sexta-feira, 5 de maio de 2017

Visão Jovem: Mente Cauterizada

Mente Cauterizada
“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...”
Romanos 12:2a
Cauterizar é um verbo transitivo direto. Segundo os dicionários tem o significado de “tornar insensível, indiferente; anestesiar, neutralizar”. A consciência pode se tornar “cauterizada” ou tornada insensível, da mesma forma como a pele de um animal marcado com um ferro em brasa se torna insensível ao estímulo da dor.
Em 1 Timóteo 4:2 (leia todo o capítulo) o apóstolo Paulo menciona “homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada”, enganando e sendo enganados por suas próprias doutrinas e hipocrisias, além da falta de gratidão para com o Deus de Israel. Homens insensíveis, indiferentes, anestesiados, neutralizados! Tudo isso pode ser resumido como uma VIDA NA PRÁTICA DO PECADO. Você tem mantido sua vida com a prática do PECADO? Se sim, você tem uma mente cauterizada (insensível, anestesiado) pela prática contínua do PECADO. Parece já não conseguir largar os malditos vícios, comportamentos, atitudes e pensamentos que te incitam a praticar o mal. O objetivo do “Jovens da Palavra” sempre será falar a VERDADE (Palavra de Deus) como sendo A VERDADE. Por isso, te digo com muito temor: Se sua mente encontra-se cauterizada, SE DESESPERE! Não está tudo bem ou tranquilo. Se DESESPERE, pois você precisa voltar HOJE para Deus. É desesperador estar sem Deus. Você não consegue enxergar isso?
Uma vez cauterizado, como acontece a descauterização?
O cristão deve passar por dois processos básicos e DIÁRIOS para que sua mente seja renovada. Diferentemente dos homens citados em 1 Timóteo 4:2 que se apoiavam em suas próprias vontades e consciência, nós devemos nos apoiar na Palavra de Deus e na Oração. Em 1 Timóteo 4:5 diz: “porque pela Palavra de Deus e pela oração todas as coisas são santificadas”. (grifo meu. Vide v.4)
A Palavra de Deus (A Bíblia) é lâmpada e luz para nossos pés (Salmos 119:105), é a única maneira de o Jovem conservar puro o seu caminho (Salmos 119:9), é a maneira de não pecar contra Deus, escondendo-a em nosso coração (Salmos 119:11).
A Oração caminha junto com a leitura da Palavra de Deus. Através de uma simples oração entendemos o que está escrito em 1 João 1:9 que diz: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Através da Oração e Palavra de Deus entendemos que temos a Mente de Cristo! 1 Coríntios 2:16.
Glórias ao Senhor. A Palavra de Deus e a Oração nos levam a um processo chamado de Santificação. Este processo nos leva a uma não “conformidade com as coisas deste mundo, ocorrendo a Renovação da nossa mente”, como dito em Romanos 12:2. Quem se apoia em suas próprias convicções acabará com a mente cauterizada e longe de Deus. SE DESESPERE! Não viva nenhum dia mais longe do Altíssimo.
Por fim, termino esta mensagem com o trecho de um lindo e velho cântico que diz:
“Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual”.
Fonte: Marcelo Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário