem rico preocupou-se em clamar a Deus. Agora, quando não pode mais acontecer a revisão da situação, ele está clamando, mas é tarde demais, porque ele não vive mas na Terra, ele já está sentenciado ao seu destino final e eterno, o destino que ele escolheu aqui na terra, o destino que é fruto de suas decisões e de suas atitudes tomadas enquanto vivo.
Nenhum morto voltará a Terra para alertar algum ser vivo, pois aprouve a Deus dar ao homem apenas uma oportunidade de vida e depois dela vem o acerto de contas. Também aprouve a Deus a Salvação ser adquirida durante esta única vida, e isso através da pregação do Evangelho tarefa esta não realizada pelos anjos e nem tampouco pelos mortos, mas por cada um de nós.
No além não haverá a Pregação do Evangelho,
OUÇA-O ENQUANTO AINDA PODE FAZÊ-LO!
O tempo para se preocupar com a salvação é agora! Cristo usou esta parábola para ensinar uma verdade fundamental: que a oportunidade de Salvação existe enquanto o homem vive neste mundo. “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração”. Hb 3:15
A verdade é que adiamos esta decisão o quanto podemos. Sempre achamos que isso pode ser feito amanhã, mas o amanhã pode não chegar para você. Achamos que primeiro devemos aproveitar a vida... Querido ouvinte não estamos neste mundo para aproveitar a vida, mas para aproveitar as oportunidades. Não estamos neste mundo para juntarmos tesouros perecíveis que podem ser roubados por ladrões, mas estamos aqui para buscarmos o verdadeiro tesouro que é O SENHOR JESUS CRISTO!
HOJE É O TEMPO, AMANHÃ PODE SER TARDE DEMAIS! amém 


Nenhum comentário:

Postar um comentário